Memórias das práticas docentes na Escola Almerinda Costa (1949-1975)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Alexsandro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32565
Resumo: O presente relatório de pesquisa tem como objeto de estudo as práticas docentes realizadas na Escola Almerinda Costa, a partir das fontes documentais da unidade escolar e das memórias dos sujeitos que estudaram ou lecionaram na instituição, através dos seus relatos orais. Apresenta como objetivo principal problematizar as práticas docentes desenvolvidas na unidade escolar a fim de elaborar “Estilos de Docência” dos períodos investigados e seus fundamentos epistêmicos. A escolha do recorte temporal fez-se necessário por contemplar períodos de efervescência política, econômica e social, partindo da fundação da escola, enquanto instituição escolar pública, no ano de 1949, até o ano de 1975, período em que muda de localização. A problemática investigada refere-se a perscrutar até que ponto os condicionantes históricos, sociais, econômicos e culturais influenciaram ou condicionaram as práticas docentes ao longo dos anos nos períodos da pesquisa e como objetivos específicos: explicitar os percursos teórico-metodológicos da pesquisa, a fim de problematizar as práticas docentes; identificar aspectos pedagógicos nas fontes documentais para problematizar as práticas docentes; e investigar as percepções dos sujeitos acerca das práticas, no intuito de problematizar as práticas docentes. A pesquisa, empírica e histórica, coletou dados no ambiente escolar e não escolar e foi desenvolvida através do Método Qualitativo, em que utilizei três procedimentos de coleta de dados: Estado do Conhecimento para contextualizar o objeto em teses e dissertações; análise documental, na intenção de identificar “vestígios” das práticas docentes nos documentos; e entrevistas semiestruturadas a fim de identificar características das práticas docentes nos discursos dos depoentes. Por fim, constatei que os depoimentos orais confirmaram as percepções nas fontes documentais, denotando: a separação e diferenciação na formação de meninos e meninas; a austeridade das professoras para com os alunos; a ideia da professora “dona” do saber; carteiras enfileiradas e a posição da professora em destaque; homogeneização dos processos pedagógicos; divisão racional das disciplinas; processo avaliativo centrado em provas e notas; e metodologias centradas em aulas expositivas. Tudo isso, explicitando que as práticas docentes estavam sob a égide de um marco teórico específico, ou seja, certo “Estilo de Docência”.
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spelling Conceição, AlexsandroLima, Solyane SilveiraBrito, Gilmário MoreiraSouza, Maria Zélia Maia deLima, Solyane Silveira2021-01-07T17:44:19Z2021-01-07T17:44:19Z2021-01-072020-09-25Dissertaçãohttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32565O presente relatório de pesquisa tem como objeto de estudo as práticas docentes realizadas na Escola Almerinda Costa, a partir das fontes documentais da unidade escolar e das memórias dos sujeitos que estudaram ou lecionaram na instituição, através dos seus relatos orais. Apresenta como objetivo principal problematizar as práticas docentes desenvolvidas na unidade escolar a fim de elaborar “Estilos de Docência” dos períodos investigados e seus fundamentos epistêmicos. A escolha do recorte temporal fez-se necessário por contemplar períodos de efervescência política, econômica e social, partindo da fundação da escola, enquanto instituição escolar pública, no ano de 1949, até o ano de 1975, período em que muda de localização. A problemática investigada refere-se a perscrutar até que ponto os condicionantes históricos, sociais, econômicos e culturais influenciaram ou condicionaram as práticas docentes ao longo dos anos nos períodos da pesquisa e como objetivos específicos: explicitar os percursos teórico-metodológicos da pesquisa, a fim de problematizar as práticas docentes; identificar aspectos pedagógicos nas fontes documentais para problematizar as práticas docentes; e investigar as percepções dos sujeitos acerca das práticas, no intuito de problematizar as práticas docentes. A pesquisa, empírica e histórica, coletou dados no ambiente escolar e não escolar e foi desenvolvida através do Método Qualitativo, em que utilizei três procedimentos de coleta de dados: Estado do Conhecimento para contextualizar o objeto em teses e dissertações; análise documental, na intenção de identificar “vestígios” das práticas docentes nos documentos; e entrevistas semiestruturadas a fim de identificar características das práticas docentes nos discursos dos depoentes. Por fim, constatei que os depoimentos orais confirmaram as percepções nas fontes documentais, denotando: a separação e diferenciação na formação de meninos e meninas; a austeridade das professoras para com os alunos; a ideia da professora “dona” do saber; carteiras enfileiradas e a posição da professora em destaque; homogeneização dos processos pedagógicos; divisão racional das disciplinas; processo avaliativo centrado em provas e notas; e metodologias centradas em aulas expositivas. Tudo isso, explicitando que as práticas docentes estavam sob a égide de um marco teórico específico, ou seja, certo “Estilo de Docência”.ABSTRACT This research report has as its object of study the teaching practices carried out at Escola Almerinda Costa, from the documentary sources of the school unit and the memories of the subjects who studied or taught at the institution, through their oral reports. Its main objective is to problematize the teaching practices developed in the school unit in order to elaborate “Teaching Styles” of the investigated periods and their epistemic foundations. The choice of time frame was necessary because it contemplates periods of political, economic and social effervescence, starting from the foundation of the school, as a public school institution, in the year 1949, until the year 1975, when it changes its location. The investigated problem refers to looking at the extent to which historical, social, economic and cultural factors influenced or conditioned teaching practices over the years in the research periods and as specific objectives: to explain the theoretical and methodological paths of research, in order to to problematize teaching practices; identify pedagogical aspects in documentary sources to problematize teaching practices; and to investigate the subjects' perceptions about the practices, in order to problematize the teaching practices. The research, empirical and historical, collected data in the school and non-school environment and was developed through the Qualitative Method, in which i used three data collection procedures: State of Knowledge to contextualize the object in theses and dissertations; document analysis, with the intention of identifying “traces” of teaching practices in documents; and semi-structured interviews in order to identify characteristics of teaching practices in the speeches of the interviewees. Finally, i found that the oral testimonies confirmed the perceptions in the documentary sources, denoting: the separation and differentiation in the training of boys and girls; the teachers' austerity towards students; the idea of the teacher “owner” of knowledge; lined up portfolios and the teacher's position highlighted; homogenization of pedagogical processes; rational division of disciplines; evaluation process centered on tests and grades; and methodologies centered on lectures. All of this, explaining that the teaching practices were under the aegis of a specific theoretical framework, that is, a certain “Teaching Style”Submitted by Alexsandro Conceição (alexsandroconceicao82@gmail.com) on 2021-01-02T22:40:20Z No. of bitstreams: 1 Alexsandro Conceição.pdf: 3508306 bytes, checksum: 223fc98c2086162c232eab0e28ddb21c (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2021-01-07T17:44:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Alexsandro Conceição.pdf: 3508306 bytes, checksum: 223fc98c2086162c232eab0e28ddb21c (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-07T17:44:19Z (GMT). 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