Cidades Empreendedoras, Cidades Democráticas e a Construção de Redes Públicas na Gestão Local

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Suzana
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10293
Resumo: o trabalho discute o significado e caraterísticas das redes públicas constituídas em processos de elaboração e definição de planos/projetos estratégicos e que buscam integrar o governo local e organizações da sociedade civil. Parte-se de uma leitura de duas tendências que aparecem como impulsionadoras de inovação na gestão local na atualidade, nas quais situam-se os processos analisados: o que se denomina de empreendedorismo competitivo e de ativismo democrático. Tais categorias de análise são elaboradas a partir de contribuições de autores que têm refletido sobre as mudanças ocorridas na gestão de cidades na Europa, Estados Unidos e América Latina e, em particular, no Brasil. Agrega-se, ainda, ao estudo as abordagens recentes sobre redes. São considerados dois casos para a análise dessas novas tendências: a experiência do Planejamento Estratégico de Barcelona, que se desenvolve desde 88; e a do projeto Cidade Constituinte de Porto Alegre, implementado a partir de 93. Inicialmente discorre-se sobre as referências teóricas relativas às tendências assinaladas e às abordagens de rede. Em seguida são apresentados alguns dados e analisadas as duas experiências, à luz das referências adotadas. Por fim, discute-se a questão das convergências e diferenças e do que expressam de novo, enfocando as redes públicas constituídas nesses processos. A conclusão aponta algumas recomendações para estudos futuros. 
id UFBA-4_11afa34a6e2e6dbbf2cde6bcb23d1607
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10293
network_acronym_str UFBA-4
network_name_str Organizações & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Cidades Empreendedoras, Cidades Democráticas e a Construção de Redes Públicas na Gestão Localo trabalho discute o significado e caraterísticas das redes públicas constituídas em processos de elaboração e definição de planos/projetos estratégicos e que buscam integrar o governo local e organizações da sociedade civil. Parte-se de uma leitura de duas tendências que aparecem como impulsionadoras de inovação na gestão local na atualidade, nas quais situam-se os processos analisados: o que se denomina de empreendedorismo competitivo e de ativismo democrático. Tais categorias de análise são elaboradas a partir de contribuições de autores que têm refletido sobre as mudanças ocorridas na gestão de cidades na Europa, Estados Unidos e América Latina e, em particular, no Brasil. Agrega-se, ainda, ao estudo as abordagens recentes sobre redes. São considerados dois casos para a análise dessas novas tendências: a experiência do Planejamento Estratégico de Barcelona, que se desenvolve desde 88; e a do projeto Cidade Constituinte de Porto Alegre, implementado a partir de 93. Inicialmente discorre-se sobre as referências teóricas relativas às tendências assinaladas e às abordagens de rede. Em seguida são apresentados alguns dados e analisadas as duas experiências, à luz das referências adotadas. Por fim, discute-se a questão das convergências e diferenças e do que expressam de novo, enfocando as redes públicas constituídas nesses processos. A conclusão aponta algumas recomendações para estudos futuros. Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10293Organizações & Sociedade; Vol. 4 No. 7 (1996)Organizações & Sociedade; v. 4 n. 7 (1996)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10293/7339Moura, Suzanainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-15T16:10:36Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10293Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2014-05-15T16:10:36Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Cidades Empreendedoras, Cidades Democráticas e a Construção de Redes Públicas na Gestão Local
title Cidades Empreendedoras, Cidades Democráticas e a Construção de Redes Públicas na Gestão Local
spellingShingle Cidades Empreendedoras, Cidades Democráticas e a Construção de Redes Públicas na Gestão Local
Moura, Suzana
title_short Cidades Empreendedoras, Cidades Democráticas e a Construção de Redes Públicas na Gestão Local
title_full Cidades Empreendedoras, Cidades Democráticas e a Construção de Redes Públicas na Gestão Local
title_fullStr Cidades Empreendedoras, Cidades Democráticas e a Construção de Redes Públicas na Gestão Local
title_full_unstemmed Cidades Empreendedoras, Cidades Democráticas e a Construção de Redes Públicas na Gestão Local
title_sort Cidades Empreendedoras, Cidades Democráticas e a Construção de Redes Públicas na Gestão Local
author Moura, Suzana
author_facet Moura, Suzana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Suzana
description o trabalho discute o significado e caraterísticas das redes públicas constituídas em processos de elaboração e definição de planos/projetos estratégicos e que buscam integrar o governo local e organizações da sociedade civil. Parte-se de uma leitura de duas tendências que aparecem como impulsionadoras de inovação na gestão local na atualidade, nas quais situam-se os processos analisados: o que se denomina de empreendedorismo competitivo e de ativismo democrático. Tais categorias de análise são elaboradas a partir de contribuições de autores que têm refletido sobre as mudanças ocorridas na gestão de cidades na Europa, Estados Unidos e América Latina e, em particular, no Brasil. Agrega-se, ainda, ao estudo as abordagens recentes sobre redes. São considerados dois casos para a análise dessas novas tendências: a experiência do Planejamento Estratégico de Barcelona, que se desenvolve desde 88; e a do projeto Cidade Constituinte de Porto Alegre, implementado a partir de 93. Inicialmente discorre-se sobre as referências teóricas relativas às tendências assinaladas e às abordagens de rede. Em seguida são apresentados alguns dados e analisadas as duas experiências, à luz das referências adotadas. Por fim, discute-se a questão das convergências e diferenças e do que expressam de novo, enfocando as redes públicas constituídas nesses processos. A conclusão aponta algumas recomendações para estudos futuros. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10293
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10293/7339
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
dc.source.none.fl_str_mv Organizações & Sociedade; Vol. 4 No. 7 (1996)
Organizações & Sociedade; v. 4 n. 7 (1996)
1984-9230
1413-585X
reponame:Organizações & Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Organizações & Sociedade (Online)
collection Organizações & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br
_version_ 1799698967227793408