A comunicação cientifica na ciência da informação: análise das temáticas das dissertações aprovadas no curso de Mestrado em Ciência da Informação – PPGCI/UFBA no período de 2001/2012

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Cátia Duarte Andrade de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18177
Resumo: A pesquisa foi realizada com o objetivo de analisar as dissertações aprovadas no mestrado em Ciência da Informação do PPGCI/UFBA, no período de 2001 a 2012, de forma a identificar tendências temáticas destas dissertações. Para isso, procedeu-se, inicialmente, ao levantamento das dissertações em quatro diferentes ambientes (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFBA, Repositório Institucional da UFBA, Biblioteca do ICI/UFBA e Biblioteca Universitária Reitor Macedo Costa), localizando 113 dissertações, de onde foram coletados os dados pertinentes para embasar a posterior classificação em Categorias temáticas e Subcategorias temáticas. Em seguida, fez-se a relação das linhas de pesquisa do mestrado ao longo do período investigado, com uma abordagem da história do PPGCI/UFBA. A análise dos dados foi quali-quantitativa: isto é, utilizou-se a análise de conteúdo, para realizar a categorização temática, e a análise estatística, para quantificar os dados coletados. Ademais, continuou-se a análise, por meio da interpretação dos dados apresentados nas tabelas, quadros e gráficos. A análise das categorias e subcategorias temáticas das dissertações no período compreendido entre 2001 a 2012 revelou que nos anos de 2005 a 2008, a categoria temática mais recorrente foi “Relação entre a informação, suas tecnologias e estruturas organizacionais”, e que as categorias temáticas mais recorrentes nos anos de 2009 a 2012 foram “Infraestrutura e políticas de acesso e controle da informação, do documento e das tecnologias intelectuais” e “Competências informacionais e de programas de letramento e inclusão digital, comportamentos e hábitos informacionais”. Enquanto que a subcategoria temática mais recorrente é “Tecnologias da Informação”, com 39 ocorrências.
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Em seguida, fez-se a relação das linhas de pesquisa do mestrado ao longo do período investigado, com uma abordagem da história do PPGCI/UFBA. A análise dos dados foi quali-quantitativa: isto é, utilizou-se a análise de conteúdo, para realizar a categorização temática, e a análise estatística, para quantificar os dados coletados. Ademais, continuou-se a análise, por meio da interpretação dos dados apresentados nas tabelas, quadros e gráficos. A análise das categorias e subcategorias temáticas das dissertações no período compreendido entre 2001 a 2012 revelou que nos anos de 2005 a 2008, a categoria temática mais recorrente foi “Relação entre a informação, suas tecnologias e estruturas organizacionais”, e que as categorias temáticas mais recorrentes nos anos de 2009 a 2012 foram “Infraestrutura e políticas de acesso e controle da informação, do documento e das tecnologias intelectuais” e “Competências informacionais e de programas de letramento e inclusão digital, comportamentos e hábitos informacionais”. Enquanto que a subcategoria temática mais recorrente é “Tecnologias da Informação”, com 39 ocorrências.ABSTRACT This work aims to analyze Master’s dissertations approved in the Information Science Postgraduate Program from PPGCI/UFBA, in the period from 2001 to 2012, in order to identify thematic tendencies of these dissertations. First, it was made a survey of the dissertations available on four different places: UFBA’s Theses and Dissertations Database, UFBA’s Institutional Repository, ICI’s Library and Reitor Macedo Costa University Library. It was found 113 dissertations from which were collected relevant data to support subsequent classification into thematic categories and subcategories. Then, it was made a relation between the ICI’s Master research lines and the history of PPGCI/UFBA, over the period analyzed. Data analysis was qualitative and quantitative: it was applied content analysis to perform the thematic categorization and statistical analysis to quantify the collected data. The analysis continued by interpreting the data collected, which were disposed in tables, charts and graphs. The analysis of thematic categories and subcategories of the Master’s dissertations showed that between 2005 and 2008 the most recurrent thematic category was “The relation between information, its technologies and organizational structures”; while from 2009 to 2012 it was “Infrastructure and access and information control policies of document and intellectual technologies” and “Informational skills and literacy programs and digital inclusion, informational behaviors and habits.” On the other hand, the most recurrent thematic subcategory was “Information Technologies”, with 39 occurrences.Submitted by Valdinei Souza (neisouza@hotmail.com) on 2015-10-07T20:50:42Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - CATIA DUARTE ANDRADE DE SANTANA.pdf: 1978967 bytes, checksum: facd529248b876f3b40a5595aca8451b (MD5)Approved for entry into archive by Urania Araujo (urania@ufba.br) on 2015-10-29T18:46:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - CATIA DUARTE ANDRADE DE SANTANA.pdf: 1978967 bytes, checksum: facd529248b876f3b40a5595aca8451b (MD5)Made available in DSpace on 2015-10-29T18:46:50Z (GMT). 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