Babá Egum: culto e cuidado ancestral afro-brasileiro na Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cassio Oliveira dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39156
Resumo: O objetivo desta dissertação é analisar a relação entre vivos e mortos, que é engendrada ritualisticamente no culto de babá egum na Bahia, especificamente, em Salvador e na Ilha de Itaparica. A análise parte da concepção iorubá de morte como continuidade. Abordo neste estudo, os elementos constituintes dessa prática religiosa afro-brasileira, ressaltando os caminhos que dão acesso a um sistema de participação dos rituais, que podem ser assegurados pela consanguinidade com os fundadores e líderes dos terreiros ou por múltiplos gatilhos como enfermidade, herança ou escolha ancestral. Os dados recolhidos na pesquisa empírica, aliados a uma teoria socio-antropológica darão base para discussões acerca das noções de parentesco, ancestralidade, tradição e gênero. Assim, a dinâmica de cuidado mútuo entre os ancestrais masculinos divinizados e a comunidade religiosa, que se dedica em manter ininterrupta essa conexão, é o fio condutor deste trabalho.
id UFBA-2_fa967feaab4533bd89f4c81a30823b42
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/39156
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2024-03-06T11:10:10Z2024-03-06T11:10:10Z2020-12-11https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39156O objetivo desta dissertação é analisar a relação entre vivos e mortos, que é engendrada ritualisticamente no culto de babá egum na Bahia, especificamente, em Salvador e na Ilha de Itaparica. A análise parte da concepção iorubá de morte como continuidade. Abordo neste estudo, os elementos constituintes dessa prática religiosa afro-brasileira, ressaltando os caminhos que dão acesso a um sistema de participação dos rituais, que podem ser assegurados pela consanguinidade com os fundadores e líderes dos terreiros ou por múltiplos gatilhos como enfermidade, herança ou escolha ancestral. Os dados recolhidos na pesquisa empírica, aliados a uma teoria socio-antropológica darão base para discussões acerca das noções de parentesco, ancestralidade, tradição e gênero. Assim, a dinâmica de cuidado mútuo entre os ancestrais masculinos divinizados e a comunidade religiosa, que se dedica em manter ininterrupta essa conexão, é o fio condutor deste trabalho.The objective of this dissertation is to analyze the relationship between the living and the dead, which is ritualistically engendered in the worship of babá egum in Bahia, more specifically, in Salvador and on Itaparica Island. The analysis starts from the iorubá understanding of death as continuity. In this study, I consider the constitutive elements of this Afro-Brazilian religious practice, highlighting the pathways that give access to the system of participation in the rituals, which can be guaranteed through consanguinity with the founders and leaders of the terreiros or via multiple triggers such as sickness, heritage or ancestral choice. The findings gathered in the empirical research, together with the socio-anthropological theory, ground the discussions regarding kinship, ancestry, tradition and gender. In this manner, the dynamics of mutual care between the deified male ancestors and the religious community, which dedicates itself to continuously maintaining this connection, is the guiding thread of this research.CAPESporUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) UFBABrasilFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)Afro-Brazilian religionsWorship of egunsAncestryRitualsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIAReligião afro-brasileiraCulto dos egunsAncestralidadeRituaisBabá Egum: culto e cuidado ancestral afro-brasileiro na BahiaBabá Egum: worship and afro-brazilian ancestral care in BahiaMestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRabelo, Miriam Cristina Marciliohttp://lattes.cnpq.br/7239267596119717Rabelo, Miriam Cristina Marciliohttp://lattes.cnpq.br/7239267596119717Lima, Fabio Baptistahttp://lattes.cnpq.br/8052212014011975Duccini, Lucianahttp://lattes.cnpq.br/4955543481325525https://lattes.cnpq.br/6981414773538482Santos, Cassio Oliveira dosALMEIDA, Miguel Vale de. Senhores de si: uma interpretação antropológica da masculinidade. 2. Ed. Lisboa: Fim de século, 2000. BASTIDE, Roger. O candomblé da Bahia: rito nagô. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1961. _________. Estudos Afro-brasileiros. São Paulo: Perspectiva, 1973. BRAGA, Julio. Ancestralidade afro-brasileira: o culto de babá egum. 2. ed. Salvador: EDUFBA/Ianamá, 1995. 142p. CARSTEN, Janet. Introduction: Cultures of Relatedness. In: CARSTEN, Janet. (Org.). Cultures of Relatedness: New Approaches to the Study of Kinship. Cambridge: Cambridge University Press, 2000, p. 1-36. CASTILLO, Lisa Earl. Entre a oralidade e a escrita: a etnografia nos candomblés da Bahia. Salvador: Salvador: EDUFBA, 2010. CONCEIÇÃO, Joanice Santos. Duas metades uma existência: produção de masculinidades e feminilidades na Irmandade da Boa Morte e no culto de Babá Egum. Tese de doutorado - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. CONNELL, Robert W; MESSERSCHMIDT, James W. Masculinidade hegemônica: repensando o conceito. Estudos feministas. Florianópolis, jan-abr/2013. __________. La organización social de la masculinidad. Biblioteca virtual de ciências sociales. Disponível em <<http://www.cholonautas.edu.pe>>. Acesso em: out. 2020. COSTA LIMA, Vivaldo da. A família de santo nos candomblés Jeje-Nagôs da Bahia: um estudo de relações intra-grupais. 1977. 208f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 1971. DREWAL, Margaret Tompson. Yoruba ritual: performes, play, agency. Bloomington: Indiana University Press, 1992. FLAKSMAN, Clara. “De sangue” e “de santo”: o parentesco no candomblé. In: Encontro Anual da ANPOCS, 40, 2016, Caxambu. Anais Eletrônicos... São Paulo: ANPOCS, 2016. Disponível em: <http://www.anpocs.com/index.php/encontros/papers/40-encontro-anual-da-anpocs/st-10/st01-8/10132-de-sangue-e-de-santo-o-parentesco-no candomble?format=html&path=40-encontro-anual-da-anpocs/st-10/st01-8>. Acesso em: jun. 2020. GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LCT, 2008. 323p. GOLDMAN, Marcio. “Formas do saber e modos do ser: observações sobre multiplicidade e ontologia no candomblé”. Religião e sociedade, 25 (2). Rio de Janeiro: Instituto de Estudos da Religião, 2005, pp. 102-120. KIMMELL, Michael S. A produção simultânea de masculinidades hegemônicas e subalternas. Horizontes Antropológicos. Porto Alegre, 1998. KOPYTOFF, Igor. “Ancestors as elder in Africa”, Africa, Londres: Oxford University, 1971. LIMA, Fábio. Diáspora e ancestralidade. Salvador: Kawo-Kabiyesile, 2015. 150p. ___________. A emoção no Axexê, rito mortuário, no candomblé da Bahia. Texto apresentado na reunião do grupo de pesquisa. 2020 PARÉS, Luis Nicolau. A formação do Candomblé: história e ritual da nação jeje na Bahia. Campinas: Editora da Unicamp, 2006. 392p. _______. O mundo atlântico e constituição da hegemonia nagô no candomblé baiano. Esboços, Santa Catarina, v.17, n.23, 2010. PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos orixás. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. RABELO, Miriam. Aprender a ver no candomblé. Horizontes Antropológicos. Porto Alegre, ano 21, n. 44, p. 229-251, jul./dez. 2015. SANT’ANNA SOBRINHO, José. Terreiros Egu´ngún: um culto ancestral afro-brasileiro. Salvador: EDUFBA, 2015. 286p. SANTOS, Juana Elbein dos. Os nagô e a morte: padê, àsésé e o culto egun na Bahia. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2012. SILVA, Vagner Gonçalves da. O antropólogo e sua magia: trabalho de campo e texto etnográfico nas pesquisas antropológicas sobre religiões afro-brasileiras. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. SILVEIRA, Renato da. O candomblé da Barroquinha: processo de constituição do primeiro terreiro baiano de keto. Salvador: Maianga, 2006. TURNER, Victor. Floresta de símbolos: aspectos do ritual Ndembu. Tradução de Paulo Gabriel da Rocha Pinto. Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2005. 488p. VELAME, Fábio. A arquitetura do terreiro de candomblé de culto aos egum: o omo ilê Aboulá um templo de ancestralidade afro-brasileira. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal da Bahia. 2007. VERGER, Pierre Fatumbi. Grandeza e Decadência do Culto de Íyámi Òsoróngà (Minha Mãe Feiticeira) entre os Yorùbá. In: MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de. As Senhoras do Pássaro da Noite. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Axis Mundi, 1994. ZIEGLER, Jean. Os vivos e a morte: “uma sociologia da morte” no ocidente e na diáspora africana no Brasil, e seus mecanismos culturais. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.reponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALCassio Santos - dissertação.pdfCassio Santos - dissertação.pdfapplication/pdf1334667https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39156/1/Cassio%20Santos%20-%20disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf786e893ecfb6377301af32457aae95a5MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1720https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39156/2/license.txtd9b7566281c22d808dbf8f29ff0425c8MD52open accessri/391562024-03-06 08:10:10.399open accessoai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322024-03-06T11:10:10Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Babá Egum: culto e cuidado ancestral afro-brasileiro na Bahia
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Babá Egum: worship and afro-brazilian ancestral care in Bahia
title Babá Egum: culto e cuidado ancestral afro-brasileiro na Bahia
spellingShingle Babá Egum: culto e cuidado ancestral afro-brasileiro na Bahia
Santos, Cassio Oliveira dos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Religião afro-brasileira
Culto dos eguns
Ancestralidade
Rituais
Afro-Brazilian religions
Worship of eguns
Ancestry
Rituals
title_short Babá Egum: culto e cuidado ancestral afro-brasileiro na Bahia
title_full Babá Egum: culto e cuidado ancestral afro-brasileiro na Bahia
title_fullStr Babá Egum: culto e cuidado ancestral afro-brasileiro na Bahia
title_full_unstemmed Babá Egum: culto e cuidado ancestral afro-brasileiro na Bahia
title_sort Babá Egum: culto e cuidado ancestral afro-brasileiro na Bahia
author Santos, Cassio Oliveira dos
author_facet Santos, Cassio Oliveira dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rabelo, Miriam Cristina Marcilio
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7239267596119717
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rabelo, Miriam Cristina Marcilio
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7239267596119717
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Lima, Fabio Baptista
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8052212014011975
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Duccini, Luciana
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4955543481325525
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv https://lattes.cnpq.br/6981414773538482
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Cassio Oliveira dos
contributor_str_mv Rabelo, Miriam Cristina Marcilio
Rabelo, Miriam Cristina Marcilio
Lima, Fabio Baptista
Duccini, Luciana
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Religião afro-brasileira
Culto dos eguns
Ancestralidade
Rituais
Afro-Brazilian religions
Worship of eguns
Ancestry
Rituals
dc.subject.por.fl_str_mv Religião afro-brasileira
Culto dos eguns
Ancestralidade
Rituais
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Afro-Brazilian religions
Worship of eguns
Ancestry
Rituals
description O objetivo desta dissertação é analisar a relação entre vivos e mortos, que é engendrada ritualisticamente no culto de babá egum na Bahia, especificamente, em Salvador e na Ilha de Itaparica. A análise parte da concepção iorubá de morte como continuidade. Abordo neste estudo, os elementos constituintes dessa prática religiosa afro-brasileira, ressaltando os caminhos que dão acesso a um sistema de participação dos rituais, que podem ser assegurados pela consanguinidade com os fundadores e líderes dos terreiros ou por múltiplos gatilhos como enfermidade, herança ou escolha ancestral. Os dados recolhidos na pesquisa empírica, aliados a uma teoria socio-antropológica darão base para discussões acerca das noções de parentesco, ancestralidade, tradição e gênero. Assim, a dinâmica de cuidado mútuo entre os ancestrais masculinos divinizados e a comunidade religiosa, que se dedica em manter ininterrupta essa conexão, é o fio condutor deste trabalho.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-06T11:10:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-03-06T11:10:10Z
dc.type.driver.fl_str_mv Mestrado Acadêmico
info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39156
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv ALMEIDA, Miguel Vale de. Senhores de si: uma interpretação antropológica da masculinidade. 2. Ed. Lisboa: Fim de século, 2000. BASTIDE, Roger. O candomblé da Bahia: rito nagô. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1961. _________. Estudos Afro-brasileiros. São Paulo: Perspectiva, 1973. BRAGA, Julio. Ancestralidade afro-brasileira: o culto de babá egum. 2. ed. Salvador: EDUFBA/Ianamá, 1995. 142p. CARSTEN, Janet. Introduction: Cultures of Relatedness. In: CARSTEN, Janet. (Org.). Cultures of Relatedness: New Approaches to the Study of Kinship. Cambridge: Cambridge University Press, 2000, p. 1-36. CASTILLO, Lisa Earl. Entre a oralidade e a escrita: a etnografia nos candomblés da Bahia. Salvador: Salvador: EDUFBA, 2010. CONCEIÇÃO, Joanice Santos. Duas metades uma existência: produção de masculinidades e feminilidades na Irmandade da Boa Morte e no culto de Babá Egum. Tese de doutorado - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. CONNELL, Robert W; MESSERSCHMIDT, James W. Masculinidade hegemônica: repensando o conceito. Estudos feministas. Florianópolis, jan-abr/2013. __________. La organización social de la masculinidad. Biblioteca virtual de ciências sociales. Disponível em <<http://www.cholonautas.edu.pe>>. Acesso em: out. 2020. COSTA LIMA, Vivaldo da. A família de santo nos candomblés Jeje-Nagôs da Bahia: um estudo de relações intra-grupais. 1977. 208f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 1971. DREWAL, Margaret Tompson. Yoruba ritual: performes, play, agency. Bloomington: Indiana University Press, 1992. FLAKSMAN, Clara. “De sangue” e “de santo”: o parentesco no candomblé. In: Encontro Anual da ANPOCS, 40, 2016, Caxambu. Anais Eletrônicos... São Paulo: ANPOCS, 2016. Disponível em: <http://www.anpocs.com/index.php/encontros/papers/40-encontro-anual-da-anpocs/st-10/st01-8/10132-de-sangue-e-de-santo-o-parentesco-no candomble?format=html&path=40-encontro-anual-da-anpocs/st-10/st01-8>. Acesso em: jun. 2020. GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LCT, 2008. 323p. GOLDMAN, Marcio. “Formas do saber e modos do ser: observações sobre multiplicidade e ontologia no candomblé”. Religião e sociedade, 25 (2). Rio de Janeiro: Instituto de Estudos da Religião, 2005, pp. 102-120. KIMMELL, Michael S. A produção simultânea de masculinidades hegemônicas e subalternas. Horizontes Antropológicos. Porto Alegre, 1998. KOPYTOFF, Igor. “Ancestors as elder in Africa”, Africa, Londres: Oxford University, 1971. LIMA, Fábio. Diáspora e ancestralidade. Salvador: Kawo-Kabiyesile, 2015. 150p. ___________. A emoção no Axexê, rito mortuário, no candomblé da Bahia. Texto apresentado na reunião do grupo de pesquisa. 2020 PARÉS, Luis Nicolau. A formação do Candomblé: história e ritual da nação jeje na Bahia. Campinas: Editora da Unicamp, 2006. 392p. _______. O mundo atlântico e constituição da hegemonia nagô no candomblé baiano. Esboços, Santa Catarina, v.17, n.23, 2010. PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos orixás. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. RABELO, Miriam. Aprender a ver no candomblé. Horizontes Antropológicos. Porto Alegre, ano 21, n. 44, p. 229-251, jul./dez. 2015. SANT’ANNA SOBRINHO, José. Terreiros Egu´ngún: um culto ancestral afro-brasileiro. Salvador: EDUFBA, 2015. 286p. SANTOS, Juana Elbein dos. Os nagô e a morte: padê, àsésé e o culto egun na Bahia. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2012. SILVA, Vagner Gonçalves da. O antropólogo e sua magia: trabalho de campo e texto etnográfico nas pesquisas antropológicas sobre religiões afro-brasileiras. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. SILVEIRA, Renato da. O candomblé da Barroquinha: processo de constituição do primeiro terreiro baiano de keto. Salvador: Maianga, 2006. TURNER, Victor. Floresta de símbolos: aspectos do ritual Ndembu. Tradução de Paulo Gabriel da Rocha Pinto. Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2005. 488p. VELAME, Fábio. A arquitetura do terreiro de candomblé de culto aos egum: o omo ilê Aboulá um templo de ancestralidade afro-brasileira. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal da Bahia. 2007. VERGER, Pierre Fatumbi. Grandeza e Decadência do Culto de Íyámi Òsoróngà (Minha Mãe Feiticeira) entre os Yorùbá. In: MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de. As Senhoras do Pássaro da Noite. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Axis Mundi, 1994. ZIEGLER, Jean. Os vivos e a morte: “uma sociologia da morte” no ocidente e na diáspora africana no Brasil, e seus mecanismos culturais. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) 
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39156/1/Cassio%20Santos%20-%20disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39156/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 786e893ecfb6377301af32457aae95a5
d9b7566281c22d808dbf8f29ff0425c8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459363339206656