A institucionalização do ensino à distância no Brasil: o caso da graduação em administração na UFRN
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25441 |
Resumo: | O Ensino a Distancia (EaD) tem no projeto do Curso Piloto de Administração uma importante iniciativa para sua difusão no país. Esse projeto se configura em um consórcio de 25 Instituições de Ensino Superior (IES), apoiado pelo MEC, pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) e pelo Banco do Brasil (BB). Este trabalho procura compreender o processo de institucionalização deste na UFRN, identificando as principais ações isomórficas com vistas à sua legitimação. Adotouse a pesquisa qualitativa, ainda que tenham sido adicionadas técnicas estatísticas como survey, Anova de N fatores e o teste de Tuckey. A pesquisa apontou que as IES que atuam com EaD ainda não constituem um campo organizacional e a criação, bem como o estabelecimento do Curso no contexto da UFRN foram advindos de pressões isomórficas externas, porém apenas as variáveis internas influenciam positivamente à institucionalização do Curso. |
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Novais, Sueli Menelau deFernandes, Antônio Sérgio Araújo2018-03-06T19:37:56Z2018-03-06T19:37:56Z20111516-3865http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25441v. 13, n. 29, p. 173-201O Ensino a Distancia (EaD) tem no projeto do Curso Piloto de Administração uma importante iniciativa para sua difusão no país. Esse projeto se configura em um consórcio de 25 Instituições de Ensino Superior (IES), apoiado pelo MEC, pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) e pelo Banco do Brasil (BB). Este trabalho procura compreender o processo de institucionalização deste na UFRN, identificando as principais ações isomórficas com vistas à sua legitimação. Adotouse a pesquisa qualitativa, ainda que tenham sido adicionadas técnicas estatísticas como survey, Anova de N fatores e o teste de Tuckey. A pesquisa apontou que as IES que atuam com EaD ainda não constituem um campo organizacional e a criação, bem como o estabelecimento do Curso no contexto da UFRN foram advindos de pressões isomórficas externas, porém apenas as variáveis internas influenciam positivamente à institucionalização do Curso.Submitted by Núcleo de Pós-Graduação Administração (npgadm@ufba.br) on 2018-02-23T19:18:57Z No. of bitstreams: 1 A Institucionalização do Ensino à Distância no Brasil O Caso da Graduação em Administração na UFRN.pdf: 519679 bytes, checksum: 1965d39c295bab12bd44e23a53c7b4c5 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2018-03-06T19:37:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 A Institucionalização do Ensino à Distância no Brasil O Caso da Graduação em Administração na UFRN.pdf: 519679 bytes, checksum: 1965d39c295bab12bd44e23a53c7b4c5 (MD5)Made available in DSpace on 2018-03-06T19:37:56Z (GMT). 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