Responsabilidade social empresarial: incorporação de práticas a organizações baianas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19637 |
Resumo: | A atualidade e relevância da discussão sobre o papel da empresa privada na sociedade, mais especificamente no contexto brasileiro e baiano, revela sua importância como atora na gestão social do desenvolvimento. Esta importância está diretamente relacionada à capacidade de formulação e implementação de políticas compensatórias, com possíveis intervenções no desenvolvimento do espaço em que opera e atua. Dentro deste cenário, destaca-se o papel do Instituto Ethos enquanto instituição associativa que, em nível nacional e regional, discute, fomenta e divulga aspectos relativos ao investimento social das empresas. Para o Ethos, a responsabilidade social pode ser traduzida como atuação ética nas ações e relações com os seus stakeholders, proposta que permite uma diversidade de interpretações, evidenciada por práticas que vão do mero associativismo a ações e parcerias caracterizadas como responsabilidade social empresarial. O perfil das organizações e as formas como elas se estruturam para responder às demandas de responsabilidade social empresarial condicionam formas institucionais, que por sua vez geram ações sociais e parcerias indicativas do nível de engajamento das empresas com a proposta do Instituto Ethos. Esta dissertação mapeia os perfis organizacionais e das formas de gestão das empresas associadas ao Instituto Ethos na Bahia e as características de suas ações, projetos e programas de responsabilidade social, bem como as parcerias que estabelece na ação social e os mecanismos de avaliação e transparência utilizados. Em seguida, classifica-se estas ações em filantrópicas e de responsabilidade social, com base no conceito de responsabilidade social empresarial do Ethos, de acordo com a seguinte escala: (0) empresa associada ao Ethos, (1) empresa associada ao Ethos e que realiza filantropia, e (2) empresa associada e que realiza filantropia ou atua dentro do que o Instituto Ethos considera responsabilidade social empresarial. Finalmente, contrasta-se e compara-se as ações das empresas no campo da responsabilidade social empresarial, e discute-se o grau de aderência das práticas implementadas com a proposta de responsabilidade social empresarial do Instituto Ethos. Conclui-se que as práticas de responsabilidade social das organizações associadas ao Instituto Ethos na Bahia caracterizam-se pelo hibridismo. Organizações de diversos setores e escalas incorporam ações que variam do cumprimento mínimo das obrigações legais, até doações de cunho filantrópico e práticas de responsabilidade social propriamente ditas, indicando que a atuação do Ethos como regulador é muito mais prescritiva, o que abre um hiato entre o que idealmente propõe em seu discurso e o que realmente as empresas fazem. The actuality and relevance of the discussion about the role of private companies in society, more specifically in the Brazilian context, reveal their importance as actors that can contribute to the management of social development. This importance is directly related to their capacities of formulating and implementing compensatory policies, with concrete possibilities of developing interventions on the territory they operate. Within this scenario, the role of associating institutions, such as Ethos Institute, that discusses, foments and communicates, both in regional and national level, aspects related to the social investment of firms, emerges. To this institute, a company is social responsible when it establishes practices, relationships and partnerships with its stakeholders within ethic values, proposal that allows multiples interpretations and is evidenced by practices that vary from mere associations to practices and partnerships characterized as corporate social responsibility. The profiles of the organizations and the ways they are structured to answer to the demands of corporate social responsibility create institutional forms, which generate partnerships and social actions that indicate the level of engagement to Ethos‟s proposal. This thesis maps the organizational profiles and managerial models of the companies associated with Ethos Institute in Bahia, and the features of their practices, projects and programs of social responsibility, as well as their partnerships on social actions and the mechanisms of evaluation and transparency they use. It also classifies these actions in philanthropic and of social responsibility, based on Ethos Institute‟s concept of corporate social responsibility, according to the following scale: (0) company associated with Ethos, (1) company associated with Ethos that performs philanthropy, and (2) company associated with Ethos that performs philanthropy or acts within what Ethos Institute considers corporate social responsibility. Finally, it compares the pratices of socialresponsibility of the companies studied and discusses the degree of compliance of what they implement with Ethos Institute‟s concept of corporate social responsibility. We conclude that the social responsibility practices of organizations associated with the Ethos Institute in Bahia are characterized by hybridity. Organizations from different sectors and scales incorporate actions ranging from the minimum compliance with legal obligations to philanthropic donations and social responsibility practices, indicating that the performance of Ethos as a regulator is more prescriptive and revealing a gap between what the institute ideally proposes in its speech and what the companies really implement. |
id |
UFBA-2_fe7f93e637d6a3f10b6c53beba12622f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/19637 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Ávila, Patrícia Brito deFischer, Tânia Maria DiederichsFischer, Tânia Maria DiederichsJunqueira, LucianoCarvalho, Inaiá Maria Moreira de2016-07-05T20:27:56Z2016-07-05T20:27:56Z2016-07-052006-12-26http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19637A atualidade e relevância da discussão sobre o papel da empresa privada na sociedade, mais especificamente no contexto brasileiro e baiano, revela sua importância como atora na gestão social do desenvolvimento. Esta importância está diretamente relacionada à capacidade de formulação e implementação de políticas compensatórias, com possíveis intervenções no desenvolvimento do espaço em que opera e atua. Dentro deste cenário, destaca-se o papel do Instituto Ethos enquanto instituição associativa que, em nível nacional e regional, discute, fomenta e divulga aspectos relativos ao investimento social das empresas. Para o Ethos, a responsabilidade social pode ser traduzida como atuação ética nas ações e relações com os seus stakeholders, proposta que permite uma diversidade de interpretações, evidenciada por práticas que vão do mero associativismo a ações e parcerias caracterizadas como responsabilidade social empresarial. O perfil das organizações e as formas como elas se estruturam para responder às demandas de responsabilidade social empresarial condicionam formas institucionais, que por sua vez geram ações sociais e parcerias indicativas do nível de engajamento das empresas com a proposta do Instituto Ethos. Esta dissertação mapeia os perfis organizacionais e das formas de gestão das empresas associadas ao Instituto Ethos na Bahia e as características de suas ações, projetos e programas de responsabilidade social, bem como as parcerias que estabelece na ação social e os mecanismos de avaliação e transparência utilizados. Em seguida, classifica-se estas ações em filantrópicas e de responsabilidade social, com base no conceito de responsabilidade social empresarial do Ethos, de acordo com a seguinte escala: (0) empresa associada ao Ethos, (1) empresa associada ao Ethos e que realiza filantropia, e (2) empresa associada e que realiza filantropia ou atua dentro do que o Instituto Ethos considera responsabilidade social empresarial. Finalmente, contrasta-se e compara-se as ações das empresas no campo da responsabilidade social empresarial, e discute-se o grau de aderência das práticas implementadas com a proposta de responsabilidade social empresarial do Instituto Ethos. Conclui-se que as práticas de responsabilidade social das organizações associadas ao Instituto Ethos na Bahia caracterizam-se pelo hibridismo. Organizações de diversos setores e escalas incorporam ações que variam do cumprimento mínimo das obrigações legais, até doações de cunho filantrópico e práticas de responsabilidade social propriamente ditas, indicando que a atuação do Ethos como regulador é muito mais prescritiva, o que abre um hiato entre o que idealmente propõe em seu discurso e o que realmente as empresas fazem. The actuality and relevance of the discussion about the role of private companies in society, more specifically in the Brazilian context, reveal their importance as actors that can contribute to the management of social development. This importance is directly related to their capacities of formulating and implementing compensatory policies, with concrete possibilities of developing interventions on the territory they operate. Within this scenario, the role of associating institutions, such as Ethos Institute, that discusses, foments and communicates, both in regional and national level, aspects related to the social investment of firms, emerges. To this institute, a company is social responsible when it establishes practices, relationships and partnerships with its stakeholders within ethic values, proposal that allows multiples interpretations and is evidenced by practices that vary from mere associations to practices and partnerships characterized as corporate social responsibility. The profiles of the organizations and the ways they are structured to answer to the demands of corporate social responsibility create institutional forms, which generate partnerships and social actions that indicate the level of engagement to Ethos‟s proposal. This thesis maps the organizational profiles and managerial models of the companies associated with Ethos Institute in Bahia, and the features of their practices, projects and programs of social responsibility, as well as their partnerships on social actions and the mechanisms of evaluation and transparency they use. It also classifies these actions in philanthropic and of social responsibility, based on Ethos Institute‟s concept of corporate social responsibility, according to the following scale: (0) company associated with Ethos, (1) company associated with Ethos that performs philanthropy, and (2) company associated with Ethos that performs philanthropy or acts within what Ethos Institute considers corporate social responsibility. Finally, it compares the pratices of socialresponsibility of the companies studied and discusses the degree of compliance of what they implement with Ethos Institute‟s concept of corporate social responsibility. We conclude that the social responsibility practices of organizations associated with the Ethos Institute in Bahia are characterized by hybridity. Organizations from different sectors and scales incorporate actions ranging from the minimum compliance with legal obligations to philanthropic donations and social responsibility practices, indicating that the performance of Ethos as a regulator is more prescriptive and revealing a gap between what the institute ideally proposes in its speech and what the companies really implement.Submitted by Tatiana Lima (tatianasl@ufba.br) on 2016-07-05T20:01:17Z No. of bitstreams: 1 Ávila, Patrícia Brito de.pdf: 4596211 bytes, checksum: 932b6ab67ee3034448b00173edc32bfc (MD5)Approved for entry into archive by Tatiana Lima (tatianasl@ufba.br) on 2016-07-05T20:27:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Ávila, Patrícia Brito de.pdf: 4596211 bytes, checksum: 932b6ab67ee3034448b00173edc32bfc (MD5)Made available in DSpace on 2016-07-05T20:27:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ávila, Patrícia Brito de.pdf: 4596211 bytes, checksum: 932b6ab67ee3034448b00173edc32bfc (MD5)Responsabilidade social empresarialética; comunitarismostakeholdersação socialfilantropiainvestimento socialcidadania empresarialparceriasinterorganizaçõesCorporate social responsibilityethicsresponsive communitarismstakeholderssocial actionsphilanthropysocial investmentsentrepreneurial citizenshippartnershipsinterorganizationsResponsabilidade social empresarial: incorporação de práticas a organizações baianasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de Administração da Universidade Federal da BahiaEAUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALÁvila, Patrícia Brito de.pdfÁvila, Patrícia Brito de.pdfapplication/pdf4596211https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/19637/1/%c3%81vila%2c%20Patr%c3%adcia%20Brito%20de.pdf932b6ab67ee3034448b00173edc32bfcMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/19637/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTÁvila, Patrícia Brito de.pdf.txtÁvila, Patrícia Brito de.pdf.txtExtracted texttext/plain465709https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/19637/3/%c3%81vila%2c%20Patr%c3%adcia%20Brito%20de.pdf.txtaa47e8087e1d165c7c984fa28f86c6d9MD53ri/196372022-02-20 22:42:29.501oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T01:42:29Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Responsabilidade social empresarial: incorporação de práticas a organizações baianas |
title |
Responsabilidade social empresarial: incorporação de práticas a organizações baianas |
spellingShingle |
Responsabilidade social empresarial: incorporação de práticas a organizações baianas Ávila, Patrícia Brito de Responsabilidade social empresarial ética; comunitarismo stakeholders ação social filantropia investimento social cidadania empresarial parcerias interorganizações Corporate social responsibility ethics responsive communitarism stakeholders social actions philanthropy social investments entrepreneurial citizenship partnerships interorganizations |
title_short |
Responsabilidade social empresarial: incorporação de práticas a organizações baianas |
title_full |
Responsabilidade social empresarial: incorporação de práticas a organizações baianas |
title_fullStr |
Responsabilidade social empresarial: incorporação de práticas a organizações baianas |
title_full_unstemmed |
Responsabilidade social empresarial: incorporação de práticas a organizações baianas |
title_sort |
Responsabilidade social empresarial: incorporação de práticas a organizações baianas |
author |
Ávila, Patrícia Brito de |
author_facet |
Ávila, Patrícia Brito de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ávila, Patrícia Brito de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fischer, Tânia Maria Diederichs |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Fischer, Tânia Maria Diederichs Junqueira, Luciano Carvalho, Inaiá Maria Moreira de |
contributor_str_mv |
Fischer, Tânia Maria Diederichs Fischer, Tânia Maria Diederichs Junqueira, Luciano Carvalho, Inaiá Maria Moreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Responsabilidade social empresarial ética; comunitarismo stakeholders ação social filantropia investimento social cidadania empresarial parcerias interorganizações Corporate social responsibility ethics responsive communitarism stakeholders social actions philanthropy social investments entrepreneurial citizenship partnerships interorganizations |
topic |
Responsabilidade social empresarial ética; comunitarismo stakeholders ação social filantropia investimento social cidadania empresarial parcerias interorganizações Corporate social responsibility ethics responsive communitarism stakeholders social actions philanthropy social investments entrepreneurial citizenship partnerships interorganizations |
description |
A atualidade e relevância da discussão sobre o papel da empresa privada na sociedade, mais especificamente no contexto brasileiro e baiano, revela sua importância como atora na gestão social do desenvolvimento. Esta importância está diretamente relacionada à capacidade de formulação e implementação de políticas compensatórias, com possíveis intervenções no desenvolvimento do espaço em que opera e atua. Dentro deste cenário, destaca-se o papel do Instituto Ethos enquanto instituição associativa que, em nível nacional e regional, discute, fomenta e divulga aspectos relativos ao investimento social das empresas. Para o Ethos, a responsabilidade social pode ser traduzida como atuação ética nas ações e relações com os seus stakeholders, proposta que permite uma diversidade de interpretações, evidenciada por práticas que vão do mero associativismo a ações e parcerias caracterizadas como responsabilidade social empresarial. O perfil das organizações e as formas como elas se estruturam para responder às demandas de responsabilidade social empresarial condicionam formas institucionais, que por sua vez geram ações sociais e parcerias indicativas do nível de engajamento das empresas com a proposta do Instituto Ethos. Esta dissertação mapeia os perfis organizacionais e das formas de gestão das empresas associadas ao Instituto Ethos na Bahia e as características de suas ações, projetos e programas de responsabilidade social, bem como as parcerias que estabelece na ação social e os mecanismos de avaliação e transparência utilizados. Em seguida, classifica-se estas ações em filantrópicas e de responsabilidade social, com base no conceito de responsabilidade social empresarial do Ethos, de acordo com a seguinte escala: (0) empresa associada ao Ethos, (1) empresa associada ao Ethos e que realiza filantropia, e (2) empresa associada e que realiza filantropia ou atua dentro do que o Instituto Ethos considera responsabilidade social empresarial. Finalmente, contrasta-se e compara-se as ações das empresas no campo da responsabilidade social empresarial, e discute-se o grau de aderência das práticas implementadas com a proposta de responsabilidade social empresarial do Instituto Ethos. Conclui-se que as práticas de responsabilidade social das organizações associadas ao Instituto Ethos na Bahia caracterizam-se pelo hibridismo. Organizações de diversos setores e escalas incorporam ações que variam do cumprimento mínimo das obrigações legais, até doações de cunho filantrópico e práticas de responsabilidade social propriamente ditas, indicando que a atuação do Ethos como regulador é muito mais prescritiva, o que abre um hiato entre o que idealmente propõe em seu discurso e o que realmente as empresas fazem. The actuality and relevance of the discussion about the role of private companies in society, more specifically in the Brazilian context, reveal their importance as actors that can contribute to the management of social development. This importance is directly related to their capacities of formulating and implementing compensatory policies, with concrete possibilities of developing interventions on the territory they operate. Within this scenario, the role of associating institutions, such as Ethos Institute, that discusses, foments and communicates, both in regional and national level, aspects related to the social investment of firms, emerges. To this institute, a company is social responsible when it establishes practices, relationships and partnerships with its stakeholders within ethic values, proposal that allows multiples interpretations and is evidenced by practices that vary from mere associations to practices and partnerships characterized as corporate social responsibility. The profiles of the organizations and the ways they are structured to answer to the demands of corporate social responsibility create institutional forms, which generate partnerships and social actions that indicate the level of engagement to Ethos‟s proposal. This thesis maps the organizational profiles and managerial models of the companies associated with Ethos Institute in Bahia, and the features of their practices, projects and programs of social responsibility, as well as their partnerships on social actions and the mechanisms of evaluation and transparency they use. It also classifies these actions in philanthropic and of social responsibility, based on Ethos Institute‟s concept of corporate social responsibility, according to the following scale: (0) company associated with Ethos, (1) company associated with Ethos that performs philanthropy, and (2) company associated with Ethos that performs philanthropy or acts within what Ethos Institute considers corporate social responsibility. Finally, it compares the pratices of socialresponsibility of the companies studied and discusses the degree of compliance of what they implement with Ethos Institute‟s concept of corporate social responsibility. We conclude that the social responsibility practices of organizations associated with the Ethos Institute in Bahia are characterized by hybridity. Organizations from different sectors and scales incorporate actions ranging from the minimum compliance with legal obligations to philanthropic donations and social responsibility practices, indicating that the performance of Ethos as a regulator is more prescriptive and revealing a gap between what the institute ideally proposes in its speech and what the companies really implement. |
publishDate |
2006 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2006-12-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-07-05T20:27:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-07-05T20:27:56Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-07-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19637 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19637 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
EAUFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/19637/1/%c3%81vila%2c%20Patr%c3%adcia%20Brito%20de.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/19637/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/19637/3/%c3%81vila%2c%20Patr%c3%adcia%20Brito%20de.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
932b6ab67ee3034448b00173edc32bfc ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0 aa47e8087e1d165c7c984fa28f86c6d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459519068471296 |