Função Gerencial do Shopping Center: Ação, Devoção e Desilusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Kely César Martins de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Mageste, Giselle de Souza, Melo, Marlene Catarina de Oliveira Lopes, Santos, Magna Edna Bonfim dos, Pereira, Rivalino Aloizio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10894
Resumo: O objetivo desse artigo foi refletir sobre a função gerencial em shopping centers - SC - enfocando as exigências específicas sobre os profissionais nesse contexto do comércio varejista. A discussão conceitual acerca de tal função foi elaborada a partir de três dimensões: ação, devoção e desilusão. Foi realizada uma pesquisa com 20 gerentes comerciais em cinco SC, com uma abordagem essencialmente qualitativa, cujo principal instrumento de coleta de dados foi a entrevista com roteiro semi-estruturado. Os dados foram apresentados, analisados à luz da técnica de análise de conteúdo e ilustrados com fragmentos das entrevistas. Do ponto de vista da “ação”, levantaram-se dúvidas acerca da possibilidade efetiva que o gerente apresenta de promover o fortalecimento de seu espaço e de seu escopo de trabalho no referido ambiente. Quanto à “devoção”, as relações desenvolvidas pelos entrevistados mostraram-se como um emaranhado de demandas a ser destrinchado diariamente. Por fim, suas “desilusões” referem-se a expectativas e frustrações relacionadas a status, realização profissional e poder, denotando relações ambíguas, fragmentadas e controversas. Dessa maneira, pelo menos para eles, o SC não é o “mundo perfeito” retratado por outros atores sociais em outras pesquisas. Foram feitas sugestões para pesquisas futuras.
id UFBA-4_155e519b1d999a28492b20115acd4a20
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10894
network_acronym_str UFBA-4
network_name_str Organizações & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Função Gerencial do Shopping Center: Ação, Devoção e Desilusãogerenteshopping centerfunçãoO objetivo desse artigo foi refletir sobre a função gerencial em shopping centers - SC - enfocando as exigências específicas sobre os profissionais nesse contexto do comércio varejista. A discussão conceitual acerca de tal função foi elaborada a partir de três dimensões: ação, devoção e desilusão. Foi realizada uma pesquisa com 20 gerentes comerciais em cinco SC, com uma abordagem essencialmente qualitativa, cujo principal instrumento de coleta de dados foi a entrevista com roteiro semi-estruturado. Os dados foram apresentados, analisados à luz da técnica de análise de conteúdo e ilustrados com fragmentos das entrevistas. Do ponto de vista da “ação”, levantaram-se dúvidas acerca da possibilidade efetiva que o gerente apresenta de promover o fortalecimento de seu espaço e de seu escopo de trabalho no referido ambiente. Quanto à “devoção”, as relações desenvolvidas pelos entrevistados mostraram-se como um emaranhado de demandas a ser destrinchado diariamente. Por fim, suas “desilusões” referem-se a expectativas e frustrações relacionadas a status, realização profissional e poder, denotando relações ambíguas, fragmentadas e controversas. Dessa maneira, pelo menos para eles, o SC não é o “mundo perfeito” retratado por outros atores sociais em outras pesquisas. Foram feitas sugestões para pesquisas futuras.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10894Organizações & Sociedade; Vol. 14 No. 42 (2007)Organizações & Sociedade; v. 14 n. 42 (2007)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10894/7839Paiva, Kely César Martins deMageste, Giselle de SouzaMelo, Marlene Catarina de Oliveira LopesSantos, Magna Edna Bonfim dosPereira, Rivalino Aloizioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-06T10:08:18Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10894Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2014-06-06T10:08:18Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Função Gerencial do Shopping Center: Ação, Devoção e Desilusão
title Função Gerencial do Shopping Center: Ação, Devoção e Desilusão
spellingShingle Função Gerencial do Shopping Center: Ação, Devoção e Desilusão
Paiva, Kely César Martins de
gerente
shopping center
função
title_short Função Gerencial do Shopping Center: Ação, Devoção e Desilusão
title_full Função Gerencial do Shopping Center: Ação, Devoção e Desilusão
title_fullStr Função Gerencial do Shopping Center: Ação, Devoção e Desilusão
title_full_unstemmed Função Gerencial do Shopping Center: Ação, Devoção e Desilusão
title_sort Função Gerencial do Shopping Center: Ação, Devoção e Desilusão
author Paiva, Kely César Martins de
author_facet Paiva, Kely César Martins de
Mageste, Giselle de Souza
Melo, Marlene Catarina de Oliveira Lopes
Santos, Magna Edna Bonfim dos
Pereira, Rivalino Aloizio
author_role author
author2 Mageste, Giselle de Souza
Melo, Marlene Catarina de Oliveira Lopes
Santos, Magna Edna Bonfim dos
Pereira, Rivalino Aloizio
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Kely César Martins de
Mageste, Giselle de Souza
Melo, Marlene Catarina de Oliveira Lopes
Santos, Magna Edna Bonfim dos
Pereira, Rivalino Aloizio
dc.subject.por.fl_str_mv gerente
shopping center
função
topic gerente
shopping center
função
description O objetivo desse artigo foi refletir sobre a função gerencial em shopping centers - SC - enfocando as exigências específicas sobre os profissionais nesse contexto do comércio varejista. A discussão conceitual acerca de tal função foi elaborada a partir de três dimensões: ação, devoção e desilusão. Foi realizada uma pesquisa com 20 gerentes comerciais em cinco SC, com uma abordagem essencialmente qualitativa, cujo principal instrumento de coleta de dados foi a entrevista com roteiro semi-estruturado. Os dados foram apresentados, analisados à luz da técnica de análise de conteúdo e ilustrados com fragmentos das entrevistas. Do ponto de vista da “ação”, levantaram-se dúvidas acerca da possibilidade efetiva que o gerente apresenta de promover o fortalecimento de seu espaço e de seu escopo de trabalho no referido ambiente. Quanto à “devoção”, as relações desenvolvidas pelos entrevistados mostraram-se como um emaranhado de demandas a ser destrinchado diariamente. Por fim, suas “desilusões” referem-se a expectativas e frustrações relacionadas a status, realização profissional e poder, denotando relações ambíguas, fragmentadas e controversas. Dessa maneira, pelo menos para eles, o SC não é o “mundo perfeito” retratado por outros atores sociais em outras pesquisas. Foram feitas sugestões para pesquisas futuras.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10894
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10894/7839
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
dc.source.none.fl_str_mv Organizações & Sociedade; Vol. 14 No. 42 (2007)
Organizações & Sociedade; v. 14 n. 42 (2007)
1984-9230
1413-585X
reponame:Organizações & Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Organizações & Sociedade (Online)
collection Organizações & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br
_version_ 1799698968769200128