Da Descrição do Caso à Construção da Teoria ou da Teoria à Exemplificação do Caso? Uma das Encruzilhadas da Produção do Conhecimento em Administração e Áreas Afins

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gondim, Sonia Maria Guedes
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Sá, Marcio de Oliveira, Melo, Lívia Cruz Tourinho de, Barbosa, Silvia Teles, Vasconcellos, Clara Mutti, Gomes, Sabrina Torres
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10804
Resumo: A abordagem teórico-metodológica do estudo de caso é uma tendência na ciência social aplicada e, em especial, na administração. O objetivo deste artigo é o de discutir não só aspectos conceituais e metodológicos dessa abordagem apontados na literatura, como também analisar 158 artigos publicados no período de 2001 a 2004 nos ENANPADs e em quatro periódicos nacionais da área de administração. Uma das conclusões é a de que apesar de os estudos de casos serem apresentados de modo mais aprofundado do que superficial, a construção teórica associada à comparação com outros casos ainda é insuficiente. Reafirma-se também o predomínio da técnica qualitativa, pois a porcentagem encontrada em cada uma das publicações analisadas ultrapassou 75%. O uso de técnicas combinadas tem crescido nos últimos anos, em detrimento do uso isolado da técnica de entrevista. A ascensão do estudo de caso na atualidade torna necessário ampliar o diálogo de pesquisadores de diversas áreas para que a opção e a adoção a esse modo de fazer ciência sejam decorrentes da análise crítica e consciente de suas possibilidades e limites para a produção do conhecimento, em que pese a triangulação interna (várias fontes de coleta de dados) e a triangulação externa (que requer a explicitação clara dos procedimentos metodológicos adotados).
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