Como fazer a dança própria?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Busaid, Ana Milena Navarro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6793
Resumo: Este texto tem o fim de esboçar os temas abordados por André Lepecki na introdução do livro: “Agotar la danza: Performance y Politica del movimento” e, ao mesmo tempo, fazer cruzamentos com ideias que desenvolvo em minha pesquisa sobre processos de criação em dança. Analisarei temas relevantes para minha pesquisa, como a ontologia do movimento na dança e sua hegemonia, e os processos de subjetivação do sujeito no fazer artístico. O objetivo é apontar para a construção de uma dança própria, que elimine as ideias preconcebidas da modernidade e se arrisque a se reinventar como proposta artística experimental, sob parâmetros abertos, que incluam a utilização de imagens, objetos, ações e movimentos articulados pela improvisação como modo de operar para a criação. Para explorar este processo de criação em dança, proponho primeiro fazer um estudo teórico-prático, baseado em três eixos: esvaziar o corpo, afastar a ideia do “Eu”, e a criação da própria dança. Estes temas estão focados na ideia de transformar o corpo, extraindo-o da sua forma conhecida, o que dará acesso a experiências corporais, na procura dessa dança própria.
id UFBA-2_f3ccea9d856edb3d623558b687b55ae8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/6793
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Busaid, Ana Milena NavarroBusaid, Ana Milena Navarro2012-09-25T20:12:23Z2012-09-25T20:12:23Z20122175-8131http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6793v.15, n.18Este texto tem o fim de esboçar os temas abordados por André Lepecki na introdução do livro: “Agotar la danza: Performance y Politica del movimento” e, ao mesmo tempo, fazer cruzamentos com ideias que desenvolvo em minha pesquisa sobre processos de criação em dança. Analisarei temas relevantes para minha pesquisa, como a ontologia do movimento na dança e sua hegemonia, e os processos de subjetivação do sujeito no fazer artístico. O objetivo é apontar para a construção de uma dança própria, que elimine as ideias preconcebidas da modernidade e se arrisque a se reinventar como proposta artística experimental, sob parâmetros abertos, que incluam a utilização de imagens, objetos, ações e movimentos articulados pela improvisação como modo de operar para a criação. Para explorar este processo de criação em dança, proponho primeiro fazer um estudo teórico-prático, baseado em três eixos: esvaziar o corpo, afastar a ideia do “Eu”, e a criação da própria dança. Estes temas estão focados na ideia de transformar o corpo, extraindo-o da sua forma conhecida, o que dará acesso a experiências corporais, na procura dessa dança própria.Submitted by Santiago Fabio (fabio.ssantiago@hotmail.com) on 2012-09-25T20:12:23Z No. of bitstreams: 1 88.pdf: 277315 bytes, checksum: 29be6988991b9425ccddaeba350c5eb3 (MD5)Made available in DSpace on 2012-09-25T20:12:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 88.pdf: 277315 bytes, checksum: 29be6988991b9425ccddaeba350c5eb3 (MD5) Previous issue date: 2012SalvadorRepertório : Teatro e Dançahttp://www.portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/6412/4434reponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBADança própriaImprovisaçãoAndré LepeckiOntologiaMovimentoDance of ourownImprovisationOntologyMovementComo fazer a dança própria?Repertório: Teatro e dançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL88.pdf88.pdfapplication/pdf277315https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/6793/1/88.pdf29be6988991b9425ccddaeba350c5eb3MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1762https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/6793/2/license.txt1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9MD52TEXT88.pdf.txt88.pdf.txtExtracted texttext/plain26713https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/6793/3/88.pdf.txt9b24f1690dfba21c74f65eae2e9c59b1MD53ri/67932023-11-14 08:40:57.656oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-11-14T11:40:57Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Como fazer a dança própria?
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Repertório: Teatro e dança
title Como fazer a dança própria?
spellingShingle Como fazer a dança própria?
Busaid, Ana Milena Navarro
Dança própria
Improvisação
André Lepecki
Ontologia
Movimento
Dance of ourown
Improvisation
Ontology
Movement
title_short Como fazer a dança própria?
title_full Como fazer a dança própria?
title_fullStr Como fazer a dança própria?
title_full_unstemmed Como fazer a dança própria?
title_sort Como fazer a dança própria?
author Busaid, Ana Milena Navarro
author_facet Busaid, Ana Milena Navarro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Busaid, Ana Milena Navarro
Busaid, Ana Milena Navarro
dc.subject.por.fl_str_mv Dança própria
Improvisação
André Lepecki
Ontologia
Movimento
Dance of ourown
Improvisation
Ontology
Movement
topic Dança própria
Improvisação
André Lepecki
Ontologia
Movimento
Dance of ourown
Improvisation
Ontology
Movement
description Este texto tem o fim de esboçar os temas abordados por André Lepecki na introdução do livro: “Agotar la danza: Performance y Politica del movimento” e, ao mesmo tempo, fazer cruzamentos com ideias que desenvolvo em minha pesquisa sobre processos de criação em dança. Analisarei temas relevantes para minha pesquisa, como a ontologia do movimento na dança e sua hegemonia, e os processos de subjetivação do sujeito no fazer artístico. O objetivo é apontar para a construção de uma dança própria, que elimine as ideias preconcebidas da modernidade e se arrisque a se reinventar como proposta artística experimental, sob parâmetros abertos, que incluam a utilização de imagens, objetos, ações e movimentos articulados pela improvisação como modo de operar para a criação. Para explorar este processo de criação em dança, proponho primeiro fazer um estudo teórico-prático, baseado em três eixos: esvaziar o corpo, afastar a ideia do “Eu”, e a criação da própria dança. Estes temas estão focados na ideia de transformar o corpo, extraindo-o da sua forma conhecida, o que dará acesso a experiências corporais, na procura dessa dança própria.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-09-25T20:12:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-09-25T20:12:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6793
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2175-8131
dc.identifier.number.pt_BR.fl_str_mv v.15, n.18
identifier_str_mv 2175-8131
v.15, n.18
url http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Repertório : Teatro e Dança
publisher.none.fl_str_mv Repertório : Teatro e Dança
dc.source.pt_BR.fl_str_mv http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/6412/4434
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/6793/1/88.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/6793/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/6793/3/88.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 29be6988991b9425ccddaeba350c5eb3
1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9
9b24f1690dfba21c74f65eae2e9c59b1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459406673707008