Função Gerencial do Shopping Center: Ação, Devoção e Desilusão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organizações & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10894 |
Resumo: | O objetivo desse artigo foi refletir sobre a função gerencial em shopping centers - SC - enfocando as exigências específicas sobre os profissionais nesse contexto do comércio varejista. A discussão conceitual acerca de tal função foi elaborada a partir de três dimensões: ação, devoção e desilusão. Foi realizada uma pesquisa com 20 gerentes comerciais em cinco SC, com uma abordagem essencialmente qualitativa, cujo principal instrumento de coleta de dados foi a entrevista com roteiro semi-estruturado. Os dados foram apresentados, analisados à luz da técnica de análise de conteúdo e ilustrados com fragmentos das entrevistas. Do ponto de vista da “ação”, levantaram-se dúvidas acerca da possibilidade efetiva que o gerente apresenta de promover o fortalecimento de seu espaço e de seu escopo de trabalho no referido ambiente. Quanto à “devoção”, as relações desenvolvidas pelos entrevistados mostraram-se como um emaranhado de demandas a ser destrinchado diariamente. Por fim, suas “desilusões” referem-se a expectativas e frustrações relacionadas a status, realização profissional e poder, denotando relações ambíguas, fragmentadas e controversas. Dessa maneira, pelo menos para eles, o SC não é o “mundo perfeito” retratado por outros atores sociais em outras pesquisas. Foram feitas sugestões para pesquisas futuras. |
id |
UFBA-4_155e519b1d999a28492b20115acd4a20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10894 |
network_acronym_str |
UFBA-4 |
network_name_str |
Organizações & Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Função Gerencial do Shopping Center: Ação, Devoção e Desilusãogerenteshopping centerfunçãoO objetivo desse artigo foi refletir sobre a função gerencial em shopping centers - SC - enfocando as exigências específicas sobre os profissionais nesse contexto do comércio varejista. A discussão conceitual acerca de tal função foi elaborada a partir de três dimensões: ação, devoção e desilusão. Foi realizada uma pesquisa com 20 gerentes comerciais em cinco SC, com uma abordagem essencialmente qualitativa, cujo principal instrumento de coleta de dados foi a entrevista com roteiro semi-estruturado. Os dados foram apresentados, analisados à luz da técnica de análise de conteúdo e ilustrados com fragmentos das entrevistas. Do ponto de vista da “ação”, levantaram-se dúvidas acerca da possibilidade efetiva que o gerente apresenta de promover o fortalecimento de seu espaço e de seu escopo de trabalho no referido ambiente. Quanto à “devoção”, as relações desenvolvidas pelos entrevistados mostraram-se como um emaranhado de demandas a ser destrinchado diariamente. Por fim, suas “desilusões” referem-se a expectativas e frustrações relacionadas a status, realização profissional e poder, denotando relações ambíguas, fragmentadas e controversas. Dessa maneira, pelo menos para eles, o SC não é o “mundo perfeito” retratado por outros atores sociais em outras pesquisas. Foram feitas sugestões para pesquisas futuras.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10894Organizações & Sociedade; Vol. 14 No. 42 (2007)Organizações & Sociedade; v. 14 n. 42 (2007)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10894/7839Paiva, Kely César Martins deMageste, Giselle de SouzaMelo, Marlene Catarina de Oliveira LopesSantos, Magna Edna Bonfim dosPereira, Rivalino Aloizioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-06T10:08:18Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10894Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2014-06-06T10:08:18Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Função Gerencial do Shopping Center: Ação, Devoção e Desilusão |
title |
Função Gerencial do Shopping Center: Ação, Devoção e Desilusão |
spellingShingle |
Função Gerencial do Shopping Center: Ação, Devoção e Desilusão Paiva, Kely César Martins de gerente shopping center função |
title_short |
Função Gerencial do Shopping Center: Ação, Devoção e Desilusão |
title_full |
Função Gerencial do Shopping Center: Ação, Devoção e Desilusão |
title_fullStr |
Função Gerencial do Shopping Center: Ação, Devoção e Desilusão |
title_full_unstemmed |
Função Gerencial do Shopping Center: Ação, Devoção e Desilusão |
title_sort |
Função Gerencial do Shopping Center: Ação, Devoção e Desilusão |
author |
Paiva, Kely César Martins de |
author_facet |
Paiva, Kely César Martins de Mageste, Giselle de Souza Melo, Marlene Catarina de Oliveira Lopes Santos, Magna Edna Bonfim dos Pereira, Rivalino Aloizio |
author_role |
author |
author2 |
Mageste, Giselle de Souza Melo, Marlene Catarina de Oliveira Lopes Santos, Magna Edna Bonfim dos Pereira, Rivalino Aloizio |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, Kely César Martins de Mageste, Giselle de Souza Melo, Marlene Catarina de Oliveira Lopes Santos, Magna Edna Bonfim dos Pereira, Rivalino Aloizio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
gerente shopping center função |
topic |
gerente shopping center função |
description |
O objetivo desse artigo foi refletir sobre a função gerencial em shopping centers - SC - enfocando as exigências específicas sobre os profissionais nesse contexto do comércio varejista. A discussão conceitual acerca de tal função foi elaborada a partir de três dimensões: ação, devoção e desilusão. Foi realizada uma pesquisa com 20 gerentes comerciais em cinco SC, com uma abordagem essencialmente qualitativa, cujo principal instrumento de coleta de dados foi a entrevista com roteiro semi-estruturado. Os dados foram apresentados, analisados à luz da técnica de análise de conteúdo e ilustrados com fragmentos das entrevistas. Do ponto de vista da “ação”, levantaram-se dúvidas acerca da possibilidade efetiva que o gerente apresenta de promover o fortalecimento de seu espaço e de seu escopo de trabalho no referido ambiente. Quanto à “devoção”, as relações desenvolvidas pelos entrevistados mostraram-se como um emaranhado de demandas a ser destrinchado diariamente. Por fim, suas “desilusões” referem-se a expectativas e frustrações relacionadas a status, realização profissional e poder, denotando relações ambíguas, fragmentadas e controversas. Dessa maneira, pelo menos para eles, o SC não é o “mundo perfeito” retratado por outros atores sociais em outras pesquisas. Foram feitas sugestões para pesquisas futuras. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10894 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10894 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10894/7839 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organizações & Sociedade; Vol. 14 No. 42 (2007) Organizações & Sociedade; v. 14 n. 42 (2007) 1984-9230 1413-585X reponame:Organizações & Sociedade (Online) instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Organizações & Sociedade (Online) |
collection |
Organizações & Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br |
_version_ |
1799698968769200128 |