O cinema e a história na obra de Luchino Visconti: uma análise de Senso, O Leopardo e O Inocente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31219 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo identificar e compreender que tipo de leitura sobre a História é suscitada pelas das obras Senso (1954), O Leopardo (1963) e O Inocente (1976), dirigidas pelo cineasta italiano Luchino Visconti. Partindo da necessidade de investigar quais são as relações possíveis entre Cinema e História, foram consideradas as ideias do historiador francês Marc Ferro, pioneiro no estudo acadêmico da relação Cinema-História. Ferro acreditava que todo filme era capaz de expressar características da sociedade que o produziu, servindo assim como objeto útil para os historiadores. A partir das ideias de Ferro e de demais autores, como Pierre Sorlin, considera-se que o filme expressa um discurso sobre a História. Como forma de melhor compreender as obras analisadas foi apresentado, em linhas gerais, o universo temático e estilístico de Luchino Visconti, caracterizado pela abordagem de temas como a decadência e a morte e pela minuciosa reconstituição de época. A metodologia de análise fílmica utilizada foi a Poética do Cinema, pois sua principal premissa é considerar o filme como um conjunto de estratégias construídas para suscitar determinados efeitos no apreciador. A Poética permite, então, compreender o modo como o discurso dos filmes analisados foi construído. Dessa forma, o trabalho procurou unir a análise interna às teorias dos estudos de Cinema e História. |
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Como forma de melhor compreender as obras analisadas foi apresentado, em linhas gerais, o universo temático e estilístico de Luchino Visconti, caracterizado pela abordagem de temas como a decadência e a morte e pela minuciosa reconstituição de época. A metodologia de análise fílmica utilizada foi a Poética do Cinema, pois sua principal premissa é considerar o filme como um conjunto de estratégias construídas para suscitar determinados efeitos no apreciador. A Poética permite, então, compreender o modo como o discurso dos filmes analisados foi construído. Dessa forma, o trabalho procurou unir a análise interna às teorias dos estudos de Cinema e História.Submitted by Catalogador FACOM (ncefacom@ufba.br) on 2019-12-03T13:38:41Z No. of bitstreams: 1 TCC - Versão Final.pdf: 3609105 bytes, checksum: 4f372a3f237c4fde784c3b46549586a0 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-12-20T15:42:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - Versão Final.pdf: 3609105 bytes, checksum: 4f372a3f237c4fde784c3b46549586a0 (MD5)Made available in DSpace on 2019-12-20T15:42:24Z (GMT). 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Este trabalho tem como objetivo identificar e compreender que tipo de leitura sobre a História é suscitada pelas das obras Senso (1954), O Leopardo (1963) e O Inocente (1976), dirigidas pelo cineasta italiano Luchino Visconti. Partindo da necessidade de investigar quais são as relações possíveis entre Cinema e História, foram consideradas as ideias do historiador francês Marc Ferro, pioneiro no estudo acadêmico da relação Cinema-História. Ferro acreditava que todo filme era capaz de expressar características da sociedade que o produziu, servindo assim como objeto útil para os historiadores. A partir das ideias de Ferro e de demais autores, como Pierre Sorlin, considera-se que o filme expressa um discurso sobre a História. Como forma de melhor compreender as obras analisadas foi apresentado, em linhas gerais, o universo temático e estilístico de Luchino Visconti, caracterizado pela abordagem de temas como a decadência e a morte e pela minuciosa reconstituição de época. A metodologia de análise fílmica utilizada foi a Poética do Cinema, pois sua principal premissa é considerar o filme como um conjunto de estratégias construídas para suscitar determinados efeitos no apreciador. A Poética permite, então, compreender o modo como o discurso dos filmes analisados foi construído. Dessa forma, o trabalho procurou unir a análise interna às teorias dos estudos de Cinema e História. |
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