Empresas e direitos humanos: premissas, tensões e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Amon
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/14970
Resumo: Este trabalho tem como objetivo contribuir com a discussão sobre direitos humanos e empresas a partir do viés dos estudos organizacionais. Pretendo contribuir com a discussão revendo brevemente as discussões sobre direitos humanos e os argumentos que apontam sua localização geopolítica. Além disso, são trazidos argumentos em relação à responsabilização das empresas no que concerne ao respeito ou, em alguns casos, a proteção de direitos humanos. Nesse sentido, é apontada a necessidade de se ter cautela em relação à aceitação das corporações como atores políticos capazes de ocupar espaços do Estado, sem problematizar essa substituição ou questionar o grau de responsabilização que se conseguiria atribuir às empresas. Faço isso utilizando de argumentos calcados na ideia de que embora tenham um apelo ao universalismo, a governança dos direitos humanos e, consequentemente, a forma que eles assumem na contemporaneidade é marcada pela relação de poder Norte-Sul. Por fim, aponto que a responsabilização moral das organizações por vias legais ou extralegais é importante e um avanço em relação ao campo cinzento em que muitas empresas operam e que tal movimento parece ser uma tendência contemporânea que tende a se fortalecer. 
id UFBA-4_1480caf2efed93abc23f7540c644e0e4
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/14970
network_acronym_str UFBA-4
network_name_str Organizações & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Empresas e direitos humanos: premissas, tensões e possibilidadesDireitos Humanos e EmpresasGovernança GlobalRelações Norte Global-Sul GlobalEste trabalho tem como objetivo contribuir com a discussão sobre direitos humanos e empresas a partir do viés dos estudos organizacionais. Pretendo contribuir com a discussão revendo brevemente as discussões sobre direitos humanos e os argumentos que apontam sua localização geopolítica. Além disso, são trazidos argumentos em relação à responsabilização das empresas no que concerne ao respeito ou, em alguns casos, a proteção de direitos humanos. Nesse sentido, é apontada a necessidade de se ter cautela em relação à aceitação das corporações como atores políticos capazes de ocupar espaços do Estado, sem problematizar essa substituição ou questionar o grau de responsabilização que se conseguiria atribuir às empresas. Faço isso utilizando de argumentos calcados na ideia de que embora tenham um apelo ao universalismo, a governança dos direitos humanos e, consequentemente, a forma que eles assumem na contemporaneidade é marcada pela relação de poder Norte-Sul. Por fim, aponto que a responsabilização moral das organizações por vias legais ou extralegais é importante e um avanço em relação ao campo cinzento em que muitas empresas operam e que tal movimento parece ser uma tendência contemporânea que tende a se fortalecer. Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2017-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/14970Organizações & Sociedade; Vol. 25 No. 84 (2018)Organizações & Sociedade; v. 25 n. 84 (2018)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/14970/15411Copyright (c) 2017 Organizações & Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Amon2020-01-17T17:14:41Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/14970Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2020-01-17T17:14:41Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Empresas e direitos humanos: premissas, tensões e possibilidades
title Empresas e direitos humanos: premissas, tensões e possibilidades
spellingShingle Empresas e direitos humanos: premissas, tensões e possibilidades
Barros, Amon
Direitos Humanos e Empresas
Governança Global
Relações Norte Global-Sul Global
title_short Empresas e direitos humanos: premissas, tensões e possibilidades
title_full Empresas e direitos humanos: premissas, tensões e possibilidades
title_fullStr Empresas e direitos humanos: premissas, tensões e possibilidades
title_full_unstemmed Empresas e direitos humanos: premissas, tensões e possibilidades
title_sort Empresas e direitos humanos: premissas, tensões e possibilidades
author Barros, Amon
author_facet Barros, Amon
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Amon
dc.subject.por.fl_str_mv Direitos Humanos e Empresas
Governança Global
Relações Norte Global-Sul Global
topic Direitos Humanos e Empresas
Governança Global
Relações Norte Global-Sul Global
description Este trabalho tem como objetivo contribuir com a discussão sobre direitos humanos e empresas a partir do viés dos estudos organizacionais. Pretendo contribuir com a discussão revendo brevemente as discussões sobre direitos humanos e os argumentos que apontam sua localização geopolítica. Além disso, são trazidos argumentos em relação à responsabilização das empresas no que concerne ao respeito ou, em alguns casos, a proteção de direitos humanos. Nesse sentido, é apontada a necessidade de se ter cautela em relação à aceitação das corporações como atores políticos capazes de ocupar espaços do Estado, sem problematizar essa substituição ou questionar o grau de responsabilização que se conseguiria atribuir às empresas. Faço isso utilizando de argumentos calcados na ideia de que embora tenham um apelo ao universalismo, a governança dos direitos humanos e, consequentemente, a forma que eles assumem na contemporaneidade é marcada pela relação de poder Norte-Sul. Por fim, aponto que a responsabilização moral das organizações por vias legais ou extralegais é importante e um avanço em relação ao campo cinzento em que muitas empresas operam e que tal movimento parece ser uma tendência contemporânea que tende a se fortalecer. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/14970
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/14970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/14970/15411
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Organizações & Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Organizações & Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
dc.source.none.fl_str_mv Organizações & Sociedade; Vol. 25 No. 84 (2018)
Organizações & Sociedade; v. 25 n. 84 (2018)
1984-9230
1413-585X
reponame:Organizações & Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Organizações & Sociedade (Online)
collection Organizações & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br
_version_ 1799698970378764288