Sons, torés e toantes da corrida do imbu: afirmação e reafirmação do ser indígena Pankararu
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34900 |
Resumo: | Nós, povos originários, lutamos diariamente para podermos existir dentro de nossas especificidades e particularidades. Vivemos em constantes ataques aos nossos territórios, culturas, corpos e direitos originários, isto desde o início da invasão no ano de 1500. Nesse sentido, a presente dissertação surge como um ato político, de resistência, de luta de um movimento militante indígena, evidenciando minha condição étnica enquanto indígena Pankararu. A corrida do imbu é o principal ritual do povo Pankararu, que acontece anualmente com a chegada da safra do fruto imbu e tem a duração de, aproximadamente, três meses desde seu início quando são flechados os primeiros imbus da safra. Trata-se de uma festa de celebração à vida, de respeito a todos os seres vivos e encantados que habitam esse planeta. Nosso território tradicional está localizado no alto sertão pernambucano, entre os municípios de Jatobá, Petrolândia e Tacaratu, com uma área de 14.294 hectares e uma população de 8.184 pessoas (Siasi/Sesai, 2014). Esta pesquisa, realizada nas aldeias Saco dos Barros, Brejo dos Padres e Serrinha (lugares onde acontece o ritual), teve como objetivo identificar/apresentar como o ritual da corrida do imbu aparece nos processos de afirmação da identidade Pankararu, de reafirmação e fortalecimento do ser e de ser indígena Pankararu. A partir de uma abordagem etnomusicológica e de uma perspectiva indígena, proponho reflexões sobre questões/temas tais como espiritualidade, educação, identidade, território, cultura, política e histórias, evidenciando alguns aspectos do fazer musical ritualístico presente no ritual Pankararu. |
id |
UFBA-2_f3029179b297c0c52d0420daa9b612d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/34900 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
2022-03-18T15:46:13Z20222022-03-18T15:46:13Z2020-10-05https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34900Nós, povos originários, lutamos diariamente para podermos existir dentro de nossas especificidades e particularidades. Vivemos em constantes ataques aos nossos territórios, culturas, corpos e direitos originários, isto desde o início da invasão no ano de 1500. Nesse sentido, a presente dissertação surge como um ato político, de resistência, de luta de um movimento militante indígena, evidenciando minha condição étnica enquanto indígena Pankararu. A corrida do imbu é o principal ritual do povo Pankararu, que acontece anualmente com a chegada da safra do fruto imbu e tem a duração de, aproximadamente, três meses desde seu início quando são flechados os primeiros imbus da safra. Trata-se de uma festa de celebração à vida, de respeito a todos os seres vivos e encantados que habitam esse planeta. Nosso território tradicional está localizado no alto sertão pernambucano, entre os municípios de Jatobá, Petrolândia e Tacaratu, com uma área de 14.294 hectares e uma população de 8.184 pessoas (Siasi/Sesai, 2014). Esta pesquisa, realizada nas aldeias Saco dos Barros, Brejo dos Padres e Serrinha (lugares onde acontece o ritual), teve como objetivo identificar/apresentar como o ritual da corrida do imbu aparece nos processos de afirmação da identidade Pankararu, de reafirmação e fortalecimento do ser e de ser indígena Pankararu. A partir de uma abordagem etnomusicológica e de uma perspectiva indígena, proponho reflexões sobre questões/temas tais como espiritualidade, educação, identidade, território, cultura, política e histórias, evidenciando alguns aspectos do fazer musical ritualístico presente no ritual Pankararu.We, the native peoples, fight daily to be able to exist within our specificities and particularities. We live in constant attacks on our territories, cultures, bodies and original rights, since the beginning of the invasion in the year 1500. In this sense, the present dissertation appears as a political act of resistance, of struggle, of an indigenous militant movement, evidencing my ethnic condition as an indigenous Pankararu. The imbu race is the main ritual of the Pankararu people, which happens annually with the arrival of the imbu fruit crop, and lasts approximately three months from its beginning when the first imbus of the crop is closed. It is a celebration of life, of respect to all the living and enchanted beings that inhabit this planet. Our traditional territory is located in the high Pernambuco hinterland between the municipalities of Jatobá, Petrolândia and Tacaratu, an area of 14,294 hectares with a population of 8,184 people (Siasi/Sesai, 2014). This research, carried out in the villages Saco dos Barros, Brejo dos Padres and Serrinha, (places where the ritual takes place) aimed to identify/present how the ritual of the imbu race appears in the processes of affirming the Pankararu identity, reaffirmation and strengthening of being and being indigenous Pankararu. From an ethnomusicological approach and an indigenous perspective, I propose reflections on issues/topics such as spirituality, education, identity, territory, culture, politics and stories, highlighting some aspects of ritualistic musical making present in the Pankararu ritual.Submitted by Andeson Santos (andeson.cleomar@ufba.br) on 2022-03-17T19:31:02Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO- ANDESON FINAL rev Comissao 5 dez 2021.pdf: 6210025 bytes, checksum: eceaf83695a5f7a9618b838a137000fd (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca de Musica (bibmus@ufba.br) on 2022-03-18T15:46:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO- ANDESON FINAL rev Comissao 5 dez 2021.pdf: 6210025 bytes, checksum: eceaf83695a5f7a9618b838a137000fd (MD5)Made available in DSpace on 2022-03-18T15:46:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO- ANDESON FINAL rev Comissao 5 dez 2021.pdf: 6210025 bytes, checksum: eceaf83695a5f7a9618b838a137000fd (MD5) Previous issue date: 2020-10-05CNPqporUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)UFBABrasilEscola de MúsicaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIACosmologia PankararuCorrida do ImbuEtnomusicologiaSonoro-Musical IndígenaPovos Originários do NordesteSons, torés e toantes da corrida do imbu: afirmação e reafirmação do ser indígena PankararuSounds, torés and- toantes of the imbu race: affirmation and reaffirmation of the Pankararu indigenous being.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLuhning, Angela Elisabethhttp://lattes.cnpq.br/0685512552006492Carvalho, Maria Rosário Gonçalves dehttp://lattes.cnpq.br/1298757533709756Almeida, Cristiane Maria Galdino dehttp://lattes.cnpq.br/7567236180576595Luhning, Angela Elisabethhttp://lattes.cnpq.br/068551255200649210790642492http://lattes.cnpq.br/9076871121780067Santos, Andeson Cleomar dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDISSERTACAO- ANDESON FINAL rev Comissao 5 dez 2021.pdfDISSERTACAO- ANDESON FINAL rev Comissao 5 dez 2021.pdfDissertação Andeson C. Santosapplication/pdf6210025https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34900/1/DISSERTACAO-%20ANDESON%20FINAL%20rev%20Comissao%205%20dez%202021.pdfeceaf83695a5f7a9618b838a137000fdMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1881https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34900/2/license.txt5cfde62e35c4ab1756d453f91b5475e5MD52TEXTDISSERTACAO- ANDESON FINAL rev Comissao 5 dez 2021.pdf.txtDISSERTACAO- ANDESON FINAL rev Comissao 5 dez 2021.pdf.txtExtracted texttext/plain442771https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34900/3/DISSERTACAO-%20ANDESON%20FINAL%20rev%20Comissao%205%20dez%202021.pdf.txt8281df5763327322af95862ecf0c48bdMD53ri/349002022-03-19 06:22:43.422oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-19T09:22:43Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sons, torés e toantes da corrida do imbu: afirmação e reafirmação do ser indígena Pankararu |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Sounds, torés and- toantes of the imbu race: affirmation and reaffirmation of the Pankararu indigenous being. |
title |
Sons, torés e toantes da corrida do imbu: afirmação e reafirmação do ser indígena Pankararu |
spellingShingle |
Sons, torés e toantes da corrida do imbu: afirmação e reafirmação do ser indígena Pankararu Santos, Andeson Cleomar dos CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA Cosmologia Pankararu Corrida do Imbu Etnomusicologia Sonoro-Musical Indígena Povos Originários do Nordeste |
title_short |
Sons, torés e toantes da corrida do imbu: afirmação e reafirmação do ser indígena Pankararu |
title_full |
Sons, torés e toantes da corrida do imbu: afirmação e reafirmação do ser indígena Pankararu |
title_fullStr |
Sons, torés e toantes da corrida do imbu: afirmação e reafirmação do ser indígena Pankararu |
title_full_unstemmed |
Sons, torés e toantes da corrida do imbu: afirmação e reafirmação do ser indígena Pankararu |
title_sort |
Sons, torés e toantes da corrida do imbu: afirmação e reafirmação do ser indígena Pankararu |
author |
Santos, Andeson Cleomar dos |
author_facet |
Santos, Andeson Cleomar dos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Luhning, Angela Elisabeth |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0685512552006492 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Carvalho, Maria Rosário Gonçalves de |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1298757533709756 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Almeida, Cristiane Maria Galdino de |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7567236180576595 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Luhning, Angela Elisabeth |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0685512552006492 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
10790642492 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9076871121780067 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Andeson Cleomar dos |
contributor_str_mv |
Luhning, Angela Elisabeth Carvalho, Maria Rosário Gonçalves de Almeida, Cristiane Maria Galdino de Luhning, Angela Elisabeth |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA Cosmologia Pankararu Corrida do Imbu Etnomusicologia Sonoro-Musical Indígena Povos Originários do Nordeste |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cosmologia Pankararu Corrida do Imbu Etnomusicologia Sonoro-Musical Indígena Povos Originários do Nordeste |
description |
Nós, povos originários, lutamos diariamente para podermos existir dentro de nossas especificidades e particularidades. Vivemos em constantes ataques aos nossos territórios, culturas, corpos e direitos originários, isto desde o início da invasão no ano de 1500. Nesse sentido, a presente dissertação surge como um ato político, de resistência, de luta de um movimento militante indígena, evidenciando minha condição étnica enquanto indígena Pankararu. A corrida do imbu é o principal ritual do povo Pankararu, que acontece anualmente com a chegada da safra do fruto imbu e tem a duração de, aproximadamente, três meses desde seu início quando são flechados os primeiros imbus da safra. Trata-se de uma festa de celebração à vida, de respeito a todos os seres vivos e encantados que habitam esse planeta. Nosso território tradicional está localizado no alto sertão pernambucano, entre os municípios de Jatobá, Petrolândia e Tacaratu, com uma área de 14.294 hectares e uma população de 8.184 pessoas (Siasi/Sesai, 2014). Esta pesquisa, realizada nas aldeias Saco dos Barros, Brejo dos Padres e Serrinha (lugares onde acontece o ritual), teve como objetivo identificar/apresentar como o ritual da corrida do imbu aparece nos processos de afirmação da identidade Pankararu, de reafirmação e fortalecimento do ser e de ser indígena Pankararu. A partir de uma abordagem etnomusicológica e de uma perspectiva indígena, proponho reflexões sobre questões/temas tais como espiritualidade, educação, identidade, território, cultura, política e histórias, evidenciando alguns aspectos do fazer musical ritualístico presente no ritual Pankararu. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-10-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-18T15:46:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022 2022-03-18T15:46:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34900 |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34900 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Música |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34900/1/DISSERTACAO-%20ANDESON%20FINAL%20rev%20Comissao%205%20dez%202021.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34900/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34900/3/DISSERTACAO-%20ANDESON%20FINAL%20rev%20Comissao%205%20dez%202021.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
eceaf83695a5f7a9618b838a137000fd 5cfde62e35c4ab1756d453f91b5475e5 8281df5763327322af95862ecf0c48bd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459639973478400 |