A grounded theory como abordagem metodológica: relatos de uma experiência de campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Marcelo de Rezende
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Santos, Leonardo Lemos da Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11205
Resumo: Uma vez que já é possível encontrar no Brasil alguns artigos que contemplam questões atinentes ao histórico, tipologias e principais características da grounded theory, este trabalho tem por finalidade contribuir para uma maior discussão dessa abordagem metodológica enquanto estilo de fazer pesquisa. De maneira específi ca, o trabalho tenta descrever uma experiência de campo e, principalmente, contar a saga de um pesquisador envolvido com o desafio de colocar a grounded theory em prática. Para isso, buscou-se dividir o trabalho em três partes distintas. Na primeira parte, apresentamos a grounded theory de uma maneira ampla, introduzindo alguns dos seus princípios fundamentais. Na segunda parte, descreve-se o trabalho de campo que foi realizado - nos moldes da grounded theory - com o objetivo de investigar a forma como os consumidores brasileiros oriundos das classes mais populares vivenciam suas experiências de consumo de produtos eletrônicos. Na terceira e última parte, são apresentadas algumas reflexões sobre as exigências práticas para a “operacionalização” de pesquisas comprometidas com o “espírito” da grounded theory, bem como as dúvidas, os dilemas, as difi culdades e as angústias vivenciadas ao longo de todo o processo de pesquisa contadas por quem passou por elas.
id UFBA-4_02e30dde2186d4c49d31477d533ec3db
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/11205
network_acronym_str UFBA-4
network_name_str Organizações & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling A grounded theory como abordagem metodológica: relatos de uma experiência de campoPesquisa qualitativa. Grounded theory. Trabalho de campo. Etnografia. Classes populares.Uma vez que já é possível encontrar no Brasil alguns artigos que contemplam questões atinentes ao histórico, tipologias e principais características da grounded theory, este trabalho tem por finalidade contribuir para uma maior discussão dessa abordagem metodológica enquanto estilo de fazer pesquisa. De maneira específi ca, o trabalho tenta descrever uma experiência de campo e, principalmente, contar a saga de um pesquisador envolvido com o desafio de colocar a grounded theory em prática. Para isso, buscou-se dividir o trabalho em três partes distintas. Na primeira parte, apresentamos a grounded theory de uma maneira ampla, introduzindo alguns dos seus princípios fundamentais. Na segunda parte, descreve-se o trabalho de campo que foi realizado - nos moldes da grounded theory - com o objetivo de investigar a forma como os consumidores brasileiros oriundos das classes mais populares vivenciam suas experiências de consumo de produtos eletrônicos. Na terceira e última parte, são apresentadas algumas reflexões sobre as exigências práticas para a “operacionalização” de pesquisas comprometidas com o “espírito” da grounded theory, bem como as dúvidas, os dilemas, as difi culdades e as angústias vivenciadas ao longo de todo o processo de pesquisa contadas por quem passou por elas. Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11205Organizações & Sociedade; Vol. 19 No. 62 (2012)Organizações & Sociedade; v. 19 n. 62 (2012)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11205/8114Pinto, Marcelo de RezendeSantos, Leonardo Lemos da Silveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-14T15:12:22Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/11205Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2014-06-14T15:12:22Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv A grounded theory como abordagem metodológica: relatos de uma experiência de campo
title A grounded theory como abordagem metodológica: relatos de uma experiência de campo
spellingShingle A grounded theory como abordagem metodológica: relatos de uma experiência de campo
Pinto, Marcelo de Rezende
Pesquisa qualitativa. Grounded theory. Trabalho de campo. Etnografia. Classes populares.
title_short A grounded theory como abordagem metodológica: relatos de uma experiência de campo
title_full A grounded theory como abordagem metodológica: relatos de uma experiência de campo
title_fullStr A grounded theory como abordagem metodológica: relatos de uma experiência de campo
title_full_unstemmed A grounded theory como abordagem metodológica: relatos de uma experiência de campo
title_sort A grounded theory como abordagem metodológica: relatos de uma experiência de campo
author Pinto, Marcelo de Rezende
author_facet Pinto, Marcelo de Rezende
Santos, Leonardo Lemos da Silveira
author_role author
author2 Santos, Leonardo Lemos da Silveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Marcelo de Rezende
Santos, Leonardo Lemos da Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa qualitativa. Grounded theory. Trabalho de campo. Etnografia. Classes populares.
topic Pesquisa qualitativa. Grounded theory. Trabalho de campo. Etnografia. Classes populares.
description Uma vez que já é possível encontrar no Brasil alguns artigos que contemplam questões atinentes ao histórico, tipologias e principais características da grounded theory, este trabalho tem por finalidade contribuir para uma maior discussão dessa abordagem metodológica enquanto estilo de fazer pesquisa. De maneira específi ca, o trabalho tenta descrever uma experiência de campo e, principalmente, contar a saga de um pesquisador envolvido com o desafio de colocar a grounded theory em prática. Para isso, buscou-se dividir o trabalho em três partes distintas. Na primeira parte, apresentamos a grounded theory de uma maneira ampla, introduzindo alguns dos seus princípios fundamentais. Na segunda parte, descreve-se o trabalho de campo que foi realizado - nos moldes da grounded theory - com o objetivo de investigar a forma como os consumidores brasileiros oriundos das classes mais populares vivenciam suas experiências de consumo de produtos eletrônicos. Na terceira e última parte, são apresentadas algumas reflexões sobre as exigências práticas para a “operacionalização” de pesquisas comprometidas com o “espírito” da grounded theory, bem como as dúvidas, os dilemas, as difi culdades e as angústias vivenciadas ao longo de todo o processo de pesquisa contadas por quem passou por elas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11205
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11205/8114
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
dc.source.none.fl_str_mv Organizações & Sociedade; Vol. 19 No. 62 (2012)
Organizações & Sociedade; v. 19 n. 62 (2012)
1984-9230
1413-585X
reponame:Organizações & Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Organizações & Sociedade (Online)
collection Organizações & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br
_version_ 1799698969591283712