O papel da astronomia no ensino de física baseado na atividade dialógica e motivacional.
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32652 |
Resumo: | Os temas sobre o universo são associados ao fascínio e interesse que tais conhecimentos despertam no ser humano, desde as eras mais remotas. Uma das justificativas apresentadas para a inserção da Astronomia na Educação Básica consiste na ideia de que a temática sobre o universo é uma motivação para o conhecimento científico. Por outro lado, notamos que a própria abordagem acerca da “motivação” não chega a ser aprofundada, a ponto de demonstrar como a Astronomia contribui para o desenvolvimento do interesse com outro conhecimento científico. No presente trabalho, procuramos aprofundar teoricamente essa questão, a partir da seguinte pergunta: quais são os fatores motivacionais relacionados à Astronomia e como eles se articulam para o desenvolvimento da disciplina Física no Ensino Médio? Esse problema fundamental da pesquisa nos direciona para o objetivo de discutir as bases histórico-epistemológicas da visão de universo e suas implicações no Ensino de Física no Brasil. Considerando o papel que o motivo exerce sobre o sujeito da aprendizagem, buscamos subsídio em dois aportes norteadores para o nosso estudo. O primeiro, é a Teoria da Atividade, de onde buscamos delinear o conceito de motivo. O segundo, trata-se de estudo analítico sobre os tipos de interação que ocorrem no espaço social da sala de aula, o que que serve como base para o tema do “diálogo”, no contexto discursivo e social do Ensino Científico. O percurso metodológico da pesquisa passa pela apropriação de fontes históricas, com o objetivo de desvendar as características do pensamento Astronômico, implicados com as premissas advindas de nosso estudo teórico. Partimos de contexto histórico mais amplo para desvendar os principais compromissos filosóficos e epistemológicos que motivam a busca pelo conhecimento da Física em sua ligação com a Astronomia. A síntese desse estudo histórico nos habilita à discussão dos fatores sociocientíficos que influenciaram o Ensino de Física no Brasil, em meados do século XX. Além disso, investigamos as principais razões de ascensão da pesquisa educacional em Astronomia no Brasil. Analisamos as motivações de pesquisadores educacionais, quanto à inserção escolar dos temas do universo, especialmente no que se refere à disciplina de Física do Ensino Médio. A discussão sobre esses achados permite a caracterização de três abordagens do conhecimento, resultantes das articulações motivacionais entre a Astronomia e a Física escolares. Uma das virtudes desse estudo é ter demonstrado que a Astronomia desempenha um papel fundamental para o Ensino de Física, devido ao fato de a motivação com o conhecimento sobre o universo ser também um elemento em desenvolvimento no sujeito. Em suma, o ser humano aprende a admirar o universo se apropriando de uma motivação pelo conhecimento da física que o possibilita fazer descobertas fascinantes sobre o mundo. Portanto, defendemos que a motivação pelo conhecimento do universo seja um fator de desenvolvimento para o Ensino de Física. |
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No presente trabalho, procuramos aprofundar teoricamente essa questão, a partir da seguinte pergunta: quais são os fatores motivacionais relacionados à Astronomia e como eles se articulam para o desenvolvimento da disciplina Física no Ensino Médio? Esse problema fundamental da pesquisa nos direciona para o objetivo de discutir as bases histórico-epistemológicas da visão de universo e suas implicações no Ensino de Física no Brasil. Considerando o papel que o motivo exerce sobre o sujeito da aprendizagem, buscamos subsídio em dois aportes norteadores para o nosso estudo. O primeiro, é a Teoria da Atividade, de onde buscamos delinear o conceito de motivo. O segundo, trata-se de estudo analítico sobre os tipos de interação que ocorrem no espaço social da sala de aula, o que que serve como base para o tema do “diálogo”, no contexto discursivo e social do Ensino Científico. 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A discussão sobre esses achados permite a caracterização de três abordagens do conhecimento, resultantes das articulações motivacionais entre a Astronomia e a Física escolares. Uma das virtudes desse estudo é ter demonstrado que a Astronomia desempenha um papel fundamental para o Ensino de Física, devido ao fato de a motivação com o conhecimento sobre o universo ser também um elemento em desenvolvimento no sujeito. Em suma, o ser humano aprende a admirar o universo se apropriando de uma motivação pelo conhecimento da física que o possibilita fazer descobertas fascinantes sobre o mundo. Portanto, defendemos que a motivação pelo conhecimento do universo seja um fator de desenvolvimento para o Ensino de Física.ABSTRACT Since the most remote ages, themes related to the universe arouse human fascination and interest. One of the justifications for astronomy teaching in basic education is that universe related themes motivate interest in scientific knowledge. However, we observe that the motivational approach is not fully explored in a way of demonstrating how astronomy may develop the students’ interest in parallel with another scientific knowledge. In this paper, we explore this subject theoretically, starting from the following question: what are the motivational factors related to Astronomy and how do they articulate for the development of physics in High School? This fundamental research problem leads us to discuss the historicalepistemological bases of the universe view and its implications for physics teaching in Brazil. Considering the role that motive plays on the subject of learning, our theoretical support is based on two guiding lines: the first is Activity Theory, from which we seek to develop the concept of motive; the second, refers to an analytical study on types of interaction that take place in the social space of the classroom, which is used as a basis for the theme of “dialogue”, in the discursive and social context of Scientific Teaching. The research methodological path uses historical sources with the purpose of untangling the characteristics of astronomical thought, implicated with the premises arising from our theoretical study. We depart from a broader historical context to unveil the main philosophical and epistemological commitments that motivate the pursuit for physics knowledge in its connection with astronomy. The synthesis of such historical study gives us tools to discuss socio-scientific factors that influenced physics teaching in Brazil in the middle of the 20th century. In addition, we investigate the main reasons for the rise of educational research in astronomy in Brazil and the motivations that lead educational researchers to carry out research on universe related themes in school, especially with regard to high school physics. Our findings allow us to discuss the characterization of three approaches to knowledge, as they result from the motivational articulations between school physics and astronomy. One of the virtues of this study is to demonstrate that astronomy plays a fundamental role for physics teaching, due to the fact that motivation with the knowledge of the universe is also an element in development for the subject of learning. In short, human beings learn to admire the universe and are motivated to understand physics, which enables them to make fascinating discoveries about the world. Therefore, we believe that the motivation to understand the universe is a development factor for physics teachingSubmitted by Magno Dias (magno.dias@ifnmg.edu.br) on 2021-01-16T12:41:31Z No. of bitstreams: 1 TESE FINAL.pdf: 1635924 bytes, checksum: 1763171cec622c1056e9b5b1e2959485 (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2021-01-18T15:00:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE FINAL.pdf: 1635924 bytes, checksum: 1763171cec622c1056e9b5b1e2959485 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-18T15:00:33Z (GMT). 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