Dramaturgias em tempo presente: timeline da improvisação cênica da Companhia Ormeo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29110 |
Resumo: | Esta pesquisa está implicada na busca pela multiplicidade de modos de ver, relacionar e criar espaços e tempos no campo da arte da Improvisação. A contemporaneidade lida com o conhecimento e a informação de maneira complexa, de acordo com as relações entre objetividades e subjetividades. Os mesmos assuntos podem, devem e ganham desdobramentos distintos através de percursos variados. Desta observação e de estudos continuados sobre a Improvisação Cênica em tempo presente, se pretende, traçar um percurso dramatúrgico nas relações entre diferentes linguagens artísticas. A Dramaturgia parte dos embates entre corpo e ambiente que, em interação na cena em tempo presente, produzem camadas de semioses, termo conceitualizado pelo filósofo americano Peirce como a ação inteligente do signo. Estas camadas intersemióticas correspondem então à ideia de organização das cenas como em uma Timeline: programa de edição de imagens. Uma maneira específica de se pensar na Dramaturgia da Improvisação foi articulada com os seguintes autores: Peirce, Santaella, Santana, Greiner, Roubine, Aumont, Dubois e Machado. Considerou-se, por fim, que o modo com que o editor lida com as imagens audiovisuais e suas possibilidades de uso apresentamse, pela analogia à Timeline, como o modo do improvisador criar e organizar imagens cênicas. |
id |
UFBA-2_f9d123e8340ea02165e34ea70ae37e20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/29110 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Guimarães, Daniela BemficaGuimarães, Daniela BemficaSantana, Ivani Lúcia Oliveira deSantana, Ivani Lúcia Oliveira deMachado, ArlindoOliveira, Jacyan Castilho de2019-04-02T15:13:13Z2019-04-02T15:13:13Z2012http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29110Esta pesquisa está implicada na busca pela multiplicidade de modos de ver, relacionar e criar espaços e tempos no campo da arte da Improvisação. A contemporaneidade lida com o conhecimento e a informação de maneira complexa, de acordo com as relações entre objetividades e subjetividades. Os mesmos assuntos podem, devem e ganham desdobramentos distintos através de percursos variados. Desta observação e de estudos continuados sobre a Improvisação Cênica em tempo presente, se pretende, traçar um percurso dramatúrgico nas relações entre diferentes linguagens artísticas. A Dramaturgia parte dos embates entre corpo e ambiente que, em interação na cena em tempo presente, produzem camadas de semioses, termo conceitualizado pelo filósofo americano Peirce como a ação inteligente do signo. Estas camadas intersemióticas correspondem então à ideia de organização das cenas como em uma Timeline: programa de edição de imagens. Uma maneira específica de se pensar na Dramaturgia da Improvisação foi articulada com os seguintes autores: Peirce, Santaella, Santana, Greiner, Roubine, Aumont, Dubois e Machado. Considerou-se, por fim, que o modo com que o editor lida com as imagens audiovisuais e suas possibilidades de uso apresentamse, pela analogia à Timeline, como o modo do improvisador criar e organizar imagens cênicas.Submitted by Humberto Oliveira Junior (oliverbetoo@gmail.com) on 2019-03-30T20:25:58Z No. of bitstreams: 1 eBook_DANB16_Dança-SEAD-UFBA-2.pdf: 8712343 bytes, checksum: 7808fad148bd13df6cc41e906dcaa190 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-04-02T15:13:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 eBook_DANB16_Dança-SEAD-UFBA-2.pdf: 8712343 bytes, checksum: 7808fad148bd13df6cc41e906dcaa190 (MD5)Made available in DSpace on 2019-04-02T15:13:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 eBook_DANB16_Dança-SEAD-UFBA-2.pdf: 8712343 bytes, checksum: 7808fad148bd13df6cc41e906dcaa190 (MD5) Previous issue date: 2018SalvadorUFBAEscola de TeatroPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasBrasilDramaturgiaCorpoImprovisaçãoAudiovisualDramaturgias em tempo presente: timeline da improvisação cênica da Companhia Ormeoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDissertação Daniela Guimarães.pdfDissertação Daniela Guimarães.pdfapplication/pdf3946747https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29110/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Daniela%20Guimar%c3%a3es.pdf71148777a205246444c649715a8aa7dfMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29110/2/license.txt690bb9e0ab0d79c4ae420a800ae539f0MD52TEXTDissertação Daniela Guimarães.pdf.txtDissertação Daniela Guimarães.pdf.txtExtracted texttext/plain488568https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29110/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Daniela%20Guimar%c3%a3es.pdf.txtf2bdac732d25a8ecb05806dce45d98bcMD54ri/291102022-07-05 14:03:56.43oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:56Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Dramaturgias em tempo presente: timeline da improvisação cênica da Companhia Ormeo |
title |
Dramaturgias em tempo presente: timeline da improvisação cênica da Companhia Ormeo |
spellingShingle |
Dramaturgias em tempo presente: timeline da improvisação cênica da Companhia Ormeo Guimarães, Daniela Bemfica Dramaturgia Corpo Improvisação Audiovisual |
title_short |
Dramaturgias em tempo presente: timeline da improvisação cênica da Companhia Ormeo |
title_full |
Dramaturgias em tempo presente: timeline da improvisação cênica da Companhia Ormeo |
title_fullStr |
Dramaturgias em tempo presente: timeline da improvisação cênica da Companhia Ormeo |
title_full_unstemmed |
Dramaturgias em tempo presente: timeline da improvisação cênica da Companhia Ormeo |
title_sort |
Dramaturgias em tempo presente: timeline da improvisação cênica da Companhia Ormeo |
author |
Guimarães, Daniela Bemfica |
author_facet |
Guimarães, Daniela Bemfica |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Daniela Bemfica Guimarães, Daniela Bemfica |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santana, Ivani Lúcia Oliveira de |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Santana, Ivani Lúcia Oliveira de Machado, Arlindo Oliveira, Jacyan Castilho de |
contributor_str_mv |
Santana, Ivani Lúcia Oliveira de Santana, Ivani Lúcia Oliveira de Machado, Arlindo Oliveira, Jacyan Castilho de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dramaturgia Corpo Improvisação Audiovisual |
topic |
Dramaturgia Corpo Improvisação Audiovisual |
description |
Esta pesquisa está implicada na busca pela multiplicidade de modos de ver, relacionar e criar espaços e tempos no campo da arte da Improvisação. A contemporaneidade lida com o conhecimento e a informação de maneira complexa, de acordo com as relações entre objetividades e subjetividades. Os mesmos assuntos podem, devem e ganham desdobramentos distintos através de percursos variados. Desta observação e de estudos continuados sobre a Improvisação Cênica em tempo presente, se pretende, traçar um percurso dramatúrgico nas relações entre diferentes linguagens artísticas. A Dramaturgia parte dos embates entre corpo e ambiente que, em interação na cena em tempo presente, produzem camadas de semioses, termo conceitualizado pelo filósofo americano Peirce como a ação inteligente do signo. Estas camadas intersemióticas correspondem então à ideia de organização das cenas como em uma Timeline: programa de edição de imagens. Uma maneira específica de se pensar na Dramaturgia da Improvisação foi articulada com os seguintes autores: Peirce, Santaella, Santana, Greiner, Roubine, Aumont, Dubois e Machado. Considerou-se, por fim, que o modo com que o editor lida com as imagens audiovisuais e suas possibilidades de uso apresentamse, pela analogia à Timeline, como o modo do improvisador criar e organizar imagens cênicas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-04-02T15:13:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-04-02T15:13:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29110 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29110 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFBA Escola de Teatro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
UFBA Escola de Teatro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29110/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Daniela%20Guimar%c3%a3es.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29110/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29110/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Daniela%20Guimar%c3%a3es.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
71148777a205246444c649715a8aa7df 690bb9e0ab0d79c4ae420a800ae539f0 f2bdac732d25a8ecb05806dce45d98bc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459588071063552 |