Avaliação Institucional: implicações administrativas na gestão da Universidade Federal da Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jacqueline dos Santos
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10269
Resumo: O objetivo desta dissertação é investigar quais as implicações da avaliação institucional na esfera administrativa da gestão na Universidade Federal da Bahia a partir do Relatório de Auto-avaliação Institucional da UFBA – 2002/2005. A generalização das instituições de educação superior, as transformações sociais provocadas pelo processo de globalização da economia mundial e a mudança no modelo administrativo vigente (burocrática e autocrática) para outro democrático, flexível e participativo justificam o desenvolvimento deste estudo. Aborda a temática da avaliação da educação superior, trazendo conceitos de avaliação e avaliação institucional, o histórico da avaliação institucional no Brasil, além de apresentar as diretrizes para a avaliação superior no país, na atualidade. Aborda, ainda, as relações entre os termos gestão e administração e a vinculação entre a gestão e a avaliação institucional para o processo de tomada de decisão em todos os setores de uma instituição, principalmente nas questões de cunho administrativo. Discutem-se algumas experiências de auto-avaliação em universidades públicas brasileiras e, principalmente na UFBA, onde se dá a investigação. A pesquisa desenvolveu-se no âmbito dos órgãos da administração central e unidades de ensino da Universidade Federal da Bahia, na perspectiva metodológica quali- quantitativa. Procurou-se atingir o objetivo da pesquisa realizando entrevistas com os gestores principais e aplicação de questionários aos professores em cargos administrativos e funcionários chefes de setores dos órgãos e unidades investigadas. A pesquisa indica que a resolução dos problemas apontados no Relatório de Auto-avaliação Institucional da UFBA 2002-2005 muitas vezes não se encontram no âmbito da gestão da Universidade; todos os gestores entrevistados tanto nos órgãos da administração central quanto nas unidades de ensino reconhecem, pelo menos em teoria, a valor da avaliação institucional para a gestão, mas as ações práticas decorrentes do processo de auto-avaliação são diferenciadas; dentre outros. Embora a avaliação seja reconhecida como elemento importante para o desenvolvimento da instituição e consecução dos objetivos institucionais, esta ainda é pouco utilizada para o processo de tomada de decisão na UFBA tanto na esfera dos órgãos da administração central quanto nas unidades de ensino pesquisadas, tendo o relatório de auto-avaliação do período 2002-2005 pouca implicação na esfera administrativa da gestão na Universidade.
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Aborda, ainda, as relações entre os termos gestão e administração e a vinculação entre a gestão e a avaliação institucional para o processo de tomada de decisão em todos os setores de uma instituição, principalmente nas questões de cunho administrativo. Discutem-se algumas experiências de auto-avaliação em universidades públicas brasileiras e, principalmente na UFBA, onde se dá a investigação. A pesquisa desenvolveu-se no âmbito dos órgãos da administração central e unidades de ensino da Universidade Federal da Bahia, na perspectiva metodológica quali- quantitativa. Procurou-se atingir o objetivo da pesquisa realizando entrevistas com os gestores principais e aplicação de questionários aos professores em cargos administrativos e funcionários chefes de setores dos órgãos e unidades investigadas. A pesquisa indica que a resolução dos problemas apontados no Relatório de Auto-avaliação Institucional da UFBA 2002-2005 muitas vezes não se encontram no âmbito da gestão da Universidade; todos os gestores entrevistados tanto nos órgãos da administração central quanto nas unidades de ensino reconhecem, pelo menos em teoria, a valor da avaliação institucional para a gestão, mas as ações práticas decorrentes do processo de auto-avaliação são diferenciadas; dentre outros. Embora a avaliação seja reconhecida como elemento importante para o desenvolvimento da instituição e consecução dos objetivos institucionais, esta ainda é pouco utilizada para o processo de tomada de decisão na UFBA tanto na esfera dos órgãos da administração central quanto nas unidades de ensino pesquisadas, tendo o relatório de auto-avaliação do período 2002-2005 pouca implicação na esfera administrativa da gestão na Universidade.Submitted by Edileide Reis (leyde-landy@hotmail.com) on 2013-04-25T14:22:50Z No. of bitstreams: 1 Jacqueline Silva.pdf: 899354 bytes, checksum: 60b55002f05eb9926e0242042f4a0ba3 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora Lopes(silopes@ufba.br) on 2013-05-03T19:07:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Jacqueline Silva.pdf: 899354 bytes, checksum: 60b55002f05eb9926e0242042f4a0ba3 (MD5)Made available in DSpace on 2013-05-03T19:07:24Z (GMT). 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