Cartografia do saber/fazer das marisqueiras: leituras outras das tecnologias, técnicas artesanais como potência
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18276 |
Resumo: | Esta tese de doutorado aborda a discussão sobre as formas como as tecnologias são inseridas nas sociedades e nas culturas, evidenciando tensões entre maneiras distintas de relação com os universos técnicos que não são homogêneos, mas parte da mesma realidade; interpela os modos pelos quais o conhecimento técnico e tecnológico circula, legitima-se e se conecta com o poder; explicita alternativas às formas hegemônicas da racionalidade técnica e indaga por vínculos mais próximos à diversidade sociocultural, no intuito de propor diálogos menos verticais, mais rizomáticos. Assume a opção teórico/epistemológica da perspectiva decolonial (Quijano, Dussel, Mignolo, Torres, Castro-Gómez) que permite interrogar a matriz contemporânea saber/poder agenciada pelas tecnologias, bem como as contribuições do pensamento de Rodolfo Kusch em diálogo com Simondon para obter outras aproximações às tecnologias nas dimensões filosófica, sociológica, antropológica e política. Arrisca a construção da cartografia (Deleuze e Guattari) do saber/fazer da técnica de mariscar com as marisqueiras de Passé de Candeias, tendo o propósito de analisar e delinear as relações de poder que se revelam sobre seus saberes/conhecimentos técnicos, as manifestações da técnica artesanal e suas conexões com os objetos técnicos para identificar os vínculos entre Cultura/Tecnologia/Conhecimento; para a produção cartográfica se elaborou um livro coletivo com a comunidade de saber como agenciamento. As narrativas e análises permitiram desvelar a complexidade da realidade técnica, os níveis de imbricação entre Ser/Técnica/Saber incorporados à natureza na unidade harmônica do território (o mangue) que se fratura e fragmenta por um exterior que despreza os saberes e singularidades das técnicas artesanais, a virtualidade de diálogos entre estas técnicas e as “modernas”, os nexos entre Corpo/Tecnologia/Objeto técnico, a dificuldade de habitar o mundo mediado tecnologicamente mantendo a separação entre Humanidade/Técnica/Natureza, a necessidade de viver o tempo em conexão com a natureza como linhas de fuga da alienação tecnológica produzida pela ausência de pensar sobre a mesma. |
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Rozo Sandoval, Ana ClaudiaRozo Sandoval, Ana ClaudiaBurnham, Teresinha FróesOliveira, Eduardo David deRibeiro, Núbia MouraJambeiro, Othon FernandoNascimento, Wanderson Flor do2015-11-24T13:42:21Z2015-11-24T13:42:21Z2015-11-242015-08-19Tesehttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18276Esta tese de doutorado aborda a discussão sobre as formas como as tecnologias são inseridas nas sociedades e nas culturas, evidenciando tensões entre maneiras distintas de relação com os universos técnicos que não são homogêneos, mas parte da mesma realidade; interpela os modos pelos quais o conhecimento técnico e tecnológico circula, legitima-se e se conecta com o poder; explicita alternativas às formas hegemônicas da racionalidade técnica e indaga por vínculos mais próximos à diversidade sociocultural, no intuito de propor diálogos menos verticais, mais rizomáticos. Assume a opção teórico/epistemológica da perspectiva decolonial (Quijano, Dussel, Mignolo, Torres, Castro-Gómez) que permite interrogar a matriz contemporânea saber/poder agenciada pelas tecnologias, bem como as contribuições do pensamento de Rodolfo Kusch em diálogo com Simondon para obter outras aproximações às tecnologias nas dimensões filosófica, sociológica, antropológica e política. Arrisca a construção da cartografia (Deleuze e Guattari) do saber/fazer da técnica de mariscar com as marisqueiras de Passé de Candeias, tendo o propósito de analisar e delinear as relações de poder que se revelam sobre seus saberes/conhecimentos técnicos, as manifestações da técnica artesanal e suas conexões com os objetos técnicos para identificar os vínculos entre Cultura/Tecnologia/Conhecimento; para a produção cartográfica se elaborou um livro coletivo com a comunidade de saber como agenciamento. As narrativas e análises permitiram desvelar a complexidade da realidade técnica, os níveis de imbricação entre Ser/Técnica/Saber incorporados à natureza na unidade harmônica do território (o mangue) que se fratura e fragmenta por um exterior que despreza os saberes e singularidades das técnicas artesanais, a virtualidade de diálogos entre estas técnicas e as “modernas”, os nexos entre Corpo/Tecnologia/Objeto técnico, a dificuldade de habitar o mundo mediado tecnologicamente mantendo a separação entre Humanidade/Técnica/Natureza, a necessidade de viver o tempo em conexão com a natureza como linhas de fuga da alienação tecnológica produzida pela ausência de pensar sobre a mesma.ABSTRACT This doctoral thesis addresses the discussion of the ways in which technologies are embedded in societies and cultures, highlighting the tensions that emerge as they interact with the technical universes that are not homogeneous, but are part of the same reality; challenges the forms in which the technical and technological knowledge circulates, becomes legitimate and associates with power; reveals alternatives to the hegemonic forms of the technical rationality and explores closer ties to the sociocultural diversity, in order to propose less vertical dialogues, more rhizomatic. It undertakes the theoretical/epistemological option from the de-colonial perspective of (Quijano, Dussel, Mignolo, Torres, Castro-Gómez) which allows us to question the contemporary matrix power/knowledge assumed by technologies, as well as the contributions of Rodolfo Kusch in a dialogue with Gilbert Simondon to convene other approaches to technologies from the philosophical, sociological, anthropological and political dimensions. It proposes a draft of the (Deleuze e Guattari) cartography of knowledge/expertise of the technique of shellfish fishing with the shellfish fisheries in Passé de Candeias, which aims to analyze and define the relations of power revealed around knowledge/expertise, the expressions of the craftsmanship and its relationship with the technical objects, to identify the link between culture/technology/knowledge; for the cartographical production a collective book was drafted with the community of knowledge. The narratives and analysis revealed the complexity of the technical reality, the intertwining levels between Being/Expertise/Knowledge integrated into nature in harmonious unity with its territory (mangrove) that is fractured and fragmented by an exterior that despises the knowledge and singularities of the craftsmanship, the virtual nature of the dialogues between these techniques and the “modern ones”, the connections between body / technology/technical object, the difficulty of living in a world technologically mediated maintaining the separation between humanity/technic/nature, the need of living time in connection with nature as escape lines of technological alienation resulting from not thinking about it.RESUMEN Esta tesis de doctorado aborda la discusión sobre las formas como las tecnologías se instalan en las sociedades y las culturas, evidenciando las tensiones que emergen de las distintas relaciones que se establecen con los universos técnicos que no son homogéneos pero constituyen parte de una misma realidad, cuestiona los modos de legitimación y circulación de los conocimientos técnicos y tecnológicos y sus conexiones con el poder, revela alternativas a las formas hegemónicas de racionalidad técnica y explora vínculos mas cercanos a la diversidad sociocultural, con el propósito de proponer diálogos menos verticales, mas rizomáticos. Asume la opción teórica/epistemológica de la perspectiva decolonial (Quijano, Dussel, Mignolo, Torres, Castro-Gómez) que permite interpelar la matriz contemporánea saber/poder agenciada por las tecnologías, así como los aportes del pensamiento de Rodolfo Kusch en diálogo con Gilbert Simondon para obtener otras aproximaciones a las tecnologías desde dimensiones filosófica, sociológica, antropológica y política. Realiza una cartografía (Deleuze e Guattari) del saber/hacer sobre la técnica de mariscar con las marisqueras de Passé de Candeias, para analizar y trazar las relaciones de poder que se revelan en torno a sus saberes/conocimientos técnicos, las expresiones de su técnica artesanal y sus conexiones con los objetos técnicos, para identificar vínculos entre Cultura/Tecnología/Conocimiento; como agenciamiento para la producción cartográfica se elaboró un libro colectivo con la comunidad de saber. Las narrativas y los análisis permitieron desvelar: la complejidad de la realidad técnica, los niveles de imbricación entres Ser/Técnica/Saber incorporados a la naturaleza en unidad armónica con su territorio (mangue) que se fractura y fragmenta por un exterior que desprecia los saberes y singularidades de las técnicas artesanales, la virtualidad de diálogos entre estas técnicas y las “modernas”, los nexos entre Cuerpo/Tecnología/Objeto Técnico, la dificultad de habitar el mundo mediado tecnológicamente manteniendo la separación entre humanidad/técnica/naturaleza, y la necesidad de vivir el tiempo en conexión con la naturaleza como líneas de fuga de la alienación tecnológica producida por la ausencia de pensar sobre ella.Submitted by Ana Claudia Rozo Sandoval (anclarozo@gmail.com) on 2015-11-16T23:40:09Z No. of bitstreams: 2 TeseDoutoradoRozoSandovalAnaClaudia20151116.pdf: 3555163 bytes, checksum: 8c9efa95b09ee93f5afa8b4090e10cc1 (MD5) Livro Mariqueiras de Passe CC 2015 FINAL.pdf: 19505549 bytes, checksum: c2c752f22b9d79ce14975bce663deec2 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora da Silva Lopes (silopes@ufba.br) on 2015-11-24T13:42:21Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TeseDoutoradoRozoSandovalAnaClaudia20151116.pdf: 3555163 bytes, checksum: 8c9efa95b09ee93f5afa8b4090e10cc1 (MD5) Livro Mariqueiras de Passe CC 2015 FINAL.pdf: 19505549 bytes, checksum: c2c752f22b9d79ce14975bce663deec2 (MD5)Made available in DSpace on 2015-11-24T13:42:21Z (GMT). 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