A contribuição dos fragmentos plásticos na composição do lixo marinho nas praias de Salvador – BA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Thiago de Souza
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27786
Resumo: O lixo marinho é definido como todo resíduo sólido que de alguma forma foi introduzido no ambiente marinho, de origem exclusivamente antrópica, podendo ser oriunda de fontes terrígenas (drenagens urbanas e usuários de praia) ou fontes marinhas (embarcações e plataformas). Estudos constataram que o plástico é a categoria de maior frequência, em termos de quantidade e composição, das amostras de lixo marinho, representando mais de 80%. Vale ressaltar que a resistência à degradação acaba por aumentar o tempo de residência desse material no ambiente marinho, colocando-o como um dos principais poluentes. Porém, apesar da sua resistência, o plástico vem sofrendo degradação devido à exposição prolongada no ambiente marinho, favorecendo assim a sua fragmentação. Por este motivo, este trabalho teve como objetivo avaliar a contribuição do fragmento plástico como um importante componente do lixo marinho nas praias de Salvador. O estudo foi dividido em dois períodos: seco (verão) e chuvoso (inverno), realizado em 24 pontos, sendo 22 praias situadas na orla oceânica e os outros 2 pontos, localizados na parte interna da BTS. O inverno apresentou um número maior de itens coletados em comparação ao verão. Como era esperado, o plástico foi o item de maior representação numérica, nas duas campanhas, corroborando assim com os dados de trabalhos anteriores. Dentre os 25 tipos de itens plásticos identificados, os fragmentos ganham destaque, sendo maioria em todos os pontos nas duas estações. A análise estatística constatou a inexistência de diferença significativa entre os períodos seco e chuvoso para a abundância de plástico. Porém, com relação aos fragmentos plásticos, essa diferença mostrou-se expressiva, tendo o inverno como o período de maior concentração de fragmentos, devido provavelmente a sua capacidade de transporte por parte dos altos índices pluviométricos. As informações aqui obtidas revelam a necessidade da elaboração de um plano de manejo que busque a redução do descarte inadequado desse poluente no ambiente marinho.
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Porém, apesar da sua resistência, o plástico vem sofrendo degradação devido à exposição prolongada no ambiente marinho, favorecendo assim a sua fragmentação. Por este motivo, este trabalho teve como objetivo avaliar a contribuição do fragmento plástico como um importante componente do lixo marinho nas praias de Salvador. O estudo foi dividido em dois períodos: seco (verão) e chuvoso (inverno), realizado em 24 pontos, sendo 22 praias situadas na orla oceânica e os outros 2 pontos, localizados na parte interna da BTS. O inverno apresentou um número maior de itens coletados em comparação ao verão. Como era esperado, o plástico foi o item de maior representação numérica, nas duas campanhas, corroborando assim com os dados de trabalhos anteriores. Dentre os 25 tipos de itens plásticos identificados, os fragmentos ganham destaque, sendo maioria em todos os pontos nas duas estações. A análise estatística constatou a inexistência de diferença significativa entre os períodos seco e chuvoso para a abundância de plástico. Porém, com relação aos fragmentos plásticos, essa diferença mostrou-se expressiva, tendo o inverno como o período de maior concentração de fragmentos, devido provavelmente a sua capacidade de transporte por parte dos altos índices pluviométricos. As informações aqui obtidas revelam a necessidade da elaboração de um plano de manejo que busque a redução do descarte inadequado desse poluente no ambiente marinho.Marine debris is defined as any solid residue that was somehow introduced into the marine environment exclusively anthropogenic, can be derived from terrigenous sources (urban drainage and beach users) or marine sources (vessels and platforms). Studies have found that plastic is the category most often in terms of quantity and composition of marine litter samples, representing more than 80%. Note that resistance to degradation ultimately increases the residence time of the material in the marine environment, placing it as one of the main pollutants. But despite their resistance, the plastic has suffered degradation due to prolonged exposure to the marine environment, thus allowing their fragmentation. Therefore, this study aimed to evaluate the contribution of plastic fragment as an important component of marine debris on beaches of Salvador. The study was divided into two periods: dry (summer) and wet (winter), held on 24 points, with 22 beaches located in ocean margin and the other 2 points, located inside the BTS. The winter had a greater number of items collected compared to summer. As expected, the plastic was the item of greater numerical representation in the two surveys, corroborating data from previous work. Among the 25 identified types of plastic items, the fragments are highlighted, with most at all points in two seasons. Statistical analysis found that there was no significant difference between the dry and rainy periods for plenty of plastic. However, in relation to plastic fragments, this difference was significant, and the winter as the period of greatest concentration of fragments, probably due to its transport capacity by heavy rainfall. Information obtained here reveal the need to prepare a management plan that seeks to reduce the inappropriate disposal of this pollutant in the marine environment.Submitted by Pablo Santos (pablosantos@ufba.br) on 2018-10-08T12:03:43Z No. of bitstreams: 1 Monografia_Thiago_ Brito.pdf: 2063090 bytes, checksum: ae2a3bc62d45eb39acedd1dbe12b6d12 (MD5)Approved for entry into archive by NUBIA OLIVEIRA (nubia.marilia@ufba.br) on 2018-10-23T22:46:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Monografia_Thiago_ Brito.pdf: 2063090 bytes, checksum: ae2a3bc62d45eb39acedd1dbe12b6d12 (MD5)Made available in DSpace on 2018-10-23T22:46:07Z (GMT). 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