Ambiente de inovação em empresas reconhecidamente inovadoras: um estudo numa empresa do Nordeste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Cristiane Jamile do Nascimento
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35621
Resumo: A inovação no meio empresarial é considerada um fator central para a competitividade e a longevidade. Nesse sentido, a identificação do ambiente de inovação propício para o seu desenvolvimento se faz fundamental para o alcance do sucesso nos negócios. A pesquisa apresenta a caracterização do ambiente de inovação em uma empresa reconhecidamente inovadora, denominada Alpha, vencedora do Prêmio Nacional de Inovação (PNI) por duas edições consecutivas, e teve como base conceitual a adaptação da metodologia do Minnesota Innovation Survey (MIS), proposta originalmente por Van de Ven, Angle e Poole (2000), através do Minnesota Innovation Research Program (MIRP), baseado em cinco conceitos-chave: ideias, pessoas, transações, contexto e resultado. A pesquisa foi realizada em duas etapas: na primeira etapa, quanti-qualitativa, para identificação do ambiente de inovação na empresa, foi aplicado o questionário adaptado que consta de 45 questões em escala Likert de 5 pontos, agrupadas em 21 dimensões, que analisam o ambiente interno, externo e os resultados, além da análise documental e entrevista com o Gerente da empresa responsável pela condução do programa de inovação; na segunda etapa – analítica – foi realizado um comparativo das informações obtidas junto à empresa com outros estudos brasileiros realizados em empresas brasileiras inovadoras e que utilizaram o MIS como framework. Como resultado, foram identificadas 16 dimensões que receberam escores mais altos quanto ao ambiente de inovação na empresa Alpha, de acordo com a percepção da equipe de inovação. A importância dessas dimensões é confirmada com os outros estudos em empresas inovadoras brasileiras, com os quais foram realizada a comparação, em que somente duas dessas dimensões não foram significantes e favoráveis ao desempenho inovador de acordo com a maioria dos estudos. Para pesquisas futuras, sugere-se realizar uma pesquisa survey envolvendo empresas inovadoras no âmbito nacional, proporcionando benchmark.
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A pesquisa foi realizada em duas etapas: na primeira etapa, quanti-qualitativa, para identificação do ambiente de inovação na empresa, foi aplicado o questionário adaptado que consta de 45 questões em escala Likert de 5 pontos, agrupadas em 21 dimensões, que analisam o ambiente interno, externo e os resultados, além da análise documental e entrevista com o Gerente da empresa responsável pela condução do programa de inovação; na segunda etapa – analítica – foi realizado um comparativo das informações obtidas junto à empresa com outros estudos brasileiros realizados em empresas brasileiras inovadoras e que utilizaram o MIS como framework. Como resultado, foram identificadas 16 dimensões que receberam escores mais altos quanto ao ambiente de inovação na empresa Alpha, de acordo com a percepção da equipe de inovação. A importância dessas dimensões é confirmada com os outros estudos em empresas inovadoras brasileiras, com os quais foram realizada a comparação, em que somente duas dessas dimensões não foram significantes e favoráveis ao desempenho inovador de acordo com a maioria dos estudos. Para pesquisas futuras, sugere-se realizar uma pesquisa survey envolvendo empresas inovadoras no âmbito nacional, proporcionando benchmark.In the field of management, innovation is considered a central factor for competitiveness and longevity. In this sense, it is fundamental to identify how favorable the environment for innovation is, for attaining the success of a company. This research presents the characterization of the environment for innovation in a company named here as "Alpha", winner of the National Innovation Award (Prêmio Nacional da Inovação) for two consecutive terms, using as a conceptual basis a version of the Minnesota Innovation Survey (MIS), originally proposed by Van de Ven, Angle and Poole (2000), as part of the Minnesota Innovation Research Program (MIRP), based on five key concepts: ideas, people, transactions, context and results. The research was carried out in two stages: first, a quanti-qualitative identification of the innovation environment was performed, using an adapted questionnaire/survey that consisted of 45 questions using a 1-to-5 point Likert scale, grouped into 21 dimensions, which analyzed the internal environment, external environment and results, together with document analysis and an interview with the Manager of the company responsible for conducting the innovation program; second, an analytical comparison was performed, with information obtained from the company and from other studies carried out in innovative Brazilian companies that used the MIS as a framework. Finally, 16 dimensions were identified as having received higher scores regarding the innovation environment at company Alpha, according to the innovation team. The importance of these dimensions is confirmed with other studies in innovative Brazilian companies. Only 2 of these dimensions were neither significant nor favorable to the innovative performance according to most studies. For future research, it is suggested to carry out a survey involving innovative companies at the national level, aiming to provide a benchmark.Submitted by Núcleo de Pós-Graduação Administração (npgadm@ufba.br) on 2022-06-30T16:37:46Z No. of bitstreams: 1 Cristiane Jamili.pdf: 2633132 bytes, checksum: 5ab30034c46af0e8dc9fae6ce05f3185 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2022-07-03T18:33:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Cristiane Jamili.pdf: 2633132 bytes, checksum: 5ab30034c46af0e8dc9fae6ce05f3185 (MD5)Made available in DSpace on 2022-07-03T18:33:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cristiane Jamili.pdf: 2633132 bytes, checksum: 5ab30034c46af0e8dc9fae6ce05f3185 (MD5) Previous issue date: 2020-09-21porUniversidade Federal da BahiaNúcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)UFBABrasilEscola de AdministraçãoInnovationInnovation environmentMinnesota Innovation Survey (MIS)Ciências Sociais AplicadasInovaçãoAmbiente de inovaçãoMinnesota Innovation Survey (MIS)Ambiente de inovação em empresas reconhecidamente inovadoras: um estudo numa empresa do NordesteInnovation environment in recognized companies innovative: a case study in a Northeast companyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFigueiredo, Paulo Soareshttps://orcid.org/0000-0002-4112-9682http://lattes.cnpq.br/6534155964288521Figueiredo, Paulo Soareshttps://orcid.org/0000-0002-4112-9682http://lattes.cnpq.br/6534155964288521Tude, João Martinshttp://lattes.cnpq.br/9229181846912965Machado, Augusto Cesar Marinshttp://lattes.cnpq.br/8810098010283181http://lattes.cnpq.br/1459360743749154Costa, Cristiane Jamile do Nascimentoreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTCristiane Jamili.pdf.txtCristiane Jamili.pdf.txtExtracted texttext/plain224316https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35621/3/Cristiane%20Jamili.pdf.txt9fa39fe76fa96a83fd35b31a4965be34MD53ORIGINALCristiane Jamili.pdfCristiane Jamili.pdfapplication/pdf2633132https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35621/1/Cristiane%20Jamili.pdf5ab30034c46af0e8dc9fae6ce05f3185MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1731https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35621/2/license.txt322b424ca656d7e00c73f5549ccede1aMD52ri/356212022-07-09 02:05:49.89oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-09T05:05:49Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
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