RESPIRAÇÃO NA AULA DE CANTO A TÉCNICA DE “APPOGGIO” E A PROPRIOCEPÇÃO COMO BASE DE ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Jackson Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39684
Resumo: Este trabalho apresenta as experiências vividas no percurso do Mestrado Profissional em Música na Universidade Federal da Bahia. No memorial que compõe este trabalho discorre-se sobre a formação musical do autor, seu contexto de atuação profissional no âmbito do ensino de canto e a motivação para a pesquisa a partir das demandas verificadas no contato com os alunos. O memorial também descreve brevemente a experiência de cursar as disciplinas do mestrado, com destaque para reflexões incorporadas à vida profissional do músico educador. O trabalho inclui, ainda, um artigo acadêmico sobre estratégias de trabalho respiratório com cantores com base na técnica de “appoggio” e na propriocepção, e descrição do produto, uma proposta de workshop sobre o gerenciamento respiratório de cantores para o público-alvo de professores de canto.
id UFBA-2_f8d08f073fe048a5f075f4fa401825af
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/39684
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2024-07-29T11:19:34Z2024-07-29T11:19:34Z2023-09-26https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39684Este trabalho apresenta as experiências vividas no percurso do Mestrado Profissional em Música na Universidade Federal da Bahia. No memorial que compõe este trabalho discorre-se sobre a formação musical do autor, seu contexto de atuação profissional no âmbito do ensino de canto e a motivação para a pesquisa a partir das demandas verificadas no contato com os alunos. O memorial também descreve brevemente a experiência de cursar as disciplinas do mestrado, com destaque para reflexões incorporadas à vida profissional do músico educador. O trabalho inclui, ainda, um artigo acadêmico sobre estratégias de trabalho respiratório com cantores com base na técnica de “appoggio” e na propriocepção, e descrição do produto, uma proposta de workshop sobre o gerenciamento respiratório de cantores para o público-alvo de professores de canto.This work presents the experiences lived in the course of the Professional Master in Music at the Federal University of Bahia. In the memorial that composes this work is discussed about the musical formation of the author, his context of professional performance in the context of teaching singing and motivation for research from the demands verified in contact with students. The memorial also briefly describes the experience of attending the disciplines of the master, highlighting reflections incorporated into the professional life of the musician educator. The work also includes an academic article on strategies of respiratory work with singers based on the technique of "appoggio" and the proprioception, and description of the product, the proposed workshop on the respiratory management of singers for the publictarget of singing teachers.porUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIAPrograma de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM)UFBABrasilEscola de Músicasinging teachingbreathing for singingproprioceptionCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTOensino de cantorespiração para o cantopropriocepçãoRESPIRAÇÃO NA AULA DE CANTO A TÉCNICA DE “APPOGGIO” E A PROPRIOCEPÇÃO COMO BASE DE ESTRATÉGIA PEDAGÓGICATrabalho de Conclusão de Curso de Mestrado Profissional (PRODAN)Mestrado ProfissionalTécnicainfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionLima, Flávia Albano deFrancesconi, Luiza Helena KraemerLima, Flávia Albano deBrandão, José Maurício ValleFrancesconi, Luiza Helena Kraemerhttp://lattes.cnpq.br/4903423033162792Trindade, Jackson SantosALESSANDRONI, N. (2014). Estructura y función en Pedagogía Vocal Contemporánea. Tensiones y debates actuales para la conformación del campo. Revista de Investigaciones en Técnica Vocal, Ano 2, n°2, pp. 23-33. La Plata: Facultad de Bellas Artes UNLP. CAMPIGNION, Philippe. Respir-ações, a respiração para uma vida saudável. SP: Summus, 1998. HALL, John. Tratado de Fisiologia Médica: 12ª Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. HAN, Paul. Principles Of Appoggio: The Interrelationship Between Theory And Practice For Today’s Young Opera Singers. 2018. 128 f. Tese (Doutorado) - Indiana University, Indiana (EUA), 2018. HELDING, Lynn. The musician’s mind : teaching, learning, and performance in the age of brain science. Lanham: Rowman & Littlefield Publishing Group, 2020. MAGÍLL, Richard A. Aprendizagem motara: conceitos e aplicações. São Paulo: Edgard Blucher, 2000. MILLER, Richard. A Estrutura do Canto/Sistema e Arte na Técnica Vocal. Tradução de Luciano Simões Silva. São Paulo: É Realizações, 2017. ______. National schools of singing: english, french, german, and italian techniques of singing revisited. Lanham, Maryland: Scarecrow Press, 1997. NETTER, Frank H.. Atlas de anatomia humana. 7ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2019. ______. Atlas de anatomia humana. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2003. STARK, J. Bel canto: a history of vocal pedagogy. Toronto: University of Toronto Press, 2003. SUNDBERG, Johan. Ciência da Voz: Fatos sobre a voz na fala e no canto. São Paulo: EDUSP - Editora da Universidade de São Paulo, 2018. WEST, JOHN B. Fisiologia Respiratória Princípios Básicos 9ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 2013. SONNINEN, A. et al. Evaluation of Support in Singing. Journal of Voice. Jyvaskyla, Finland, Vol. 19, Nº. 2, p. 223–237, junho, 2005. Disponível em: https://www.jvoice.org/article/S0892-1997(04)00120-1/pdf. Acesso em: 27 jul. 2023.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALRESPIRAÇÃO NA AULA DE CANTO A TÉCNICA DE APPOGGIO E A PROPRIOCEPÇÃO COMO BASE DE ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA - Jackson Trindade.pdfRESPIRAÇÃO NA AULA DE CANTO A TÉCNICA DE APPOGGIO E A PROPRIOCEPÇÃO COMO BASE DE ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA - Jackson Trindade.pdfapplication/pdf898551https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39684/1/RESPIRA%c3%87%c3%83O%20NA%20AULA%20DE%20CANTO%20A%20T%c3%89CNICA%20DE%20APPOGGIO%20E%20A%20PROPRIOCEP%c3%87%c3%83O%20COMO%20BASE%20DE%20ESTRAT%c3%89GIA%20PEDAG%c3%93GICA%20-%20Jackson%20Trindade.pdfa334ba38c377e01bc5fd64af8a7dc37bMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1720https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39684/2/license.txtd9b7566281c22d808dbf8f29ff0425c8MD52open accessri/396842024-07-29 08:19:34.868open accessoai:repositorio.ufba.br:ri/39684TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBvIGF1dG9yIG91IHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgbyBkaXJlaXRvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGRlIHJlcHJvZHV6aXIsIHRyYWR1emlyIChjb25mb3JtZSBkZWZpbmlkbyBhYmFpeG8pIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3Vtbykgbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlL291IGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBlL291IHbDrWRlby4KCk8gYXV0b3Igb3UgdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IgY29uY29yZGEgcXVlIG8gUmVwb3NpdMOzcmlvIHBvZGUsIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gY29udGXDumRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIGUvb3UgZm9ybWF0byBwYXJhIGZpbnMgZGUgcHJlc2VydmHDp8OjbywgcG9kZW5kbyBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY8OzcGlhIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLiAKCk8gYXV0b3Igb3UgdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IgZGVjbGFyYSBxdWUgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIMOpIG9yaWdpbmFsIGUgcXVlIG7Do28sIHF1ZSBzZWphIGRlIHNldSBjb25oZWNpbWVudG8sIGluZnJpbmdlIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGEgcGVybWlzc8OjbyBpcnJlc3RyaXRhIGRvIGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBwYXJhIGNvbmNlZGVyIGFvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCBkZSBwcm9wcmllZGFkZSBkZSB0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgcHVibGljYcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0HDh8ODTyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBSRVNVTFRFIERFIFVNIFBBVFJPQ8ONTklPIE9VIEFQT0lPIERFIFVNQSBBR8OKTkNJQSBERSBGT01FTlRPIE9VIE9VVFJPIE9SR0FOSVNNTywgVk9Dw4ogREVDTEFSQSBRVUUgUkVTUEVJVE9VIFRPRE9TIEUgUVVBSVNRVUVSIERJUkVJVE9TIERFIFJFVklTw4NPLCBDT01PIFRBTULDiU0gQVMgREVNQUlTIE9CUklHQcOHw5VFUyBFWElHSURBUyBQT1IgQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLgoKTyBSZXBvc2l0w7NyaW8gc2UgY29tcHJvbWV0ZSBhIGlkZW50aWZpY2FyLCBjbGFyYW1lbnRlLCBvIChzKSBzZXUocykgbm9tZSAocykgb3UgbyAocykgbm9tZSAocykgZG8gKHMpIGRldGVudG9yIChlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIGFsw6ltIGRhcXVlbGFzIGNvbmNlZGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EuCg==Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322024-07-29T11:19:34Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv RESPIRAÇÃO NA AULA DE CANTO A TÉCNICA DE “APPOGGIO” E A PROPRIOCEPÇÃO COMO BASE DE ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA
title RESPIRAÇÃO NA AULA DE CANTO A TÉCNICA DE “APPOGGIO” E A PROPRIOCEPÇÃO COMO BASE DE ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA
spellingShingle RESPIRAÇÃO NA AULA DE CANTO A TÉCNICA DE “APPOGGIO” E A PROPRIOCEPÇÃO COMO BASE DE ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA
Trindade, Jackson Santos
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTO
ensino de canto
respiração para o canto
propriocepção
singing teaching
breathing for singing
proprioception
title_short RESPIRAÇÃO NA AULA DE CANTO A TÉCNICA DE “APPOGGIO” E A PROPRIOCEPÇÃO COMO BASE DE ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA
title_full RESPIRAÇÃO NA AULA DE CANTO A TÉCNICA DE “APPOGGIO” E A PROPRIOCEPÇÃO COMO BASE DE ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA
title_fullStr RESPIRAÇÃO NA AULA DE CANTO A TÉCNICA DE “APPOGGIO” E A PROPRIOCEPÇÃO COMO BASE DE ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA
title_full_unstemmed RESPIRAÇÃO NA AULA DE CANTO A TÉCNICA DE “APPOGGIO” E A PROPRIOCEPÇÃO COMO BASE DE ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA
title_sort RESPIRAÇÃO NA AULA DE CANTO A TÉCNICA DE “APPOGGIO” E A PROPRIOCEPÇÃO COMO BASE DE ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA
author Trindade, Jackson Santos
author_facet Trindade, Jackson Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima, Flávia Albano de
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv Francesconi, Luiza Helena Kraemer
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lima, Flávia Albano de
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Brandão, José Maurício Valle
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Francesconi, Luiza Helena Kraemer
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4903423033162792
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade, Jackson Santos
contributor_str_mv Lima, Flávia Albano de
Francesconi, Luiza Helena Kraemer
Lima, Flávia Albano de
Brandão, José Maurício Valle
Francesconi, Luiza Helena Kraemer
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTO
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTO
ensino de canto
respiração para o canto
propriocepção
singing teaching
breathing for singing
proprioception
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de canto
respiração para o canto
propriocepção
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv singing teaching
breathing for singing
proprioception
description Este trabalho apresenta as experiências vividas no percurso do Mestrado Profissional em Música na Universidade Federal da Bahia. No memorial que compõe este trabalho discorre-se sobre a formação musical do autor, seu contexto de atuação profissional no âmbito do ensino de canto e a motivação para a pesquisa a partir das demandas verificadas no contato com os alunos. O memorial também descreve brevemente a experiência de cursar as disciplinas do mestrado, com destaque para reflexões incorporadas à vida profissional do músico educador. O trabalho inclui, ainda, um artigo acadêmico sobre estratégias de trabalho respiratório com cantores com base na técnica de “appoggio” e na propriocepção, e descrição do produto, uma proposta de workshop sobre o gerenciamento respiratório de cantores para o público-alvo de professores de canto.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-09-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-07-29T11:19:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-07-29T11:19:34Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Mestrado Profissional (PRODAN)
Mestrado Profissional
Técnica
info:eu-repo/semantics/masterThesis
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39684
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39684
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv ALESSANDRONI, N. (2014). Estructura y función en Pedagogía Vocal Contemporánea. Tensiones y debates actuales para la conformación del campo. Revista de Investigaciones en Técnica Vocal, Ano 2, n°2, pp. 23-33. La Plata: Facultad de Bellas Artes UNLP. CAMPIGNION, Philippe. Respir-ações, a respiração para uma vida saudável. SP: Summus, 1998. HALL, John. Tratado de Fisiologia Médica: 12ª Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. HAN, Paul. Principles Of Appoggio: The Interrelationship Between Theory And Practice For Today’s Young Opera Singers. 2018. 128 f. Tese (Doutorado) - Indiana University, Indiana (EUA), 2018. HELDING, Lynn. The musician’s mind : teaching, learning, and performance in the age of brain science. Lanham: Rowman & Littlefield Publishing Group, 2020. MAGÍLL, Richard A. Aprendizagem motara: conceitos e aplicações. São Paulo: Edgard Blucher, 2000. MILLER, Richard. A Estrutura do Canto/Sistema e Arte na Técnica Vocal. Tradução de Luciano Simões Silva. São Paulo: É Realizações, 2017. ______. National schools of singing: english, french, german, and italian techniques of singing revisited. Lanham, Maryland: Scarecrow Press, 1997. NETTER, Frank H.. Atlas de anatomia humana. 7ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2019. ______. Atlas de anatomia humana. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2003. STARK, J. Bel canto: a history of vocal pedagogy. Toronto: University of Toronto Press, 2003. SUNDBERG, Johan. Ciência da Voz: Fatos sobre a voz na fala e no canto. São Paulo: EDUSP - Editora da Universidade de São Paulo, 2018. WEST, JOHN B. Fisiologia Respiratória Princípios Básicos 9ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 2013. SONNINEN, A. et al. Evaluation of Support in Singing. Journal of Voice. Jyvaskyla, Finland, Vol. 19, Nº. 2, p. 223–237, junho, 2005. Disponível em: https://www.jvoice.org/article/S0892-1997(04)00120-1/pdf. Acesso em: 27 jul. 2023.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Música
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39684/1/RESPIRA%c3%87%c3%83O%20NA%20AULA%20DE%20CANTO%20A%20T%c3%89CNICA%20DE%20APPOGGIO%20E%20A%20PROPRIOCEP%c3%87%c3%83O%20COMO%20BASE%20DE%20ESTRAT%c3%89GIA%20PEDAG%c3%93GICA%20-%20Jackson%20Trindade.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39684/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a334ba38c377e01bc5fd64af8a7dc37b
d9b7566281c22d808dbf8f29ff0425c8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813275543738515456