"Orixás do Dique": estudo sobre religião e espaço público em Salvador-Bahia
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30802 |
Resumo: | O presente trabalho tem por finalidade apresentar o caso relativo aos “Orixás do Dique”. Trata-se de um caso emblemático cujo foco é o Dique do Tororó, espaço público da cidade de Salvador, onde estão instaladas desde 1998 esculturas nomeadas de orixás confeccionadas pelo artista Tatti Moreno em parceria com o Governo da Bahia. Para executar esta tarefa foi necessário recuperar os registros históricos que indicam sua condição de território negro historicamente constituído e utilizado pelos cultos afro-brasileiros. Foi necessário também recuperar a chamada "Bahia afro", isto é, o circuito intelectual, artístico e político de exaltação de alguns elementos afro-brasileiros impressos na cultura baiana e codificados numa linguagem propícia ao turismo e ao entretenimento. Igualmente necessário foi ter explorado o conflito religioso que se procedeu a partir da crítica evangélica encaminhada em âmbito legislativo contra as esculturas. Pondo ênfase na dimensão dos problemas que o caso evoca (tais como a dessacralização espacial, a folclorização dos símbolos afro-religiosos e a censura artística por “intolerância religiosa”), apresentamos resultados que indicam um público afro-religioso, cujo desafio maior é se aglutinar politicamente para determinar os rumos dos problemas que então o aflige. |
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Goes, Alexandre dos SantosRabelo, Miriam CristinaLehmann, DavidLima, Fabio BatistaFerreira, Alberto Heráclito2019-10-23T12:13:06Z2019-10-23T12:13:06Z2019-10-232019-04-05http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30802O presente trabalho tem por finalidade apresentar o caso relativo aos “Orixás do Dique”. Trata-se de um caso emblemático cujo foco é o Dique do Tororó, espaço público da cidade de Salvador, onde estão instaladas desde 1998 esculturas nomeadas de orixás confeccionadas pelo artista Tatti Moreno em parceria com o Governo da Bahia. Para executar esta tarefa foi necessário recuperar os registros históricos que indicam sua condição de território negro historicamente constituído e utilizado pelos cultos afro-brasileiros. Foi necessário também recuperar a chamada "Bahia afro", isto é, o circuito intelectual, artístico e político de exaltação de alguns elementos afro-brasileiros impressos na cultura baiana e codificados numa linguagem propícia ao turismo e ao entretenimento. Igualmente necessário foi ter explorado o conflito religioso que se procedeu a partir da crítica evangélica encaminhada em âmbito legislativo contra as esculturas. Pondo ênfase na dimensão dos problemas que o caso evoca (tais como a dessacralização espacial, a folclorização dos símbolos afro-religiosos e a censura artística por “intolerância religiosa”), apresentamos resultados que indicam um público afro-religioso, cujo desafio maior é se aglutinar politicamente para determinar os rumos dos problemas que então o aflige.The purpose of this paper is to present the case related to the "Orixás do Dique". This is an emblematic case which focuses on Dique do Tororó, a public space in the city of Salvador, where since 1998 the sculptures named orixás made by artist Tatti Moreno have been installed in partnership with the Government of Bahia. In order to perform this task, it was necessary to recover the historical records that indicate its status as a black territory historically constituted and used by the Afro-Brazilian cults. It was also necessary to recover the so-called "Bahia afro", that is, the intellectual, artistic and political circuit of exaltation of some Afro-Brazilian elements printed in the Bahian culture and encoded in a language favorable to tourism and entertainment. It was also necessary to explore the religious conflict that proceeded from the evangelical criticism sent to the legislative council against the sculptures. Emphasizing the scale of the problems that the case evokes (such as spatial desacralization, the folklorization of Afro-religious symbols and artistic censorship for "religious intolerance"), we present results that suggest an afro-religious audience whose political agglutination to determine the course of the problems that afflict it.Submitted by Alexandre Goes (alexandregoes18@gmail.com) on 2019-09-20T17:23:30Z No. of bitstreams: 1 ORIXÁS DO DIQUE_DISSERTAÇÃO_ ALEXANDRE SAN GOES.pdf: 3970570 bytes, checksum: 178019a36f50bbadb3a9b2f12cea348c (MD5)Approved for entry into archive by Ana Portela (anapoli@ufba.br) on 2019-10-23T12:13:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ORIXÁS DO DIQUE_DISSERTAÇÃO_ ALEXANDRE SAN GOES.pdf: 3970570 bytes, checksum: 178019a36f50bbadb3a9b2f12cea348c (MD5)Made available in DSpace on 2019-10-23T12:13:06Z (GMT). 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O presente trabalho tem por finalidade apresentar o caso relativo aos “Orixás do Dique”. Trata-se de um caso emblemático cujo foco é o Dique do Tororó, espaço público da cidade de Salvador, onde estão instaladas desde 1998 esculturas nomeadas de orixás confeccionadas pelo artista Tatti Moreno em parceria com o Governo da Bahia. Para executar esta tarefa foi necessário recuperar os registros históricos que indicam sua condição de território negro historicamente constituído e utilizado pelos cultos afro-brasileiros. Foi necessário também recuperar a chamada "Bahia afro", isto é, o circuito intelectual, artístico e político de exaltação de alguns elementos afro-brasileiros impressos na cultura baiana e codificados numa linguagem propícia ao turismo e ao entretenimento. Igualmente necessário foi ter explorado o conflito religioso que se procedeu a partir da crítica evangélica encaminhada em âmbito legislativo contra as esculturas. Pondo ênfase na dimensão dos problemas que o caso evoca (tais como a dessacralização espacial, a folclorização dos símbolos afro-religiosos e a censura artística por “intolerância religiosa”), apresentamos resultados que indicam um público afro-religioso, cujo desafio maior é se aglutinar politicamente para determinar os rumos dos problemas que então o aflige. |
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