A construção do campo da dança por meio da crítica jornalística
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7878 |
Resumo: | Esta dissertação procura refletir sobre a corresponsabilidade da crítica jornalística na formulação do campo da dança. Partiu-se da constatação de que a crítica jornalística atualmente praticada no brasil alimenta o senso comum a respeito da dança, na medida em que os jornais não se oferecem como ambientes propícios à produção de conhecimento especializado e vinculam cada vez mais os seus cadernos culturais ao mercado de entretenimento. Propõe-se, então, refletir sobre o papel desta crítica atual, associando o seu discurso á produção de doxa (ou rumor teórico) na dinâmica de formulação do campo artístico da dança. Assim é possível reconhecer a importância do senso comum como prática teorizante sobre a dança, como propõe a filósofa francesa anne cauquelin. A autora salienta que a arte não existe isoladamente, imune a interferência do senso comum, e que por isso é preciso levar em conta vários tipos de discursos, e não apenas o acadêmico, ao se tratar de teorias da arte. O pressuposto deste entendimento é o da coevolução, segundo o qual as coisas formulam-se e modificam-se simultânea e mutuamente, a partir de processos relacionais ininterruptos-conforme formulado por richard dawkins no campo da biologia contemporânea e adotado por fabiana britto nos seus estudos sobre historiografia da dança. As ideias de tais autores ajudam a esclarecer que se a crítica jornalística é corresponsável pela formulação do campo da dança, ao ser praticada por um especialista ela teria mais chances de contribuir para construção de um senso comum mais qualificado e, deste modo, colaborar para a elaboração de um campo artístico mais complexo. Nesse sentido, esta pesquisa propõe que a crítica continue sendo veiculada no jornal- um meio de comunicação de massa que apresenta grande poder de interferência no senso comum e, por consequência, no campo artístico acompanhado-, mas que seja escrita por especialista: profissionais que tenham conhecimento aprofundado de dança e das condições de produção do jornal, e que possam criar estratégias adaptativas para a sua permanência neste ambiente. A proposta é que se continue produzindo texto jornalístico, mas com o conhecimento do profissional especializado em dança, elaborando um senso comum que possa abrir portas para a reflexão. Dessa forma colabora-se, portanto, para a construção de um campo artístico mais complexo, com mais chances de continuar existindo ao longo do tempo. |
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Nesse sentido, esta pesquisa propõe que a crítica continue sendo veiculada no jornal- um meio de comunicação de massa que apresenta grande poder de interferência no senso comum e, por consequência, no campo artístico acompanhado-, mas que seja escrita por especialista: profissionais que tenham conhecimento aprofundado de dança e das condições de produção do jornal, e que possam criar estratégias adaptativas para a sua permanência neste ambiente. A proposta é que se continue produzindo texto jornalístico, mas com o conhecimento do profissional especializado em dança, elaborando um senso comum que possa abrir portas para a reflexão. Dessa forma colabora-se, portanto, para a construção de um campo artístico mais complexo, com mais chances de continuar existindo ao longo do tempo.Submitted by Diana Alves (ppgdancaufba.adm@gmail.com) on 2013-01-16T11:54:45Z No. of bitstreams: 1 dissertacao_emanuella_teresa_kalil_lima.pdf: 529248 bytes, checksum: 9fcaf8d4f5d68cc4525ea085c38d6674 (MD5)Made available in DSpace on 2013-01-16T11:54:45Z (GMT). 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