O cinema e a história na obra de Luchino Visconti: uma análise de Senso, O Leopardo e O Inocente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Carolina Guimaraes
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31219
Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar e compreender que tipo de leitura sobre a História é suscitada pelas das obras Senso (1954), O Leopardo (1963) e O Inocente (1976), dirigidas pelo cineasta italiano Luchino Visconti. Partindo da necessidade de investigar quais são as relações possíveis entre Cinema e História, foram consideradas as ideias do historiador francês Marc Ferro, pioneiro no estudo acadêmico da relação Cinema-História. Ferro acreditava que todo filme era capaz de expressar características da sociedade que o produziu, servindo assim como objeto útil para os historiadores. A partir das ideias de Ferro e de demais autores, como Pierre Sorlin, considera-se que o filme expressa um discurso sobre a História. Como forma de melhor compreender as obras analisadas foi apresentado, em linhas gerais, o universo temático e estilístico de Luchino Visconti, caracterizado pela abordagem de temas como a decadência e a morte e pela minuciosa reconstituição de época. A metodologia de análise fílmica utilizada foi a Poética do Cinema, pois sua principal premissa é considerar o filme como um conjunto de estratégias construídas para suscitar determinados efeitos no apreciador. A Poética permite, então, compreender o modo como o discurso dos filmes analisados foi construído. Dessa forma, o trabalho procurou unir a análise interna às teorias dos estudos de Cinema e História.
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Como forma de melhor compreender as obras analisadas foi apresentado, em linhas gerais, o universo temático e estilístico de Luchino Visconti, caracterizado pela abordagem de temas como a decadência e a morte e pela minuciosa reconstituição de época. A metodologia de análise fílmica utilizada foi a Poética do Cinema, pois sua principal premissa é considerar o filme como um conjunto de estratégias construídas para suscitar determinados efeitos no apreciador. A Poética permite, então, compreender o modo como o discurso dos filmes analisados foi construído. 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