A grounded theory como abordagem metodológica: relatos de uma experiência de campo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organizações & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11205 |
Resumo: | Uma vez que já é possível encontrar no Brasil alguns artigos que contemplam questões atinentes ao histórico, tipologias e principais características da grounded theory, este trabalho tem por finalidade contribuir para uma maior discussão dessa abordagem metodológica enquanto estilo de fazer pesquisa. De maneira específi ca, o trabalho tenta descrever uma experiência de campo e, principalmente, contar a saga de um pesquisador envolvido com o desafio de colocar a grounded theory em prática. Para isso, buscou-se dividir o trabalho em três partes distintas. Na primeira parte, apresentamos a grounded theory de uma maneira ampla, introduzindo alguns dos seus princípios fundamentais. Na segunda parte, descreve-se o trabalho de campo que foi realizado - nos moldes da grounded theory - com o objetivo de investigar a forma como os consumidores brasileiros oriundos das classes mais populares vivenciam suas experiências de consumo de produtos eletrônicos. Na terceira e última parte, são apresentadas algumas reflexões sobre as exigências práticas para a “operacionalização” de pesquisas comprometidas com o “espírito” da grounded theory, bem como as dúvidas, os dilemas, as difi culdades e as angústias vivenciadas ao longo de todo o processo de pesquisa contadas por quem passou por elas. |
id |
UFBA-4_02e30dde2186d4c49d31477d533ec3db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/11205 |
network_acronym_str |
UFBA-4 |
network_name_str |
Organizações & Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A grounded theory como abordagem metodológica: relatos de uma experiência de campoPesquisa qualitativa. Grounded theory. Trabalho de campo. Etnografia. Classes populares.Uma vez que já é possível encontrar no Brasil alguns artigos que contemplam questões atinentes ao histórico, tipologias e principais características da grounded theory, este trabalho tem por finalidade contribuir para uma maior discussão dessa abordagem metodológica enquanto estilo de fazer pesquisa. De maneira específi ca, o trabalho tenta descrever uma experiência de campo e, principalmente, contar a saga de um pesquisador envolvido com o desafio de colocar a grounded theory em prática. Para isso, buscou-se dividir o trabalho em três partes distintas. Na primeira parte, apresentamos a grounded theory de uma maneira ampla, introduzindo alguns dos seus princípios fundamentais. Na segunda parte, descreve-se o trabalho de campo que foi realizado - nos moldes da grounded theory - com o objetivo de investigar a forma como os consumidores brasileiros oriundos das classes mais populares vivenciam suas experiências de consumo de produtos eletrônicos. Na terceira e última parte, são apresentadas algumas reflexões sobre as exigências práticas para a “operacionalização” de pesquisas comprometidas com o “espírito” da grounded theory, bem como as dúvidas, os dilemas, as difi culdades e as angústias vivenciadas ao longo de todo o processo de pesquisa contadas por quem passou por elas. Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11205Organizações & Sociedade; Vol. 19 No. 62 (2012)Organizações & Sociedade; v. 19 n. 62 (2012)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11205/8114Pinto, Marcelo de RezendeSantos, Leonardo Lemos da Silveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-14T15:12:22Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/11205Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2014-06-14T15:12:22Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A grounded theory como abordagem metodológica: relatos de uma experiência de campo |
title |
A grounded theory como abordagem metodológica: relatos de uma experiência de campo |
spellingShingle |
A grounded theory como abordagem metodológica: relatos de uma experiência de campo Pinto, Marcelo de Rezende Pesquisa qualitativa. Grounded theory. Trabalho de campo. Etnografia. Classes populares. |
title_short |
A grounded theory como abordagem metodológica: relatos de uma experiência de campo |
title_full |
A grounded theory como abordagem metodológica: relatos de uma experiência de campo |
title_fullStr |
A grounded theory como abordagem metodológica: relatos de uma experiência de campo |
title_full_unstemmed |
A grounded theory como abordagem metodológica: relatos de uma experiência de campo |
title_sort |
A grounded theory como abordagem metodológica: relatos de uma experiência de campo |
author |
Pinto, Marcelo de Rezende |
author_facet |
Pinto, Marcelo de Rezende Santos, Leonardo Lemos da Silveira |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Leonardo Lemos da Silveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Marcelo de Rezende Santos, Leonardo Lemos da Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa qualitativa. Grounded theory. Trabalho de campo. Etnografia. Classes populares. |
topic |
Pesquisa qualitativa. Grounded theory. Trabalho de campo. Etnografia. Classes populares. |
description |
Uma vez que já é possível encontrar no Brasil alguns artigos que contemplam questões atinentes ao histórico, tipologias e principais características da grounded theory, este trabalho tem por finalidade contribuir para uma maior discussão dessa abordagem metodológica enquanto estilo de fazer pesquisa. De maneira específi ca, o trabalho tenta descrever uma experiência de campo e, principalmente, contar a saga de um pesquisador envolvido com o desafio de colocar a grounded theory em prática. Para isso, buscou-se dividir o trabalho em três partes distintas. Na primeira parte, apresentamos a grounded theory de uma maneira ampla, introduzindo alguns dos seus princípios fundamentais. Na segunda parte, descreve-se o trabalho de campo que foi realizado - nos moldes da grounded theory - com o objetivo de investigar a forma como os consumidores brasileiros oriundos das classes mais populares vivenciam suas experiências de consumo de produtos eletrônicos. Na terceira e última parte, são apresentadas algumas reflexões sobre as exigências práticas para a “operacionalização” de pesquisas comprometidas com o “espírito” da grounded theory, bem como as dúvidas, os dilemas, as difi culdades e as angústias vivenciadas ao longo de todo o processo de pesquisa contadas por quem passou por elas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11205 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11205 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11205/8114 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organizações & Sociedade; Vol. 19 No. 62 (2012) Organizações & Sociedade; v. 19 n. 62 (2012) 1984-9230 1413-585X reponame:Organizações & Sociedade (Online) instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Organizações & Sociedade (Online) |
collection |
Organizações & Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br |
_version_ |
1799698969591283712 |