A qualificação como estratégia pedagógica no contexto da reestruturação produtiva: um estudo do trabalho bancário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29782 |
Resumo: | Esta tese apresenta uma análise das transformações ocorridas no contexto da reestruturação produtiva e o quanto elas fornecem evidências para a compreensão do processo de qualificação dos trabalhadores bancários. A hipótese de trabalho que norteia este estudo parte da afirmação de que as novas tecnologias e as novas práticas de gestão na organização do trabalho, inspiradas no modelo japonês, redefinem os conteúdos e a divisão do trabalho bancário, utilizando a qualificação como estratégia pedagógica, posta em prática pelas gerências, adequando-a ao contexto dessas mudanças. A pesquisa baseou-se em dois estudos de caso, em duas instituições bancárias com naturezas jurídicas distintas – pública e privada. Analisou-se como essas instituições vêm utilizando estratégias pedagógicas nas políticas de qualificação para formar um novo trabalhador bancário, adaptado às atuais exigências de competitividade e produtividade do mercado. Para isso, a tese foi estruturada em duas partes. A primeira revisita referenciais teóricos que fazem uma retrospectiva da organização do processo de trabalho, desde o período manufatureiro até os dias de hoje, destacando a introdução do taylorismo e do fordismo e, posteriormente, o modelo japonês e suas práticas educativas transformadoras da qualificação dos trabalhadores. A segunda parte apresenta a análise de documentos e de entrevistas resultando no entendimento de que as políticas de qualificação aplicadas pelos bancos, por meio de estratégias pedagógicas, ao mesmo tempo em que transformam o perfil da qualificação dos trabalhadores, disciplinam a força de trabalho, fazendo surgir a noção de competência, que redefine e sintetiza o novo padrão de organização do trabalho e dá uma singularidade à idéia de qualificação. |
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Alves, Ana Elizabeth SantosAlves, Ana Elizabeth SantosDruck, Maria da GraçaDruck, Maria da GraçaFilgueiras, Luiz Antônio MattosVerhaine, Robert EvanBastos, Antônio Virgílio BittencourtSegnini, Liliana Rolfsen Petrilli2019-06-04T22:18:25Z2019-06-04T22:18:25Z2019-06-042002-09-06Tesehttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29782Esta tese apresenta uma análise das transformações ocorridas no contexto da reestruturação produtiva e o quanto elas fornecem evidências para a compreensão do processo de qualificação dos trabalhadores bancários. A hipótese de trabalho que norteia este estudo parte da afirmação de que as novas tecnologias e as novas práticas de gestão na organização do trabalho, inspiradas no modelo japonês, redefinem os conteúdos e a divisão do trabalho bancário, utilizando a qualificação como estratégia pedagógica, posta em prática pelas gerências, adequando-a ao contexto dessas mudanças. A pesquisa baseou-se em dois estudos de caso, em duas instituições bancárias com naturezas jurídicas distintas – pública e privada. Analisou-se como essas instituições vêm utilizando estratégias pedagógicas nas políticas de qualificação para formar um novo trabalhador bancário, adaptado às atuais exigências de competitividade e produtividade do mercado. Para isso, a tese foi estruturada em duas partes. A primeira revisita referenciais teóricos que fazem uma retrospectiva da organização do processo de trabalho, desde o período manufatureiro até os dias de hoje, destacando a introdução do taylorismo e do fordismo e, posteriormente, o modelo japonês e suas práticas educativas transformadoras da qualificação dos trabalhadores. A segunda parte apresenta a análise de documentos e de entrevistas resultando no entendimento de que as políticas de qualificação aplicadas pelos bancos, por meio de estratégias pedagógicas, ao mesmo tempo em que transformam o perfil da qualificação dos trabalhadores, disciplinam a força de trabalho, fazendo surgir a noção de competência, que redefine e sintetiza o novo padrão de organização do trabalho e dá uma singularidade à idéia de qualificação.ABSTRACT: This thesis presents an analysis on the changes that took place in the current context of the productive restructuring and on the amount of evidence that they provide to the understanding of the process of the qualification of bank employees. The central hypothesis that leads this work is based on the statement according to which new technologies and new practices of management in the labor organization, inspired in the Japanese model, redefine the contents and division of bank labor, by using qualification as a pedagogical strategy put into practice by administration. This research was based on two case studies, on two bank institutions from distinct juridical orders – public and private. An analysis was done on how such institutions have taken pedagogical strategies, within the qualification policy, to make up a new bank employee, fit to the new demands for the market competitiveness and productivity. Thus, this thesis has been structured into two parts. The first part revisits theoretical references that look back on the organization of the process of labor, since the manufacture period up to modern times, featuring the introduction of taylorism and fordism and later, the Japanese model and its educational practices to change the qualification of workers. The second one presents the analysis of documents and interviews, which ends up giving a clear understanding of the qualification policies, performed by banks, through pedagogical strategies, while they change the profile of the qualification of workers, discipline the labor power, begetting the notion of competence, which redefines and synthesizes the new labor organization pattern and gives some singularity to the idea of qualification.Submitted by PPGE PPGE (pgedu@ufba.br) on 2019-06-04T17:30:46Z No. of bitstreams: 1 Tese Ana Elizabeth.pdf: 2029798 bytes, checksum: 767968cffe0b1ee4343f4117a92eca74 (MD5)Approved for entry into archive by Eleonora Guimaraes (esilva@ufba.br) on 2019-06-04T22:18:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese Ana Elizabeth.pdf: 2029798 bytes, checksum: 767968cffe0b1ee4343f4117a92eca74 (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-04T22:18:25Z (GMT). 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