Viola de cocho: delineamentos sobre patrimonialização e musealização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37562 |
Resumo: | Este trabalho analisa como ocorre a aproximação e/ou o distanciamento entre as duas ações de registro da viola de cocho, contextualiza o problema de pesquisa e fornece subsídios para a justificativa de exploração da concepção de musealização da Coleção Emília Biancardi, que conta com atividades presenciais da colecionadora do Centro Cultural Solar Ferrão. Em vista disso, esta pesquisa visa compreender: os aspectos que direcionaram o processo de musealização da viola, a partir dos pontos de aproximação entre os dois registros, abordando o saber-fazer da viola de cocho; o processo de patrimonialização do instrumento; a trajetória da musealização do objeto; os pontos que se encontram e/ou se afastam da concepção de musealização de um bem material; e o registro de patrimonialização de um bem imaterial a partir de estudo de caso da viola de cocho. Portanto, analisar um patrimônio cultural imaterial envolve tratar de um campo complexo de conhecimento e relação política, devido às várias nuances de todos os seus emaranhados aspectos. Assim, um objeto em um museu, considerado um patrimônio, não é apenas um item de uma coleção, mas uma peça que teve e tem uma trajetória histórica dentro da instituição de guarda. Em relação ao procedimento, a metodologia é um estudo de caso, uma vez que se trata do estudo de um objeto específico de uma coleção, buscando explorar, através de teorias, seu real contexto sociológico. Deste modo, o objetivo deste trabalho é contribuir para o esclarecimento de pessoas que buscam entender e aprender mais sobre os objetos de museu e o meio social em que este está inserido, compreendendo cada processo a que essas peças se submetem para tornarem-se patrimônios imateriais. |
id |
UFBA-2_f9b46d0b0925be9a376aa845cc517d9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/37562 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
2023-08-07T13:58:58Z2023-08-07T13:58:58Z2023-07-05https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37562Este trabalho analisa como ocorre a aproximação e/ou o distanciamento entre as duas ações de registro da viola de cocho, contextualiza o problema de pesquisa e fornece subsídios para a justificativa de exploração da concepção de musealização da Coleção Emília Biancardi, que conta com atividades presenciais da colecionadora do Centro Cultural Solar Ferrão. Em vista disso, esta pesquisa visa compreender: os aspectos que direcionaram o processo de musealização da viola, a partir dos pontos de aproximação entre os dois registros, abordando o saber-fazer da viola de cocho; o processo de patrimonialização do instrumento; a trajetória da musealização do objeto; os pontos que se encontram e/ou se afastam da concepção de musealização de um bem material; e o registro de patrimonialização de um bem imaterial a partir de estudo de caso da viola de cocho. Portanto, analisar um patrimônio cultural imaterial envolve tratar de um campo complexo de conhecimento e relação política, devido às várias nuances de todos os seus emaranhados aspectos. Assim, um objeto em um museu, considerado um patrimônio, não é apenas um item de uma coleção, mas uma peça que teve e tem uma trajetória histórica dentro da instituição de guarda. Em relação ao procedimento, a metodologia é um estudo de caso, uma vez que se trata do estudo de um objeto específico de uma coleção, buscando explorar, através de teorias, seu real contexto sociológico. Deste modo, o objetivo deste trabalho é contribuir para o esclarecimento de pessoas que buscam entender e aprender mais sobre os objetos de museu e o meio social em que este está inserido, compreendendo cada processo a que essas peças se submetem para tornarem-se patrimônios imateriais.This work analyzes how the rapprochement and/or distancing between the two recording actions of the viola de trough occurs, contextualizes the research problem and,provides subsidies for the justification of exploring the concept of musealization of the Emília Biancardi Collection, which includes face-to-face activities by the collector of the Solar Ferrão Cultural Center.The main objective is to understand which aspects guided the process of musealization of the viola from the points of approximation between the two registers,and approach the know-how of the viola de trough; the instrument's patrimonialization process; the trajectory of the musealization of the object; the observation of the points that meet,and either move away from the concept of musealization of a material asset and the record of patrimonialization of an intangible asset based on the case study of the viola de trough. Therefore,intangible cultural heritage involves dealing with a complex field of knowledge and political relationship, due to the various nuances with all its entangled aspects, thus, an object in a museum, which is a heritage, it is not just an item from a collection, but a piece that had and has a historical trajectory within the institution of custody. Regarding the procedure, the methodology is a case study ,since it deals with the study of a specific object from a collection, seeking to explore its real sociological context through theories.This way, The objective of this work is to contribute for the enlightenment of people who seekunderstand and learn more about museum objects,and the social environment in which it was inserted, understanding each process they undergo to become an intangible heritage.Submitted by celeste souza (estrela.celeste@hotmail.com) on 2023-07-31T17:37:55Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) REVISADO - 3Monografia Celeste vFina-06-07(2).pdf: 1504979 bytes, checksum: f9de4f0467b8451dd65ba4f0497fefaf (MD5)Approved for entry into archive by Isaac Viana da Cunha Araújo (isaac.cunha@ufba.br) on 2023-08-07T13:58:58Z (GMT) No. of bitstreams: 2 REVISADO - 3Monografia Celeste vFina-06-07(2).pdf: 1504979 bytes, checksum: f9de4f0467b8451dd65ba4f0497fefaf (MD5) license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-07T13:58:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 REVISADO - 3Monografia Celeste vFina-06-07(2).pdf: 1504979 bytes, checksum: f9de4f0467b8451dd65ba4f0497fefaf (MD5) license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Previous issue date: 2023-07-05porUniversidade Federal da BahiaMUSEOLOGIAUFBABrasilFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)Attribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessHumanasViola de CochoPatrimonializaçãoMusealizaçãoPatrimônio imaterialViola de cocho: delineamentos sobre patrimonialização e musealizaçãoBachareladoinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBallardo, Luciana MessederBallardo , Luciana MessederSilva, Anna Paula daSantana, Roberta Fróes deSouza, Celeste Crispina Melo dereponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTREVISADO - 3Monografia Celeste vFina-06-07(2).pdf.txtREVISADO - 3Monografia Celeste vFina-06-07(2).pdf.txtExtracted texttext/plain86196https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37562/4/REVISADO%20-%203Monografia%20Celeste%20vFina-06-07%282%29.pdf.txtb6f79da102ec1f8bdd0345bca0bce51fMD54ORIGINALREVISADO - 3Monografia Celeste vFina-06-07(2).pdfREVISADO - 3Monografia Celeste vFina-06-07(2).pdfapplication/pdf1504979https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37562/1/REVISADO%20-%203Monografia%20Celeste%20vFina-06-07%282%29.pdff9de4f0467b8451dd65ba4f0497fefafMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37562/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37562/3/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD53ri/375622023-08-12 02:05:03.13oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-08-12T05:05:03Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Viola de cocho: delineamentos sobre patrimonialização e musealização |
title |
Viola de cocho: delineamentos sobre patrimonialização e musealização |
spellingShingle |
Viola de cocho: delineamentos sobre patrimonialização e musealização Souza, Celeste Crispina Melo de Humanas Viola de Cocho Patrimonialização Musealização Patrimônio imaterial |
title_short |
Viola de cocho: delineamentos sobre patrimonialização e musealização |
title_full |
Viola de cocho: delineamentos sobre patrimonialização e musealização |
title_fullStr |
Viola de cocho: delineamentos sobre patrimonialização e musealização |
title_full_unstemmed |
Viola de cocho: delineamentos sobre patrimonialização e musealização |
title_sort |
Viola de cocho: delineamentos sobre patrimonialização e musealização |
author |
Souza, Celeste Crispina Melo de |
author_facet |
Souza, Celeste Crispina Melo de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ballardo, Luciana Messeder |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ballardo , Luciana Messeder |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Silva, Anna Paula da |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Santana, Roberta Fróes de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Celeste Crispina Melo de |
contributor_str_mv |
Ballardo, Luciana Messeder Ballardo , Luciana Messeder Silva, Anna Paula da Santana, Roberta Fróes de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Humanas |
topic |
Humanas Viola de Cocho Patrimonialização Musealização Patrimônio imaterial |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Viola de Cocho Patrimonialização Musealização Patrimônio imaterial |
description |
Este trabalho analisa como ocorre a aproximação e/ou o distanciamento entre as duas ações de registro da viola de cocho, contextualiza o problema de pesquisa e fornece subsídios para a justificativa de exploração da concepção de musealização da Coleção Emília Biancardi, que conta com atividades presenciais da colecionadora do Centro Cultural Solar Ferrão. Em vista disso, esta pesquisa visa compreender: os aspectos que direcionaram o processo de musealização da viola, a partir dos pontos de aproximação entre os dois registros, abordando o saber-fazer da viola de cocho; o processo de patrimonialização do instrumento; a trajetória da musealização do objeto; os pontos que se encontram e/ou se afastam da concepção de musealização de um bem material; e o registro de patrimonialização de um bem imaterial a partir de estudo de caso da viola de cocho. Portanto, analisar um patrimônio cultural imaterial envolve tratar de um campo complexo de conhecimento e relação política, devido às várias nuances de todos os seus emaranhados aspectos. Assim, um objeto em um museu, considerado um patrimônio, não é apenas um item de uma coleção, mas uma peça que teve e tem uma trajetória histórica dentro da instituição de guarda. Em relação ao procedimento, a metodologia é um estudo de caso, uma vez que se trata do estudo de um objeto específico de uma coleção, buscando explorar, através de teorias, seu real contexto sociológico. Deste modo, o objetivo deste trabalho é contribuir para o esclarecimento de pessoas que buscam entender e aprender mais sobre os objetos de museu e o meio social em que este está inserido, compreendendo cada processo a que essas peças se submetem para tornarem-se patrimônios imateriais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-07T13:58:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-08-07T13:58:58Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-07-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Bacharelado info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37562 |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37562 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia MUSEOLOGIA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia MUSEOLOGIA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37562/4/REVISADO%20-%203Monografia%20Celeste%20vFina-06-07%282%29.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37562/1/REVISADO%20-%203Monografia%20Celeste%20vFina-06-07%282%29.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37562/2/license_rdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37562/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b6f79da102ec1f8bdd0345bca0bce51f f9de4f0467b8451dd65ba4f0497fefaf c4c98de35c20c53220c07884f4def27c 67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459670038249472 |