O suicídio altruísta: o sacrifício por amor puro na filosofia de Schopenhauer

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Autor(a) principal: Santos, Alex Nascimento Andrade dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39073
Resumo: O objetivo desta dissertação é analisar a possibilidade de o suicídio altruísta se tratar de um ato virtuoso sob o olhar da filosofia schopenhaueriana. O suicídio é considerado insensato pelo filósofo, que afirma que se trata de uma ação de afirmação da Vontade. Se o ser humano tem a tendência de afirmar a Vontade de maneira egocêntrica e puramente individual, suas atitudes originárias são egoístas. Dado que Schopenhauer considera apenas o suicídio asceta (por inanição), como a única forma de escolher a morte, de fato, com algum valor moral, pois é a própria negação da vontade, a pesquisa tem como objetivo alcançar respostas para algumas indagações, como: seria imoral o caso em que, por um ato de pura compaixão e altruísmo, alguém escolheria morrer em função da sobrevivência de outra pessoa? O filósofo, em Sobre o fundamento da moral, propõe que os atos de compaixão sejam a única fundamentação para uma atitude moral. A compaixão (assim como o ascetismo), é a negação da sua vontade voraz, logo, é essencialmente moral. Poderia ser que, aquele que sacrifica a sua própria vida por outro alguém, esteja agindo compassivamente?
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O filósofo, em Sobre o fundamento da moral, propõe que os atos de compaixão sejam a única fundamentação para uma atitude moral. A compaixão (assim como o ascetismo), é a negação da sua vontade voraz, logo, é essencialmente moral. Poderia ser que, aquele que sacrifica a sua própria vida por outro alguém, esteja agindo compassivamente?The objective of this dissertation is to analyze the possibility of altruistic suicide being a virtuous action from the point of view of Schopenhauerian philosophy. The philosopher considers suicide to be senseless and affirms that it is an action of affirmation of the Will. If the human being has the tendency to affirm the Will in a egocentric and purely individual way, his original attitudes are selfish. In view that Schopenhauer considers only the ascetic suicide (by inanition) as the only way to choose death, indeed, with any moral value, because it is the denial of the Will itself, the research aims to achieve answers to some questions, such as: would it be immoral the case in which, by an act of pure compassion and altruism, someone would choose to die for the survival of another person? The philosopher, in On the basis of morality, proposes that deeds of compassion are the only basis for a moral attitude. Compassion (as well as asceticism), is the negation of one's voracious will, therefore, it is essentially moral. Can it be that one who sacrifices his own life for someone else is acting compassionately?CAPESporUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) UFBABrasilFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)SchopenhauerSuicideEthicsAltruismCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::ETICASchopenhauerSuicídioÉticaAltruísmoO suicídio altruísta: o sacrifício por amor puro na filosofia de SchopenhauerMestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionSalviano, Jarlee Oliveira SilvaSalviano, Jarlee Oliveira SilvaSantana, Kleverton BacelarDebona, Vilmar0000-0002-0591-0842http://lattes.cnpq.br/0544100475854135Santos, Alex Nascimento Andrade dosSCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade e como representação. Tomo I; tradução, apresentação, notas e índices de Jair Barboza. — 2.ed. — São Paulo: Editora UNESP, 2015 ______. O mundo como vontade e como representação. 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