Letramento digital: as aulas de língua portuguesa como construção da autonomia do aluno
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27772 |
Resumo: | Neste memorial, apresentam-se as atividades profissionais e científicas mais significativas desenvolvidas durante o percurso da vida acadêmica e que foram basilares para prática didático-pedagógica do ensino de língua portuguesa, na rede estadual de ensino. A proeminência das tecnologias de comunicação e informação na contemporaneidade desafiam as instituições a buscar alternativas ao ensino tradicional, potencializando-o através de ferramentas que garantem uma aprendizagem mais participativa e congruente em relação aos desafios contemporâneos. Nesse sentido, considerando que o professor não deve se abster do seu papel de mediador do conhecimento, empreendeu-se uma pesquisa cujo principal objetivo é viabilizar a construção da autonomia crítica dos estudantes do Ensino Fundamental II por meio dos multiletramentos. Para isso, foram mobilizados conceitos como autonomia, autoria e multiletramentos no ensino de língua portuguesa, considerando as contribuições destes para as intercessões teórico-metodológicas realizadas na pesquisa visando à implementação de um projeto de intervenção que parte dos gêneros textuais virtuais já utilizados cotidianamente pelos estudantes para a construção de novas competências e subjetividades, mediadas pela tecnologia. Para a escolha do gênero textual que serviria como mediador das situações de aprendizagem foram utilizados como instrumentos de pesquisa: rodas de conversas, questionários semi-estruturados, além de observação realizada no decorrer das aulas. Após análise das informações coletadas, elaborou-se uma proposta didática que utiliza o gênero Facebook para incentivar os alunos a produzirem narrativas biográficas em ambiente virtual, no qual é possível a alternância de papeis e a interatividade fundamentais para a construção de sua autonomia crítica, principalmente em processos de comunicação em rede. |
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Nesse sentido, considerando que o professor não deve se abster do seu papel de mediador do conhecimento, empreendeu-se uma pesquisa cujo principal objetivo é viabilizar a construção da autonomia crítica dos estudantes do Ensino Fundamental II por meio dos multiletramentos. Para isso, foram mobilizados conceitos como autonomia, autoria e multiletramentos no ensino de língua portuguesa, considerando as contribuições destes para as intercessões teórico-metodológicas realizadas na pesquisa visando à implementação de um projeto de intervenção que parte dos gêneros textuais virtuais já utilizados cotidianamente pelos estudantes para a construção de novas competências e subjetividades, mediadas pela tecnologia. Para a escolha do gênero textual que serviria como mediador das situações de aprendizagem foram utilizados como instrumentos de pesquisa: rodas de conversas, questionários semi-estruturados, além de observação realizada no decorrer das aulas. 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