Corpo, análise e criação : uma abordagem indisciplinar da composição em dança através do sistema Laban/Bartenieff e da motif-description
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10606 |
Resumo: | 173 f. |
id |
UFBA-2_f90f86dc2396d76a232b5c63047bbb75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/10606 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Sfoggia, Lia GuntherSfoggia, Lia GuntherAquino, Dulce Tâmara Lamêgo Silva e2013-05-08T19:04:06Z2013-05-08T19:04:06Z2013-05-08http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10606173 f.Essa pesquisa trata da notação de movimento através da Motif-Description (oriunda da Análise Laban/Bartenieff de Movimento) como propulsora de composições em dança, deslocando essa prática para a atualidade. Para tanto, contamos com um pequeno recorte historiográfico, que nos permitiu observar como a noção de dança foi construída com o passar dos anos. Também, observamos como essas considerações acrescentaram complexidade ao conceito de corpo, deslocando-o do papel de ferramenta para propulsor de novas danças. Além disso, utilizamos os estudos de Edgar Morin (2006) para propor um entendimento de dança que considera a relação sujeito objeto seu alicerce, a abordagem indisciplinar da dança. Com esses pressupostos entendidos, propusemos a notação como mecanismo de composição de danças que partilham dessa abordagem,trazendo duas obras para análise e discussão, a saber “Noite” de Guilherme Bertissolo e “O Poder Na Sua Mão”, composta pela autora do trabalho conjuntamente com Bertissolo.Submitted by Cynthia Nascimento (cyngabe@ufba.br) on 2013-05-06T12:11:38Z No. of bitstreams: 1 Lia Gunther Sfoggia.pdf: 43492047 bytes, checksum: 818e32a0fc8bf68ca2c3afd7b792c14a (MD5)Rejected by Alda Lima da Silva(sivalda@ufba.br), reason: O depósito está de acordo com os procedimentos adotados para o RI. Peço, que se reveja a fragmentação de palavras na primeira linha do resumo. on 2013-05-07T16:58:07Z (GMT)Submitted by Cynthia Nascimento (cyngabe@ufba.br) on 2013-05-08T11:41:59Z No. of bitstreams: 1 Lia Gunther Sfoggia.pdf: 43492047 bytes, checksum: 818e32a0fc8bf68ca2c3afd7b792c14a (MD5)Approved for entry into archive by Alda Lima da Silva(sivalda@ufba.br) on 2013-05-08T19:04:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Lia Gunther Sfoggia.pdf: 43492047 bytes, checksum: 818e32a0fc8bf68ca2c3afd7b792c14a (MD5)Made available in DSpace on 2013-05-08T19:04:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lia Gunther Sfoggia.pdf: 43492047 bytes, checksum: 818e32a0fc8bf68ca2c3afd7b792c14a (MD5)Universidade Federal da Bahia. Escola de Dança. Salvador-Ba,2011.CorpoDança modernaComposição corporalSistema Laban/BartenieffProcessos criativosNotação de dançaDançaIrmgard BartenieffRudolf von LabanCorpo, análise e criação : uma abordagem indisciplinar da composição em dança através do sistema Laban/Bartenieff e da motif-descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTLia Gunther Sfoggia.pdf.txtLia Gunther Sfoggia.pdf.txtExtracted texttext/plain273170https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/10606/3/Lia%20Gunther%20Sfoggia.pdf.txta8b7e91dee479dd984ba77292043224dMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1762https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/10606/2/license.txt1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9MD52ORIGINALLia Gunther Sfoggia.pdfLia Gunther Sfoggia.pdfapplication/pdf43492047https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/10606/1/Lia%20Gunther%20Sfoggia.pdf818e32a0fc8bf68ca2c3afd7b792c14aMD51ri/106062022-07-09 02:05:45.571oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-09T05:05:45Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Corpo, análise e criação : uma abordagem indisciplinar da composição em dança através do sistema Laban/Bartenieff e da motif-description |
title |
Corpo, análise e criação : uma abordagem indisciplinar da composição em dança através do sistema Laban/Bartenieff e da motif-description |
spellingShingle |
Corpo, análise e criação : uma abordagem indisciplinar da composição em dança através do sistema Laban/Bartenieff e da motif-description Sfoggia, Lia Gunther Corpo Dança moderna Composição corporal Sistema Laban/Bartenieff Processos criativos Notação de dança Dança Irmgard Bartenieff Rudolf von Laban |
title_short |
Corpo, análise e criação : uma abordagem indisciplinar da composição em dança através do sistema Laban/Bartenieff e da motif-description |
title_full |
Corpo, análise e criação : uma abordagem indisciplinar da composição em dança através do sistema Laban/Bartenieff e da motif-description |
title_fullStr |
Corpo, análise e criação : uma abordagem indisciplinar da composição em dança através do sistema Laban/Bartenieff e da motif-description |
title_full_unstemmed |
Corpo, análise e criação : uma abordagem indisciplinar da composição em dança através do sistema Laban/Bartenieff e da motif-description |
title_sort |
Corpo, análise e criação : uma abordagem indisciplinar da composição em dança através do sistema Laban/Bartenieff e da motif-description |
author |
Sfoggia, Lia Gunther |
author_facet |
Sfoggia, Lia Gunther |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sfoggia, Lia Gunther Sfoggia, Lia Gunther |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Aquino, Dulce Tâmara Lamêgo Silva e |
contributor_str_mv |
Aquino, Dulce Tâmara Lamêgo Silva e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Corpo Dança moderna Composição corporal Sistema Laban/Bartenieff Processos criativos Notação de dança Dança Irmgard Bartenieff Rudolf von Laban |
topic |
Corpo Dança moderna Composição corporal Sistema Laban/Bartenieff Processos criativos Notação de dança Dança Irmgard Bartenieff Rudolf von Laban |
description |
173 f. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-05-08T19:04:06Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-05-08T19:04:06Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-05-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10606 |
url |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10606 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/10606/3/Lia%20Gunther%20Sfoggia.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/10606/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/10606/1/Lia%20Gunther%20Sfoggia.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a8b7e91dee479dd984ba77292043224d 1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9 818e32a0fc8bf68ca2c3afd7b792c14a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459440707338240 |