Riscorisco: traço-luz escuridão nas imagens do fogo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32765 |
Resumo: | Tese referente a pesquisa prático-teórica inserida na linha Processos de Criação Artística em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFBA. No percurso da investigação pela via da experiência poética, estabeleceram-se conexões entre local e global, com um natural acesso ao imaginário presente na Guerra de Espadas de Fogo, manifestação cultural de Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano, por ser ela também a cidade de origem do pesquisador. Ao examinar um acervo de vídeos capturados desde o ano de 2011 e cadernos com desenhos, foram evocadas e afloraram, no artista, tanto a visualidade de imagens dessa manifestação como as memórias de uma paisagem interior, cuja visibilidade remonta ao tempo da infância na cidade natal. Uma consequente repercussão em imagens – experiência visual entre memória e vida – fez brotar um percurso com dominância gráfica, mas expandido entre meios artesanais e digitais. A poética foi conduzida pelo interesse nos efeitos causados pela luz do material incandescente expelido pelas espadas de fogo, em contraste com a escuridão. O novo ciclo trouxe obras realizadas apenas com carvão e outras matérias calcinadas, como fuligem e negro de fumo, em meios bidimensionais e em formato de vídeos de animação. O Princípio de RISCO – entre o verbo e o substantivo, em suas acepções de desenhar e de perigo iminente – ocupa lugar central, configurando-se numa poética visual contemporânea entre traço, luz e escuridão. A metodologia se apoiou na Abordagem Artístico-Compreensiva para Processos de Criação, proposta pela Professora Doutora Sonia Rangel, que conduziu o artista-pesquisador a compreender e a organizar a experiência sensível, a invenção e a recepção de sua própria obra, para torná-la também visível e comunicável sob a forma de uma reflexão crítico-criativa. Fazem-se diálogos com teóricos e artistas, como Arlindo Machado, George-Didi Huberman, Giorgio Agamben, Kilian Glasner, Luigi Pareyson, Michel Maffesoli, Pedro Marighella, Regina Silveira, Sonia Rangel, William Kentridge, entre outros. |
id |
UFBA-2_f6d3d0353ac10e54bcf09b4e3d4634db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/32765 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Rocha, José Raimundo MagalhãesRangel, Sonia LuciaTrinchão, Gláucia Maria CostaVeloso, Jorge das GraçasParaíso, Juarez Marialva Tito MartinsHernandez, Maria Herminia OliveraRangel, Sonia Lucia2021-02-09T16:10:47Z2021-02-09T16:10:47Z2021-02-092020-09-17http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32765Tese referente a pesquisa prático-teórica inserida na linha Processos de Criação Artística em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFBA. No percurso da investigação pela via da experiência poética, estabeleceram-se conexões entre local e global, com um natural acesso ao imaginário presente na Guerra de Espadas de Fogo, manifestação cultural de Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano, por ser ela também a cidade de origem do pesquisador. Ao examinar um acervo de vídeos capturados desde o ano de 2011 e cadernos com desenhos, foram evocadas e afloraram, no artista, tanto a visualidade de imagens dessa manifestação como as memórias de uma paisagem interior, cuja visibilidade remonta ao tempo da infância na cidade natal. Uma consequente repercussão em imagens – experiência visual entre memória e vida – fez brotar um percurso com dominância gráfica, mas expandido entre meios artesanais e digitais. A poética foi conduzida pelo interesse nos efeitos causados pela luz do material incandescente expelido pelas espadas de fogo, em contraste com a escuridão. O novo ciclo trouxe obras realizadas apenas com carvão e outras matérias calcinadas, como fuligem e negro de fumo, em meios bidimensionais e em formato de vídeos de animação. O Princípio de RISCO – entre o verbo e o substantivo, em suas acepções de desenhar e de perigo iminente – ocupa lugar central, configurando-se numa poética visual contemporânea entre traço, luz e escuridão. A metodologia se apoiou na Abordagem Artístico-Compreensiva para Processos de Criação, proposta pela Professora Doutora Sonia Rangel, que conduziu o artista-pesquisador a compreender e a organizar a experiência sensível, a invenção e a recepção de sua própria obra, para torná-la também visível e comunicável sob a forma de uma reflexão crítico-criativa. Fazem-se diálogos com teóricos e artistas, como Arlindo Machado, George-Didi Huberman, Giorgio Agamben, Kilian Glasner, Luigi Pareyson, Michel Maffesoli, Pedro Marighella, Regina Silveira, Sonia Rangel, William Kentridge, entre outros.Submitted by José Raimundo Magalhães Rocha (josermr@ufba.br) on 2020-11-11T10:14:10Z No. of bitstreams: 1 JRMROCHA_RISCORISCO_Tese.pdf: 22765299 bytes, checksum: 3eeeb08e3e250100a3c450f509df6fce (MD5)Approved for entry into archive by Lêda Costa (lmrcosta@ufba.br) on 2021-02-09T16:10:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JRMROCHA_RISCORISCO_Tese.pdf: 22765299 bytes, checksum: 3eeeb08e3e250100a3c450f509df6fce (MD5)Made available in DSpace on 2021-02-09T16:10:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JRMROCHA_RISCORISCO_Tese.pdf: 22765299 bytes, checksum: 3eeeb08e3e250100a3c450f509df6fce (MD5)Artes VisuaisPoéticas visuaisProcessos criativos.Imagens do fogo.RiscoDesenhoRiscorisco: traço-luz escuridão nas imagens do fogoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEscola de Belas ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisUniversidade Federal da Bahiabrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALJRMROCHA_RISCORISCO_Tese.pdfJRMROCHA_RISCORISCO_Tese.pdfapplication/pdf22765299https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32765/1/JRMROCHA_RISCORISCO_Tese.pdf3eeeb08e3e250100a3c450f509df6fceMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32765/2/license.txte3e6f4a9287585a60c07547815529482MD52TEXTJRMROCHA_RISCORISCO_Tese.pdf.txtJRMROCHA_RISCORISCO_Tese.pdf.txtExtracted texttext/plain309129https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32765/3/JRMROCHA_RISCORISCO_Tese.pdf.txt7202f848069f3dcbf3159f6badb057c4MD53ri/327652022-02-20 23:22:55.71oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T02:22:55Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Riscorisco: traço-luz escuridão nas imagens do fogo |
title |
Riscorisco: traço-luz escuridão nas imagens do fogo |
spellingShingle |
Riscorisco: traço-luz escuridão nas imagens do fogo Rocha, José Raimundo Magalhães Artes Visuais Poéticas visuais Processos criativos. Imagens do fogo. Risco Desenho |
title_short |
Riscorisco: traço-luz escuridão nas imagens do fogo |
title_full |
Riscorisco: traço-luz escuridão nas imagens do fogo |
title_fullStr |
Riscorisco: traço-luz escuridão nas imagens do fogo |
title_full_unstemmed |
Riscorisco: traço-luz escuridão nas imagens do fogo |
title_sort |
Riscorisco: traço-luz escuridão nas imagens do fogo |
author |
Rocha, José Raimundo Magalhães |
author_facet |
Rocha, José Raimundo Magalhães |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, José Raimundo Magalhães |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rangel, Sonia Lucia |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Trinchão, Gláucia Maria Costa Veloso, Jorge das Graças Paraíso, Juarez Marialva Tito Martins Hernandez, Maria Herminia Olivera Rangel, Sonia Lucia |
contributor_str_mv |
Rangel, Sonia Lucia Trinchão, Gláucia Maria Costa Veloso, Jorge das Graças Paraíso, Juarez Marialva Tito Martins Hernandez, Maria Herminia Olivera Rangel, Sonia Lucia |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Artes Visuais |
topic |
Artes Visuais Poéticas visuais Processos criativos. Imagens do fogo. Risco Desenho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Poéticas visuais Processos criativos. Imagens do fogo. Risco Desenho |
description |
Tese referente a pesquisa prático-teórica inserida na linha Processos de Criação Artística em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFBA. No percurso da investigação pela via da experiência poética, estabeleceram-se conexões entre local e global, com um natural acesso ao imaginário presente na Guerra de Espadas de Fogo, manifestação cultural de Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano, por ser ela também a cidade de origem do pesquisador. Ao examinar um acervo de vídeos capturados desde o ano de 2011 e cadernos com desenhos, foram evocadas e afloraram, no artista, tanto a visualidade de imagens dessa manifestação como as memórias de uma paisagem interior, cuja visibilidade remonta ao tempo da infância na cidade natal. Uma consequente repercussão em imagens – experiência visual entre memória e vida – fez brotar um percurso com dominância gráfica, mas expandido entre meios artesanais e digitais. A poética foi conduzida pelo interesse nos efeitos causados pela luz do material incandescente expelido pelas espadas de fogo, em contraste com a escuridão. O novo ciclo trouxe obras realizadas apenas com carvão e outras matérias calcinadas, como fuligem e negro de fumo, em meios bidimensionais e em formato de vídeos de animação. O Princípio de RISCO – entre o verbo e o substantivo, em suas acepções de desenhar e de perigo iminente – ocupa lugar central, configurando-se numa poética visual contemporânea entre traço, luz e escuridão. A metodologia se apoiou na Abordagem Artístico-Compreensiva para Processos de Criação, proposta pela Professora Doutora Sonia Rangel, que conduziu o artista-pesquisador a compreender e a organizar a experiência sensível, a invenção e a recepção de sua própria obra, para torná-la também visível e comunicável sob a forma de uma reflexão crítico-criativa. Fazem-se diálogos com teóricos e artistas, como Arlindo Machado, George-Didi Huberman, Giorgio Agamben, Kilian Glasner, Luigi Pareyson, Michel Maffesoli, Pedro Marighella, Regina Silveira, Sonia Rangel, William Kentridge, entre outros. |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020-09-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-02-09T16:10:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-02-09T16:10:47Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-02-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32765 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32765 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Belas Artes |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Belas Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32765/1/JRMROCHA_RISCORISCO_Tese.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32765/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32765/3/JRMROCHA_RISCORISCO_Tese.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3eeeb08e3e250100a3c450f509df6fce e3e6f4a9287585a60c07547815529482 7202f848069f3dcbf3159f6badb057c4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459617933459456 |