INCORPORAÇÕES E FUSÕES LIÇÕES DO MUNDO CORPORATIVO PARA A AGENDA DA REFORMA DO ESTADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Ivan A.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10429
Resumo: Conciliar flexibilidade, eficiência, eficácia e efetividade é o desafio organizacional nesta virada do século. Para fazer frente ao novo ambiente as instituições privadas lançam mão das mais variadas estratégias, a exemplo das alianças corporativas, incluindo as fusões e as incorporações. Ajustando-se ao novo cenário reformam-se, também, as estruturas do Estado e adotam-se novas práticas de gestão. Dos governos espera-se uma administração gerencial semelhante às práticas corporativas, comprometida com as demandas dos cidadãos - os "clientes" do setor público. Escrito na forma de um ensaio, este trabalho tem por objetivo sugerir um novo, inusitado, porém, complementar, encaminhamento para os debates sobre a reforma do Estado: a incorporação e a fusão de municípios. Inusitado porque contrário à prática generalizada e dominante da criação de municípios através do desmembramento. Apoiado na literatura, o texto apresenta as origens e as causas da criação de municípios, assim como, as causas e as vantagens proporcionadas pelas alianças corporativas. A proposição sugerida decorre da constatação de que inexistem, atualmente, as causas primeiras que deram origem às unidades munici¬pais, as quais, se artificialmente mantidas (através do veio político) contribuem para a rigidez, ineficiência, ineficácia e não-efetividade da ação governamental, portanto, no sentido contrário à trajetória exitosa observada no ambiente corporativo. 
id UFBA-4_0e8a17ef4940c69da4e547dcc6fed69b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10429
network_acronym_str UFBA-4
network_name_str Organizações & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling INCORPORAÇÕES E FUSÕES LIÇÕES DO MUNDO CORPORATIVO PARA A AGENDA DA REFORMA DO ESTADOConciliar flexibilidade, eficiência, eficácia e efetividade é o desafio organizacional nesta virada do século. Para fazer frente ao novo ambiente as instituições privadas lançam mão das mais variadas estratégias, a exemplo das alianças corporativas, incluindo as fusões e as incorporações. Ajustando-se ao novo cenário reformam-se, também, as estruturas do Estado e adotam-se novas práticas de gestão. Dos governos espera-se uma administração gerencial semelhante às práticas corporativas, comprometida com as demandas dos cidadãos - os "clientes" do setor público. Escrito na forma de um ensaio, este trabalho tem por objetivo sugerir um novo, inusitado, porém, complementar, encaminhamento para os debates sobre a reforma do Estado: a incorporação e a fusão de municípios. Inusitado porque contrário à prática generalizada e dominante da criação de municípios através do desmembramento. Apoiado na literatura, o texto apresenta as origens e as causas da criação de municípios, assim como, as causas e as vantagens proporcionadas pelas alianças corporativas. A proposição sugerida decorre da constatação de que inexistem, atualmente, as causas primeiras que deram origem às unidades munici¬pais, as quais, se artificialmente mantidas (através do veio político) contribuem para a rigidez, ineficiência, ineficácia e não-efetividade da ação governamental, portanto, no sentido contrário à trajetória exitosa observada no ambiente corporativo. Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10429Organizações & Sociedade; Vol. 6 No. 16 (1999)Organizações & Sociedade; v. 6 n. 16 (1999)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10429/7453Pinheiro, Ivan A.info:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-21T17:37:05Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10429Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2014-05-21T17:37:05Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv INCORPORAÇÕES E FUSÕES LIÇÕES DO MUNDO CORPORATIVO PARA A AGENDA DA REFORMA DO ESTADO
title INCORPORAÇÕES E FUSÕES LIÇÕES DO MUNDO CORPORATIVO PARA A AGENDA DA REFORMA DO ESTADO
spellingShingle INCORPORAÇÕES E FUSÕES LIÇÕES DO MUNDO CORPORATIVO PARA A AGENDA DA REFORMA DO ESTADO
Pinheiro, Ivan A.
title_short INCORPORAÇÕES E FUSÕES LIÇÕES DO MUNDO CORPORATIVO PARA A AGENDA DA REFORMA DO ESTADO
title_full INCORPORAÇÕES E FUSÕES LIÇÕES DO MUNDO CORPORATIVO PARA A AGENDA DA REFORMA DO ESTADO
title_fullStr INCORPORAÇÕES E FUSÕES LIÇÕES DO MUNDO CORPORATIVO PARA A AGENDA DA REFORMA DO ESTADO
title_full_unstemmed INCORPORAÇÕES E FUSÕES LIÇÕES DO MUNDO CORPORATIVO PARA A AGENDA DA REFORMA DO ESTADO
title_sort INCORPORAÇÕES E FUSÕES LIÇÕES DO MUNDO CORPORATIVO PARA A AGENDA DA REFORMA DO ESTADO
author Pinheiro, Ivan A.
author_facet Pinheiro, Ivan A.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Ivan A.
description Conciliar flexibilidade, eficiência, eficácia e efetividade é o desafio organizacional nesta virada do século. Para fazer frente ao novo ambiente as instituições privadas lançam mão das mais variadas estratégias, a exemplo das alianças corporativas, incluindo as fusões e as incorporações. Ajustando-se ao novo cenário reformam-se, também, as estruturas do Estado e adotam-se novas práticas de gestão. Dos governos espera-se uma administração gerencial semelhante às práticas corporativas, comprometida com as demandas dos cidadãos - os "clientes" do setor público. Escrito na forma de um ensaio, este trabalho tem por objetivo sugerir um novo, inusitado, porém, complementar, encaminhamento para os debates sobre a reforma do Estado: a incorporação e a fusão de municípios. Inusitado porque contrário à prática generalizada e dominante da criação de municípios através do desmembramento. Apoiado na literatura, o texto apresenta as origens e as causas da criação de municípios, assim como, as causas e as vantagens proporcionadas pelas alianças corporativas. A proposição sugerida decorre da constatação de que inexistem, atualmente, as causas primeiras que deram origem às unidades munici¬pais, as quais, se artificialmente mantidas (através do veio político) contribuem para a rigidez, ineficiência, ineficácia e não-efetividade da ação governamental, portanto, no sentido contrário à trajetória exitosa observada no ambiente corporativo. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10429
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10429/7453
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
dc.source.none.fl_str_mv Organizações & Sociedade; Vol. 6 No. 16 (1999)
Organizações & Sociedade; v. 6 n. 16 (1999)
1984-9230
1413-585X
reponame:Organizações & Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Organizações & Sociedade (Online)
collection Organizações & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br
_version_ 1799698967637786624