Educação Permanente para a atenção pré-natal: percepção das enfermeiras no contexto da Estratégia Saúde da Família em um município da Bahia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sant’ana, Elânia Sirley de Oliveira Moraes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38158
Resumo: Objetivo: Analisar a percepção de enfermeiras da Estratégia Saúde da Família em relação às ações de Educação Permanente para a atenção pré-natal desenvolvidas no município de Itaberaba/Bahia. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva, exploratória, com abordagem qualitativa. Foram convidados a participar deste estudo as/os 17 enfermeiras da Estratégia de Saúde da Família de Itaberaba que participaram das atividades de educação permanente em saúde com vistas a qualificação da atenção ao Pré-Natal, desenvolvidas nos anos de 2018 e 2019, dos quais 16 aceitaram o convite. As estratégias para coleta de dados foram utilizadas: a análise documental, questionário através do Google Forms e a realização de grupo focal. Foram respeitados os aspectos éticos, conforme as recomendações constantes na Resolução Nº 466 do Conselho Nacional de Saúde. Os dados coletados foram organizados com base na análise de conteúdo. Resultados: Com análise de dados emergiram as seguintes etapas: Caracterização dos sujeitos da pesquisa; Ações de educação permanente para a atenção pré-natal desenvolvidas junto às enfermeiras das equipes de saúde da família no período de 2018 a 2019; Concepção de educação permanente em saúde; Influência da EPS na prática profissional; Educação permanente em saúde e melhoria da atenção pré-natal. Considerações finais: Cabe destaque a importância de refletir sobre o trabalho da enfermeira, já que essa categoria representa a maior força de trabalho na área da saúde em nosso país nos últimos anos. Assim como, a experiência desse trabalho, mostrou-se com potencial de multiplicação para outros municípios, como forma de reverter os graves problemas na saúde das gestantes e recém nascidos em virtude de uma assistência materno infantil de baixa qualidade.
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Os dados coletados foram organizados com base na análise de conteúdo. Resultados: Com análise de dados emergiram as seguintes etapas: Caracterização dos sujeitos da pesquisa; Ações de educação permanente para a atenção pré-natal desenvolvidas junto às enfermeiras das equipes de saúde da família no período de 2018 a 2019; Concepção de educação permanente em saúde; Influência da EPS na prática profissional; Educação permanente em saúde e melhoria da atenção pré-natal. Considerações finais: Cabe destaque a importância de refletir sobre o trabalho da enfermeira, já que essa categoria representa a maior força de trabalho na área da saúde em nosso país nos últimos anos. Assim como, a experiência desse trabalho, mostrou-se com potencial de multiplicação para outros municípios, como forma de reverter os graves problemas na saúde das gestantes e recém nascidos em virtude de uma assistência materno infantil de baixa qualidade.Objective: To analyze the perception of nurses from the Family Health Strategy in relation to Continuing Education actions for prenatal care developed in the city of Itaberaba/Bahia. Methodology: This is a descriptive, exploratory research with a qualitative approach. The 17 nurses from the Itaberaba Family Health Strategy who participated in permanent health education activities with a view to qualifying prenatal care, developed in 2018 and 2019, were invited to participate in this study. of which 16 accepted the invitation. Strategies for data collection were used: document analysis, questionnaire using Google Forms and conducting a focus group. Ethical aspects were respected, in accordance with the recommendations contained in Resolution No. 466 of the National Health Council. The collected data were organized based on content analysis. Results: With data analysis, the following steps emerged: Characterization of the research subjects; Permanent education actions for prenatal care developed with nurses and nurses of the family health teams in the period 2018 to 2019; Conception of permanent health education; Influence of EPS in professional practice; Permanent health education and improvement of prenatal care. Final considerations: The importance of reflecting on the work of nurses is noteworthy, as this category represents the largest workforce in the health area in our country in recent years. As well as the experience of this work, it showed potential for multiplication in other municipalities, as a way to reverse the serious health problems of pregnant women and newborns due to low quality maternal and child care.Submitted by Maria Creuza Silva (mariakreuza@yahoo.com.br) on 2023-10-20T11:15:36Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Dissertação-ELÂNIA SIRLEY DE OLIVEIRA MORAES SANTANA-2021.pdf: 1234857 bytes, checksum: b8990b579fe86710d79c23ade8ea312a (MD5)Approved for entry into archive by Maria Creuza Silva (mariakreuza@yahoo.com.br) on 2023-10-21T17:30:21Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação-ELÂNIA SIRLEY DE OLIVEIRA MORAES SANTANA-2021.pdf: 1234857 bytes, checksum: b8990b579fe86710d79c23ade8ea312a (MD5) license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5)Made available in DSpace on 2023-10-21T17:30:21Z (GMT). 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