Escrita e reescrita de uma memória: madre Jerónima de la Asunción (1556-1630), uma monja missionária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago, Igor
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39115
Resumo: Nas primeiras décadas do século XVII, uma freira por nome Jerónima de la Asunción liderou uma expedição conventual feminina em Manila, nas Filipinas. Ela e suas companheiras saíram de Toledo, na Espanha, e viajaram entre o Atlântico e Pacífico durante um ano e meio, tendo feito uma escala na América, na Nova Espanha. Sobre essa trajetória, foram escritos alguns textos na primeira metade daquela centúria e, dentre eles, um de autoria de uma das freiras que participaram daquela jornada, a madre Ana de Christo. Esta dissertação cuida em especial da construção da memória sobre a comandante dessa fundação conventual e algumas das formas pelas quais esses autores articularam em torno dela uma imagem de monja missionária, dentre outros argumentos que viessem a corroborar com sua fama de santidade e o endosso do seu processo de beatificação, iniciado pouco tempo depois do seu falecimento, em 1630. Em um contexto que impelia as mulheres a duas alternativas de vida, o convento e o casamento, o exemplo proposto e perpetuado por madre Jerónima e suas companheiras pode ser compreendido à luz da inúmeras alternativas que mulheres católicas procuraram delinear com vistas a uma maior autonomia e liberdade. Partindo das biografias devotas redigidas sobre essa monja, este trabalho busca compreender o manejo das memórias em torno dela e como os topoi agenciados nesses escritos se coadunavam com as expectativas confessionais do período, além de sondar se, mesmo em meio a esse processo normalizador, a exploração de algumas brechas possibilitaram - a ela e a muitas outras religiosas - a construção e o acesso a espaços de poder e autoridade dentro do mundo masculinizado do catolicismo.
id UFBA-2_fb0cc75e264d689b23dba3c9f9be6cf1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/39115
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2024-02-28T14:35:36Z2024-02-28T14:35:36Z2024-01-29SANTIAGO, Igor. Escrita e reescrita de uma memória: madre Jerónima de la Asunción (1556-1630), uma monja missionária. Dissertação (Mestrado em História Social). Programa de Pós-Graduação em História, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2024, 114 p.https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39115Nas primeiras décadas do século XVII, uma freira por nome Jerónima de la Asunción liderou uma expedição conventual feminina em Manila, nas Filipinas. Ela e suas companheiras saíram de Toledo, na Espanha, e viajaram entre o Atlântico e Pacífico durante um ano e meio, tendo feito uma escala na América, na Nova Espanha. Sobre essa trajetória, foram escritos alguns textos na primeira metade daquela centúria e, dentre eles, um de autoria de uma das freiras que participaram daquela jornada, a madre Ana de Christo. Esta dissertação cuida em especial da construção da memória sobre a comandante dessa fundação conventual e algumas das formas pelas quais esses autores articularam em torno dela uma imagem de monja missionária, dentre outros argumentos que viessem a corroborar com sua fama de santidade e o endosso do seu processo de beatificação, iniciado pouco tempo depois do seu falecimento, em 1630. Em um contexto que impelia as mulheres a duas alternativas de vida, o convento e o casamento, o exemplo proposto e perpetuado por madre Jerónima e suas companheiras pode ser compreendido à luz da inúmeras alternativas que mulheres católicas procuraram delinear com vistas a uma maior autonomia e liberdade. Partindo das biografias devotas redigidas sobre essa monja, este trabalho busca compreender o manejo das memórias em torno dela e como os topoi agenciados nesses escritos se coadunavam com as expectativas confessionais do período, além de sondar se, mesmo em meio a esse processo normalizador, a exploração de algumas brechas possibilitaram - a ela e a muitas outras religiosas - a construção e o acesso a espaços de poder e autoridade dentro do mundo masculinizado do catolicismo.In the first decades of the seventeenth century, a nun named Jerónima de la Asunción led a convent expedition of women in Manila, Philippines. She and her companions left Toledo, Spain, and traveled across the Atlantic and the Pacific for a year and a half, stopping on the way in America, in New Spain. Several texts written in the first half of that century memorialize this journey, among them, one written by a nun who was part of the expedition, mother Ana de Cristo. This dissertation focuses on the textual construction of memory around the leader of this overseas conventual founding, and in particular on the ways in which her biographers painted an image of her as a missionary nun, among other arguments put forward in support of her holiness and the case for her beautification, a process which began shortly after her death in 1630. In a world where women were left to choose between convent or marriage, the example set by madre Jerónima and her companions can be understood as part of a larger effort on the part of catholic women to outline alternatives and secure greater autonomy and freedom. Starting from the devout biographies written about Jerónima, this work seeks to understand the management of memories around her and how the topoi used in these texts responded to confessional expectations of the period. In addition, it will probe whether, even in the midst of this normalizing process, the identification and exploitation of certain loopholes enabled her and other religious women to build and access spaces of power and authority within the masculinized word of catholicism.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em História (PPGH) UFBABrasilFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)Devout biographyFemale missionaryReligious historyJerónima de la Asunción (1556-1630)História ModernaHistória ReligiosaHistória das MulheresHistória das Relações de GêneroHistória da Leitura e da EscritaHistória Conventual FemininaBiografia devotaMissionação femininaHistória religiosaJerónima de la Asunción (1556-1630)Escrita e reescrita de uma memória: madre Jerónima de la Asunción (1556-1630), uma monja missionáriaMestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPacheco, Moreno Labordahttp://lattes.cnpq.br/8499860257622280Palomo del Barrio, Federicohttps://orcid.org/0000-0003-4120-9938Souza, George Evergton Saleshttp://lattes.cnpq.br/2934510984503951Bellini, Lígiahttp://lattes.cnpq.br/2961645329761650Pacheco, Moreno Labordahttps://orcid.org/0000-0002-4692-1791http://lattes.cnpq.br/5191254857848445Santiago, IgorMSLiv n° 846 – AMOR DIVINO, Ana Maria do. Memórias históricas do Real Convento de Jesus de Setûbal. Tomo I. Setúbal, Mss., 1796-1803. CHRISTO, Ana de. Historia de nuestra santa madre Jerónima de la Asunción. Manila, Mss., 1623-1629. Filipinas, 85, n° 86, Carta del convento de Santa Clara sobre agravios del gobernador Hurtado de Corcuera. 30 de junho de 1636. Cód. 11404 – SÃO JOÃO, Leonor de. Tratado da antiga e curiosa fundação do Convento de Jesus de Setúbal. Setúbal, Mss., 1630-1644. K-III-13 – EVANGELISTA, María. Comiença la vida y fin de la bien aventurada virgen Sancta Juana de la Cruz monja que fue professa de quatro Botos en la orden del señor sant Francisco en la qual viuio perfecta y sanctamente. Cubas, Mss., ca. 1534. ABREU, Sebastião de. Vida e virtudes do admirável padre Joam Cardim, da Companhia de Jesu, português natural de Vianna de Alentejo. Em Évora: Na Officina desta Universidad, 1659. Constituiçoens geraes para todas as freiras e religiosas sogeitas à obediência da Ordem de N. P. S. Francisco, nesta familia Cismontana: de novo recopiladas das antigas; e acrescentadas com acordo, consentimento, & approvação do Capítulo Geral, celebrado em Roma a 11 de Junho de 1639. Lisboa: Na Officina de Miguel Deslandes, 1693.DAZA, António. Historia, Vida y Milagros, extasis, y Revelaciones de la Bienaventurada Virgen Sor Juana de la Cruz, de la Tercera Orden de Nuestro Serafico P. S. Francisco. Lérida: Por Luys Manescal, 1613. ILHA, Manuel da. Narrativa da Custódia de Santo Antônio do Brasil, 1584-1621. Petrópolis: Vozes, 1975. LEÓN, Luys de. La perfecta casada. En Salamanca: Iuan Fernandes, 1584. LETONA, Bartholomé de. Perfecta Religiosa. En Puebla: por la Viuda de Juan de Borja, 1662. MACHADO, Diogo Barbosa. Bibliotheca Lusitana Historica, Critica, e Cronologica. Tomo III. Lisboa: Na Officina de Ignacio Rodrigues, 1752. MARTINEZ, Domingo. Compendio historico de la apostolica provincia de San Gregorio de Philipinas, de religiosos menores descalzos de N. P. San Francisco, en que se declaran sus heroycas empressas para dilatación de nuestra santa fé, por vários reinos y provincias del Assia. En Madrid: Viuda de Manuel Fernandez, 1756. NAVARRO, Pedro. Favores de el Rey de el cielo, hechos a su esposa la Santa Juana de la Cruz, Religiosa de la Orden tercera de Penitencia de N. P. S. Francisco. En Madrid: Por Thomas Iunti, 1622. O sacrosanto, e ecumenico Concilio de Trento em latim, e portuguez. Tomo II. Lisboa: Na Officina de Francisco Luiz Ameno, 1781. PALMA, Joan. Vida de la Serenissima Infanta Sor Margarita de la Cruz, religiosa Descalza de S. Clara. En Sevilla: por Nicolas Rodriguez de Abrego, 1653. QUESADA, Gines de. Exemplo de todas las virtudes y vida milagrosa de la Venerable Madre Geronyma de la Assumpcion, Abadesa, y Fundadora del Convento de la Concepcion de la Virgen Nuestra Señora de Monjas Descalças de la Ciudad de Manila. 1° Ed. En Mexico: por la Viuda de Miguel de Ribera, 1713. 2° Ed. En Madrid: por Antonio Marin, 1717. RIBADENEYRA, Pedro de. Flos sanctorum, o libro de las vidas de los santos. En Madrid: Por Luis Sanchez, 1604. TRINDADE, Paulo da. Conquista Espiritual do Oriente. I Parte. Lisboa: Centro de Estudos Ultramarinos, 1962; II Parte. Lisboa: Centro de Estudos Ultramarinos, 1964; III Parte. Lisboa: Centro de Estudos Ultramarinos, 1967.TRINIDAD, Manuela de la Santísima. Fundación del Convento de la Puríssima Concepción de Franciscas Descalzas de la ciudad de Salamanca, su regla e modo de vivir, con la relación de las vidas de algunas religiosas señaldas en virtud en dicho Convento. Salamanca: Imprenta de María Estévez, 1696.AGNOLIN, Adone. O amplexo político dos costumes de um jesuíta brâmane na Índia: a acomodação de Roberto de’ Nobili em Madurai e a polêmica do Malabar (século XVII). Niterói: EDUFF, 2021. ALBUQUERQUE, Viriato de. “Um templo archeologico em Goa”. In: O Oriente Portuguguez - Revista da Commissão Archeologica da India Portugueza, vol. 5, n. 1, 1908, p. 23-42. ALGRANTI, Leila Mezan. Honradas e devotas: mulheres da colônia. Condição feminina nos conventos e recolhimentos do Sudeste do Brasil, 1750-1822. Rio de Janeiro: José Olympio, 1999. ALGRANTI, Leila Mezan. Livros de devoção, atos de censura: ensaios de história do livro e da leitura na América portuguesa (1750-1821). São Paulo: Hucitec, 2004. BELLINI, Lígia. “Penas, e glorias, pezar, e prazer: espiritualidade e vida monástica feminina em Portugal no Antigo Regime”. In: BELLINI, Lígia; SOUZA, Evergton Sales; SAMPAIO, Gabriela dos Reis (orgs.). Formas de crer: ensaios de história religiosa do mundo luso-afro-brasileiro, séculos XIV-XXI. Salvador: EDUFBA/Corrupio, 2006, p. 81-105. BELLINI, Lígia. “Vida monástica e práticas de escrita entre mulheres em Portugal no Antigo Regime”. Campus Social, n° 3/4, 2007, p. 209-218. BOXER, Charles. A igreja militante e a expansão ibérica, 1440-1770. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. BURKE, Peter. “A invenção da biografia e o individualismo renascentista”. Estudos Históricos, n. 19, 1997, p. 83-97. CALDEIRA, Arlindo Manuel. Mulheres enclausuradas: as ordens religiosas femininas em Portugal nos séculos XVI a XVIII. Alfragide: Casa das Letras, 2021. CHARTIER, Roger. As utilizações do objecto impresso, séculos XV-XIX. Lisboa: Difel, 1998. CRUZ, Anne; HERNÁNDEZ, Rosilie (eds.). Women’s Literacy in Early Modern Spain and the New World. Farnham: Ashgate Publishing Limited, 2011. DÍAZ, Mónica; KIRK, Stephanie. “Theorizing transatlantic women’s writing: imperial crossings and the production of knowledge”. Early Modern Women: An Interdisciplinary Journal, vol. 8, 2013, p. 53-84. ENCARNACIÓN HEREDERO, María de la. Ilustre hija de Toledo, primera misionera de Oceanía. Toledo: Editorial Católica Toledana, 1929. FARIA, Patrícia Souza de. A conquista das almas no Oriente; franciscanos, catolicismo e poder colonial português em Goa (1540-1740). Rio de Janeiro: 7Letras, 2013. FERNANDES, Maria de Lurdes Correia. Espelhos, cartas e guias: casamento e espiritualidade na Península Ibérica, 1450-1700. Porto: Instituto de Cultura Portuguesa, 1995. FERNANDES, Maria de Lurdes Correia. “Entre a família e a religião: a «vida» de João Cardim (1585-1615)”. Lusitania Sacra, 2° série, 5 (1993), p. 93-120. FRANCA, Rafaela Almeida Leovegildo. “Coisas dignas de memória”: a escrita franciscana na Narrativa da Custódia de Santo Antônio do Brasil, de fr. Manuel da Ilha (1621). 2021. 123f. Dissertação (Mestrado em História Social) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2021. FRANCO, Jean. Plotting women: gender and representation in Mexico. New York: Columbia University Press, 1989. LALANDA, Maria Margarida. “Clarissas”. In: AZEVEDO, Carlos Moreira (dir.). Dicionário de história religiosa de Portugal. Vol. 1, A-C. Lisboa: Círculo de Leitores, 2000, p. 353-354. LAVRIN, Asunción. Las esposas de Cristo: la vida conventual en la Nueva España. México: Fondo de Cultura Económica, 2016. LE GOFF, Jacques. São Francisco de Assis. Rio de Janeiro: Record, 2001. LEWANDOWSKA, Julia. Escritoras monjas: autoridade y autoría en la escritura conventual femenina de los Siglos de Oro. Madrid/Frankfurt: Iberoamericana/Vervuert, 2019. MARTOS PÉREZ, Maria Dolores. “Mujer, escritura y reclusión en el discurso biográfico de Jerónima de la Asunción (1555-1630)”. In: MASCARELL, Purificació; ZARAGOZA, Verônica (Eds.). Encerradas: mujer, escritura y reclusión. Valencia: Tirant Humanidades, 2022, p. 19-38. MENDES, Paula Almeida. Paradigmas de papel: a escrita e a edição de «vidas» de santos e de «vidas» devotas em Portugal (séculos XVI-XVIII). Porto: CITCEM, 2017. MORUJÃO, Isabel. “Morrer ao pé da letra: relatos de morte na clausura feminina portuguesa”. Via Spiritus, n. 15, 2008, p. 163-194. OWENS, Sarah E. Nuns Navigating the Spanish Empire. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2017. PACHECO, Moreno Laborda. A mágoa do esquecimento: escrita e memória conventual em Portugal no século XVII. EDUFBA/CHAM, 2020. PACHECO, Moreno Laborda. “Cronista de uma custódia distante: fr. Manuel da Ilha e sua Narrativa da Custódia de Santo Antônio do Brasil (1621)”. Revista de História (São Paulo), n. 177, 2018, p. 1-32. PACHECO, Moreno Laborda. “Uma vida para Maria de Jesus: um confessor em defesa de sua beata, diante do Santo Ofício de Lisboa (1700-1701)”. Via Spiritus, n° 28, 2021, p. 89-109. PALOMO, Federico. A contra-reforma em Portugal, 1540-1700. Lisboa: Livros Horizonte, 2006. PALOMO, Federico. “Memoria, cultura manuscrita y oralidad en la cronística franciscana portuguesa de la Edad Moderna”. Tempo, v. 22, n. 42, 2016, p. 509-532. PALOMO, Federico. “Clero y cultura escrita en el mundo ibérico de la Edad Moderna”. In: PALOMO, Federico (coord.). La memoria del mundo: clero, erudición y cultura escrita en el mundo ibérico (siglos XVI-XVIII). Cuadernos de Historia Moderna, anejo XII, 2014, p. 11-26. PEREZ, Lorenzo. Compendio de la vida de la venerable Madre Sor Gerónima de la Asunción de la Orden de Sta. Clara, fundadora del Monasterio de la Inmaculada Concepción de esta ciudad de Manila, Filipinas. Manila: The Philippine Publishing Co., 1903. PLATERO, fr. Eusébio Gomez. Catálogo biográfico de los religiosos Franciscanos de la provincia de San Gregorio desde 1577 en que llegaron los primeros a Manila hasta los de nuestros días. Manila: Imprenta del Real Colegio de Santo Tomás, 1880. POUTRIN, Isabelle. Le voile et la plume: autobiographie et sainteté féminine dans l’Espagne moderne. Madrid: Casa de Velázquez, 1995. PROSPERI, Adriano. Tribunais da consciência: inquisidores, confessores, missionários. São Paulo: EDUSP, 2013. PROSPERI, Adriano. “Lettere spirituali”. In: SCARAFFIA, Lucetta; ZARRI, Gabriella (a cura di). Donne e fede: santità e vita religiosa in Italia. Roma: Editori Laterza, 2009, p. 227-251. SANTA TERESA, Pedro Ruano. La venerable madre sor Jerónima de la Asunción: fundadora del monasterio de Santa Clara de Manila y la primera mujer misionera en Filipinas. Madrid: Impresión J. Vicente, 1993. SANTOS, Georgina Silva dos. “Véus de heresia: freiras e donatas nas malhas da Inquisição portuguesa”. In: SANTOS, Georgina Silva dos; GARCIA, Elisa (orgs.). Mulheres do mundo Atlântico: gênero e condição feminina da época moderna à contemporaneidade. Belo Horizonte: Fino Traço, 2020, p. 83-98. SANTOS, Zulmira. “A produção historiográfica portuguesa sobre a história religiosa na Época Moderna: questões e perspectivas”. Lusitânia Sacra, 2° Série, 21, 2009, p. 249-261. SCARAFFIA, Lucetta; ZARRI, Gabriella (a cura di). Donne e fede: santità e vita religiosa in Italia. Roma: Editori Laterza, 2009. TRIVIÑO, María Victoria. Escritoras clarisas españolas, antología. Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos, 1992. VARAZZE, Jacopo de. Legenda Áurea: Vidas de Santos. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. VON TIPPELSKIRCH, Xenia. Sotto controllo: letture femminili in Italia nella prima età moderna. Roma: Viella, 2011. WEAVER, Elissa B. “Le muse in convento: la scrittura profana delle monache italiane (1450-1650)”. In: SCARAFFIA, Lucetta; ZARRI, Gabriella (a cura di). Donne e fede: santità e vita religiosa in Italia. Roma: Editori Laterza, 2009, p. 253-276. WEBER, Alison (ed.). Devout Laywomen in the Early Modern World. New York: Routledge, 2016. XAVIER, Ângela Barreto. “Itinerários franciscanos na Índia seiscentista, e algumas questões de história e método. Lusitânia Sacra, 2° série, 18, 2006, p. 87-116. ZARRI, Gabriella. Le sante vive: profezie di corte e devozione femminile tra '400 e '500. Turim: Rosenberg & Sellier, 1990. ZARRI, Gabriella. “The third status”. In: SCHUTTE, Anne Jacobson; KUEHN, Thomas; MENCHI, Silvana Seidel (eds.). Time, space and women’s lives in early modern Europe. Kirksville: Truman State University Press, 2001, p. 181-199.reponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertação - Igor Santiago - 2024.pdfDissertação - Igor Santiago - 2024.pdfDissertação de Mestrado. Igor Santiago.application/pdf28982485https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39115/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Igor%20Santiago%20-%202024.pdff82848ab8d87f09c8c53b67049182ef0MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1720https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39115/2/license.txtd9b7566281c22d808dbf8f29ff0425c8MD52open accessri/391152024-02-28 11:35:37.17open accessoai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322024-02-28T14:35:37Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escrita e reescrita de uma memória: madre Jerónima de la Asunción (1556-1630), uma monja missionária
title Escrita e reescrita de uma memória: madre Jerónima de la Asunción (1556-1630), uma monja missionária
spellingShingle Escrita e reescrita de uma memória: madre Jerónima de la Asunción (1556-1630), uma monja missionária
Santiago, Igor
História Moderna
História Religiosa
História das Mulheres
História das Relações de Gênero
História da Leitura e da Escrita
História Conventual Feminina
Biografia devota
Missionação feminina
História religiosa
Jerónima de la Asunción (1556-1630)
Devout biography
Female missionary
Religious history
Jerónima de la Asunción (1556-1630)
title_short Escrita e reescrita de uma memória: madre Jerónima de la Asunción (1556-1630), uma monja missionária
title_full Escrita e reescrita de uma memória: madre Jerónima de la Asunción (1556-1630), uma monja missionária
title_fullStr Escrita e reescrita de uma memória: madre Jerónima de la Asunción (1556-1630), uma monja missionária
title_full_unstemmed Escrita e reescrita de uma memória: madre Jerónima de la Asunción (1556-1630), uma monja missionária
title_sort Escrita e reescrita de uma memória: madre Jerónima de la Asunción (1556-1630), uma monja missionária
author Santiago, Igor
author_facet Santiago, Igor
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pacheco, Moreno Laborda
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8499860257622280
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Palomo del Barrio, Federico
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-4120-9938
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Souza, George Evergton Sales
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2934510984503951
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Bellini, Lígia
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2961645329761650
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Pacheco, Moreno Laborda
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-4692-1791
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5191254857848445
dc.contributor.author.fl_str_mv Santiago, Igor
contributor_str_mv Pacheco, Moreno Laborda
Palomo del Barrio, Federico
Souza, George Evergton Sales
Bellini, Lígia
Pacheco, Moreno Laborda
dc.subject.cnpq.fl_str_mv História Moderna
História Religiosa
História das Mulheres
História das Relações de Gênero
História da Leitura e da Escrita
História Conventual Feminina
topic História Moderna
História Religiosa
História das Mulheres
História das Relações de Gênero
História da Leitura e da Escrita
História Conventual Feminina
Biografia devota
Missionação feminina
História religiosa
Jerónima de la Asunción (1556-1630)
Devout biography
Female missionary
Religious history
Jerónima de la Asunción (1556-1630)
dc.subject.por.fl_str_mv Biografia devota
Missionação feminina
História religiosa
Jerónima de la Asunción (1556-1630)
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Devout biography
Female missionary
Religious history
Jerónima de la Asunción (1556-1630)
description Nas primeiras décadas do século XVII, uma freira por nome Jerónima de la Asunción liderou uma expedição conventual feminina em Manila, nas Filipinas. Ela e suas companheiras saíram de Toledo, na Espanha, e viajaram entre o Atlântico e Pacífico durante um ano e meio, tendo feito uma escala na América, na Nova Espanha. Sobre essa trajetória, foram escritos alguns textos na primeira metade daquela centúria e, dentre eles, um de autoria de uma das freiras que participaram daquela jornada, a madre Ana de Christo. Esta dissertação cuida em especial da construção da memória sobre a comandante dessa fundação conventual e algumas das formas pelas quais esses autores articularam em torno dela uma imagem de monja missionária, dentre outros argumentos que viessem a corroborar com sua fama de santidade e o endosso do seu processo de beatificação, iniciado pouco tempo depois do seu falecimento, em 1630. Em um contexto que impelia as mulheres a duas alternativas de vida, o convento e o casamento, o exemplo proposto e perpetuado por madre Jerónima e suas companheiras pode ser compreendido à luz da inúmeras alternativas que mulheres católicas procuraram delinear com vistas a uma maior autonomia e liberdade. Partindo das biografias devotas redigidas sobre essa monja, este trabalho busca compreender o manejo das memórias em torno dela e como os topoi agenciados nesses escritos se coadunavam com as expectativas confessionais do período, além de sondar se, mesmo em meio a esse processo normalizador, a exploração de algumas brechas possibilitaram - a ela e a muitas outras religiosas - a construção e o acesso a espaços de poder e autoridade dentro do mundo masculinizado do catolicismo.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-28T14:35:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-28T14:35:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-01-29
dc.type.driver.fl_str_mv Mestrado Acadêmico
info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTIAGO, Igor. Escrita e reescrita de uma memória: madre Jerónima de la Asunción (1556-1630), uma monja missionária. Dissertação (Mestrado em História Social). Programa de Pós-Graduação em História, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2024, 114 p.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39115
identifier_str_mv SANTIAGO, Igor. Escrita e reescrita de uma memória: madre Jerónima de la Asunción (1556-1630), uma monja missionária. Dissertação (Mestrado em História Social). Programa de Pós-Graduação em História, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2024, 114 p.
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv MSLiv n° 846 – AMOR DIVINO, Ana Maria do. Memórias históricas do Real Convento de Jesus de Setûbal. Tomo I. Setúbal, Mss., 1796-1803. CHRISTO, Ana de. Historia de nuestra santa madre Jerónima de la Asunción. Manila, Mss., 1623-1629. Filipinas, 85, n° 86, Carta del convento de Santa Clara sobre agravios del gobernador Hurtado de Corcuera. 30 de junho de 1636. Cód. 11404 – SÃO JOÃO, Leonor de. Tratado da antiga e curiosa fundação do Convento de Jesus de Setúbal. Setúbal, Mss., 1630-1644. K-III-13 – EVANGELISTA, María. Comiença la vida y fin de la bien aventurada virgen Sancta Juana de la Cruz monja que fue professa de quatro Botos en la orden del señor sant Francisco en la qual viuio perfecta y sanctamente. Cubas, Mss., ca. 1534. ABREU, Sebastião de. Vida e virtudes do admirável padre Joam Cardim, da Companhia de Jesu, português natural de Vianna de Alentejo. Em Évora: Na Officina desta Universidad, 1659. Constituiçoens geraes para todas as freiras e religiosas sogeitas à obediência da Ordem de N. P. S. Francisco, nesta familia Cismontana: de novo recopiladas das antigas; e acrescentadas com acordo, consentimento, & approvação do Capítulo Geral, celebrado em Roma a 11 de Junho de 1639. Lisboa: Na Officina de Miguel Deslandes, 1693.DAZA, António. Historia, Vida y Milagros, extasis, y Revelaciones de la Bienaventurada Virgen Sor Juana de la Cruz, de la Tercera Orden de Nuestro Serafico P. S. Francisco. Lérida: Por Luys Manescal, 1613. ILHA, Manuel da. Narrativa da Custódia de Santo Antônio do Brasil, 1584-1621. Petrópolis: Vozes, 1975. LEÓN, Luys de. La perfecta casada. En Salamanca: Iuan Fernandes, 1584. LETONA, Bartholomé de. Perfecta Religiosa. En Puebla: por la Viuda de Juan de Borja, 1662. MACHADO, Diogo Barbosa. Bibliotheca Lusitana Historica, Critica, e Cronologica. Tomo III. Lisboa: Na Officina de Ignacio Rodrigues, 1752. MARTINEZ, Domingo. Compendio historico de la apostolica provincia de San Gregorio de Philipinas, de religiosos menores descalzos de N. P. San Francisco, en que se declaran sus heroycas empressas para dilatación de nuestra santa fé, por vários reinos y provincias del Assia. En Madrid: Viuda de Manuel Fernandez, 1756. NAVARRO, Pedro. Favores de el Rey de el cielo, hechos a su esposa la Santa Juana de la Cruz, Religiosa de la Orden tercera de Penitencia de N. P. S. Francisco. En Madrid: Por Thomas Iunti, 1622. O sacrosanto, e ecumenico Concilio de Trento em latim, e portuguez. Tomo II. Lisboa: Na Officina de Francisco Luiz Ameno, 1781. PALMA, Joan. Vida de la Serenissima Infanta Sor Margarita de la Cruz, religiosa Descalza de S. Clara. En Sevilla: por Nicolas Rodriguez de Abrego, 1653. QUESADA, Gines de. Exemplo de todas las virtudes y vida milagrosa de la Venerable Madre Geronyma de la Assumpcion, Abadesa, y Fundadora del Convento de la Concepcion de la Virgen Nuestra Señora de Monjas Descalças de la Ciudad de Manila. 1° Ed. En Mexico: por la Viuda de Miguel de Ribera, 1713. 2° Ed. En Madrid: por Antonio Marin, 1717. RIBADENEYRA, Pedro de. Flos sanctorum, o libro de las vidas de los santos. En Madrid: Por Luis Sanchez, 1604. TRINDADE, Paulo da. Conquista Espiritual do Oriente. I Parte. Lisboa: Centro de Estudos Ultramarinos, 1962; II Parte. Lisboa: Centro de Estudos Ultramarinos, 1964; III Parte. Lisboa: Centro de Estudos Ultramarinos, 1967.TRINIDAD, Manuela de la Santísima. Fundación del Convento de la Puríssima Concepción de Franciscas Descalzas de la ciudad de Salamanca, su regla e modo de vivir, con la relación de las vidas de algunas religiosas señaldas en virtud en dicho Convento. Salamanca: Imprenta de María Estévez, 1696.AGNOLIN, Adone. O amplexo político dos costumes de um jesuíta brâmane na Índia: a acomodação de Roberto de’ Nobili em Madurai e a polêmica do Malabar (século XVII). Niterói: EDUFF, 2021. ALBUQUERQUE, Viriato de. “Um templo archeologico em Goa”. In: O Oriente Portuguguez - Revista da Commissão Archeologica da India Portugueza, vol. 5, n. 1, 1908, p. 23-42. ALGRANTI, Leila Mezan. Honradas e devotas: mulheres da colônia. Condição feminina nos conventos e recolhimentos do Sudeste do Brasil, 1750-1822. Rio de Janeiro: José Olympio, 1999. ALGRANTI, Leila Mezan. Livros de devoção, atos de censura: ensaios de história do livro e da leitura na América portuguesa (1750-1821). São Paulo: Hucitec, 2004. BELLINI, Lígia. “Penas, e glorias, pezar, e prazer: espiritualidade e vida monástica feminina em Portugal no Antigo Regime”. In: BELLINI, Lígia; SOUZA, Evergton Sales; SAMPAIO, Gabriela dos Reis (orgs.). Formas de crer: ensaios de história religiosa do mundo luso-afro-brasileiro, séculos XIV-XXI. Salvador: EDUFBA/Corrupio, 2006, p. 81-105. BELLINI, Lígia. “Vida monástica e práticas de escrita entre mulheres em Portugal no Antigo Regime”. Campus Social, n° 3/4, 2007, p. 209-218. BOXER, Charles. A igreja militante e a expansão ibérica, 1440-1770. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. BURKE, Peter. “A invenção da biografia e o individualismo renascentista”. Estudos Históricos, n. 19, 1997, p. 83-97. CALDEIRA, Arlindo Manuel. Mulheres enclausuradas: as ordens religiosas femininas em Portugal nos séculos XVI a XVIII. Alfragide: Casa das Letras, 2021. CHARTIER, Roger. As utilizações do objecto impresso, séculos XV-XIX. Lisboa: Difel, 1998. CRUZ, Anne; HERNÁNDEZ, Rosilie (eds.). Women’s Literacy in Early Modern Spain and the New World. Farnham: Ashgate Publishing Limited, 2011. DÍAZ, Mónica; KIRK, Stephanie. “Theorizing transatlantic women’s writing: imperial crossings and the production of knowledge”. Early Modern Women: An Interdisciplinary Journal, vol. 8, 2013, p. 53-84. ENCARNACIÓN HEREDERO, María de la. Ilustre hija de Toledo, primera misionera de Oceanía. Toledo: Editorial Católica Toledana, 1929. FARIA, Patrícia Souza de. A conquista das almas no Oriente; franciscanos, catolicismo e poder colonial português em Goa (1540-1740). Rio de Janeiro: 7Letras, 2013. FERNANDES, Maria de Lurdes Correia. Espelhos, cartas e guias: casamento e espiritualidade na Península Ibérica, 1450-1700. Porto: Instituto de Cultura Portuguesa, 1995. FERNANDES, Maria de Lurdes Correia. “Entre a família e a religião: a «vida» de João Cardim (1585-1615)”. Lusitania Sacra, 2° série, 5 (1993), p. 93-120. FRANCA, Rafaela Almeida Leovegildo. “Coisas dignas de memória”: a escrita franciscana na Narrativa da Custódia de Santo Antônio do Brasil, de fr. Manuel da Ilha (1621). 2021. 123f. Dissertação (Mestrado em História Social) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2021. FRANCO, Jean. Plotting women: gender and representation in Mexico. New York: Columbia University Press, 1989. LALANDA, Maria Margarida. “Clarissas”. In: AZEVEDO, Carlos Moreira (dir.). Dicionário de história religiosa de Portugal. Vol. 1, A-C. Lisboa: Círculo de Leitores, 2000, p. 353-354. LAVRIN, Asunción. Las esposas de Cristo: la vida conventual en la Nueva España. México: Fondo de Cultura Económica, 2016. LE GOFF, Jacques. São Francisco de Assis. Rio de Janeiro: Record, 2001. LEWANDOWSKA, Julia. Escritoras monjas: autoridade y autoría en la escritura conventual femenina de los Siglos de Oro. Madrid/Frankfurt: Iberoamericana/Vervuert, 2019. MARTOS PÉREZ, Maria Dolores. “Mujer, escritura y reclusión en el discurso biográfico de Jerónima de la Asunción (1555-1630)”. In: MASCARELL, Purificació; ZARAGOZA, Verônica (Eds.). Encerradas: mujer, escritura y reclusión. Valencia: Tirant Humanidades, 2022, p. 19-38. MENDES, Paula Almeida. Paradigmas de papel: a escrita e a edição de «vidas» de santos e de «vidas» devotas em Portugal (séculos XVI-XVIII). Porto: CITCEM, 2017. MORUJÃO, Isabel. “Morrer ao pé da letra: relatos de morte na clausura feminina portuguesa”. Via Spiritus, n. 15, 2008, p. 163-194. OWENS, Sarah E. Nuns Navigating the Spanish Empire. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2017. PACHECO, Moreno Laborda. A mágoa do esquecimento: escrita e memória conventual em Portugal no século XVII. EDUFBA/CHAM, 2020. PACHECO, Moreno Laborda. “Cronista de uma custódia distante: fr. Manuel da Ilha e sua Narrativa da Custódia de Santo Antônio do Brasil (1621)”. Revista de História (São Paulo), n. 177, 2018, p. 1-32. PACHECO, Moreno Laborda. “Uma vida para Maria de Jesus: um confessor em defesa de sua beata, diante do Santo Ofício de Lisboa (1700-1701)”. Via Spiritus, n° 28, 2021, p. 89-109. PALOMO, Federico. A contra-reforma em Portugal, 1540-1700. Lisboa: Livros Horizonte, 2006. PALOMO, Federico. “Memoria, cultura manuscrita y oralidad en la cronística franciscana portuguesa de la Edad Moderna”. Tempo, v. 22, n. 42, 2016, p. 509-532. PALOMO, Federico. “Clero y cultura escrita en el mundo ibérico de la Edad Moderna”. In: PALOMO, Federico (coord.). La memoria del mundo: clero, erudición y cultura escrita en el mundo ibérico (siglos XVI-XVIII). Cuadernos de Historia Moderna, anejo XII, 2014, p. 11-26. PEREZ, Lorenzo. Compendio de la vida de la venerable Madre Sor Gerónima de la Asunción de la Orden de Sta. Clara, fundadora del Monasterio de la Inmaculada Concepción de esta ciudad de Manila, Filipinas. Manila: The Philippine Publishing Co., 1903. PLATERO, fr. Eusébio Gomez. Catálogo biográfico de los religiosos Franciscanos de la provincia de San Gregorio desde 1577 en que llegaron los primeros a Manila hasta los de nuestros días. Manila: Imprenta del Real Colegio de Santo Tomás, 1880. POUTRIN, Isabelle. Le voile et la plume: autobiographie et sainteté féminine dans l’Espagne moderne. Madrid: Casa de Velázquez, 1995. PROSPERI, Adriano. Tribunais da consciência: inquisidores, confessores, missionários. São Paulo: EDUSP, 2013. PROSPERI, Adriano. “Lettere spirituali”. In: SCARAFFIA, Lucetta; ZARRI, Gabriella (a cura di). Donne e fede: santità e vita religiosa in Italia. Roma: Editori Laterza, 2009, p. 227-251. SANTA TERESA, Pedro Ruano. La venerable madre sor Jerónima de la Asunción: fundadora del monasterio de Santa Clara de Manila y la primera mujer misionera en Filipinas. Madrid: Impresión J. Vicente, 1993. SANTOS, Georgina Silva dos. “Véus de heresia: freiras e donatas nas malhas da Inquisição portuguesa”. In: SANTOS, Georgina Silva dos; GARCIA, Elisa (orgs.). Mulheres do mundo Atlântico: gênero e condição feminina da época moderna à contemporaneidade. Belo Horizonte: Fino Traço, 2020, p. 83-98. SANTOS, Zulmira. “A produção historiográfica portuguesa sobre a história religiosa na Época Moderna: questões e perspectivas”. Lusitânia Sacra, 2° Série, 21, 2009, p. 249-261. SCARAFFIA, Lucetta; ZARRI, Gabriella (a cura di). Donne e fede: santità e vita religiosa in Italia. Roma: Editori Laterza, 2009. TRIVIÑO, María Victoria. Escritoras clarisas españolas, antología. Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos, 1992. VARAZZE, Jacopo de. Legenda Áurea: Vidas de Santos. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. VON TIPPELSKIRCH, Xenia. Sotto controllo: letture femminili in Italia nella prima età moderna. Roma: Viella, 2011. WEAVER, Elissa B. “Le muse in convento: la scrittura profana delle monache italiane (1450-1650)”. In: SCARAFFIA, Lucetta; ZARRI, Gabriella (a cura di). Donne e fede: santità e vita religiosa in Italia. Roma: Editori Laterza, 2009, p. 253-276. WEBER, Alison (ed.). Devout Laywomen in the Early Modern World. New York: Routledge, 2016. XAVIER, Ângela Barreto. “Itinerários franciscanos na Índia seiscentista, e algumas questões de história e método. Lusitânia Sacra, 2° série, 18, 2006, p. 87-116. ZARRI, Gabriella. Le sante vive: profezie di corte e devozione femminile tra '400 e '500. Turim: Rosenberg & Sellier, 1990. ZARRI, Gabriella. “The third status”. In: SCHUTTE, Anne Jacobson; KUEHN, Thomas; MENCHI, Silvana Seidel (eds.). Time, space and women’s lives in early modern Europe. Kirksville: Truman State University Press, 2001, p. 181-199.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) 
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39115/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Igor%20Santiago%20-%202024.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39115/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f82848ab8d87f09c8c53b67049182ef0
d9b7566281c22d808dbf8f29ff0425c8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502389809709056