Discursos internos se sustentam sem suporte da contabilidade gerencial? Um estudo de caso no setor de autopeças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organizações & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/8657 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo tratar o relacionamento entre vários discursos organizacionais, estudando o impacto das informações contidas no sistema de informações gerenciais sobre o discurso organizacional. Os discursos organizacionais são criados e trazem impactos na organização. A pesquisa surge motivada pela percepção de que existe uma lacuna relevante que pode ser minimizada ou eliminada ao proporcionar discussão sobre informações provenientes do sistema de informações gerenciais que reforçam, ajustam, legitimam ou destroem discursos. Foi desenvolvido um estudo de caso em uma organização industrial do setor de autopeças, em fase de crescimento, a partir de ferramentas da abordagem action research, em que foram analisados três níveis de discurso organizacional que são as crenças dos sócios, o empreendedorismo e os resultados financeiros reais. A partir da análise, foram estruturadas três proposições. Conclui-se que a ausência de informações gerenciais permite e demanda vários discursos que, embora tentem substituir as informações contábeis, o fazem de forma parcial e, com o passar do tempo, destroem discursos estratégicos. |
id |
UFBA-4_188b58a2f0bfd287cdb9bcf2ba53b40e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/8657 |
network_acronym_str |
UFBA-4 |
network_name_str |
Organizações & Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Discursos internos se sustentam sem suporte da contabilidade gerencial? Um estudo de caso no setor de autopeçascontabilidade gerencialdiscursos organizacionaislinguagem dos negóciosEste trabalho tem como objetivo tratar o relacionamento entre vários discursos organizacionais, estudando o impacto das informações contidas no sistema de informações gerenciais sobre o discurso organizacional. Os discursos organizacionais são criados e trazem impactos na organização. A pesquisa surge motivada pela percepção de que existe uma lacuna relevante que pode ser minimizada ou eliminada ao proporcionar discussão sobre informações provenientes do sistema de informações gerenciais que reforçam, ajustam, legitimam ou destroem discursos. Foi desenvolvido um estudo de caso em uma organização industrial do setor de autopeças, em fase de crescimento, a partir de ferramentas da abordagem action research, em que foram analisados três níveis de discurso organizacional que são as crenças dos sócios, o empreendedorismo e os resultados financeiros reais. A partir da análise, foram estruturadas três proposições. Conclui-se que a ausência de informações gerenciais permite e demanda vários discursos que, embora tentem substituir as informações contábeis, o fazem de forma parcial e, com o passar do tempo, destroem discursos estratégicos.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2015-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/8657Organizações & Sociedade; Vol. 22 No. 75 (2015)Organizações & Sociedade; v. 22 n. 75 (2015)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/8657/9939Frezatti, FábioBarroso, Marcelo F GCarter, David B.info:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-17T17:30:35Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/8657Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2020-01-17T17:30:35Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discursos internos se sustentam sem suporte da contabilidade gerencial? Um estudo de caso no setor de autopeças |
title |
Discursos internos se sustentam sem suporte da contabilidade gerencial? Um estudo de caso no setor de autopeças |
spellingShingle |
Discursos internos se sustentam sem suporte da contabilidade gerencial? Um estudo de caso no setor de autopeças Frezatti, Fábio contabilidade gerencial discursos organizacionais linguagem dos negócios |
title_short |
Discursos internos se sustentam sem suporte da contabilidade gerencial? Um estudo de caso no setor de autopeças |
title_full |
Discursos internos se sustentam sem suporte da contabilidade gerencial? Um estudo de caso no setor de autopeças |
title_fullStr |
Discursos internos se sustentam sem suporte da contabilidade gerencial? Um estudo de caso no setor de autopeças |
title_full_unstemmed |
Discursos internos se sustentam sem suporte da contabilidade gerencial? Um estudo de caso no setor de autopeças |
title_sort |
Discursos internos se sustentam sem suporte da contabilidade gerencial? Um estudo de caso no setor de autopeças |
author |
Frezatti, Fábio |
author_facet |
Frezatti, Fábio Barroso, Marcelo F G Carter, David B. |
author_role |
author |
author2 |
Barroso, Marcelo F G Carter, David B. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frezatti, Fábio Barroso, Marcelo F G Carter, David B. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
contabilidade gerencial discursos organizacionais linguagem dos negócios |
topic |
contabilidade gerencial discursos organizacionais linguagem dos negócios |
description |
Este trabalho tem como objetivo tratar o relacionamento entre vários discursos organizacionais, estudando o impacto das informações contidas no sistema de informações gerenciais sobre o discurso organizacional. Os discursos organizacionais são criados e trazem impactos na organização. A pesquisa surge motivada pela percepção de que existe uma lacuna relevante que pode ser minimizada ou eliminada ao proporcionar discussão sobre informações provenientes do sistema de informações gerenciais que reforçam, ajustam, legitimam ou destroem discursos. Foi desenvolvido um estudo de caso em uma organização industrial do setor de autopeças, em fase de crescimento, a partir de ferramentas da abordagem action research, em que foram analisados três níveis de discurso organizacional que são as crenças dos sócios, o empreendedorismo e os resultados financeiros reais. A partir da análise, foram estruturadas três proposições. Conclui-se que a ausência de informações gerenciais permite e demanda vários discursos que, embora tentem substituir as informações contábeis, o fazem de forma parcial e, com o passar do tempo, destroem discursos estratégicos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/8657 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/8657 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/8657/9939 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organizações & Sociedade; Vol. 22 No. 75 (2015) Organizações & Sociedade; v. 22 n. 75 (2015) 1984-9230 1413-585X reponame:Organizações & Sociedade (Online) instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Organizações & Sociedade (Online) |
collection |
Organizações & Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br |
_version_ |
1799698967099867136 |