A análise etnometodológica do turismo como prática numa orla marítima no Nordeste brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Erica Dayane Chaves
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bispo, Marcelo de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/15938
Resumo: Este artigo objetivou analisar etnometodologicamente os processos organizativos do turismo como prática na Orla Marítima de João Pessoa/PB (Brasil). A Etnometodologia foi o método utilizado para a pesquisa empírica, com a realização de visitas à Orla Marítima, a partir das quais ocorreram observações, conversas informais, entrevistas e tomadas notas de campo. Os dados foram analisados com base no referencial teórico, assim como nos questionamentos norteadores dos cinco conceitos-chave da etnometodologia garfinkiliana. Como resultados, observou-se que o turismo não ocorre de maneira avulsa e isolada em distintos lugares, mas de forma entrelaçada, carrega uma série de relações, símbolos, valores e regras sociais que são perpassados pelas gerações, fazendo com que um dado espaço possa ser caracterizado e considerado turístico. O turismo passa a ser um elemento central na organização do espaço turístico, ou seja, é uma prática que alicerça os processos organizativos realizados por grupos sociais na Orla Marítima estudada. Conclui-se que, como campo de práticas, a Orla Marítima se trata de um espaço complexo devido a sua importância social, econômica e ambiental, em que múltiplos interesses e usos, pautados pelo turismo, estão presentes cotidianamente e evidenciam a importância deste espaço para diversos fins.
id UFBA-4_2a9ada90cc1630a717c4d801f01707ce
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/15938
network_acronym_str UFBA-4
network_name_str Organizações & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling A análise etnometodológica do turismo como prática numa orla marítima no Nordeste brasileiroTurismo como PráticaPráticas SociaisProcessos OrganizativosOrla MarítimaEtnometodologia.Este artigo objetivou analisar etnometodologicamente os processos organizativos do turismo como prática na Orla Marítima de João Pessoa/PB (Brasil). A Etnometodologia foi o método utilizado para a pesquisa empírica, com a realização de visitas à Orla Marítima, a partir das quais ocorreram observações, conversas informais, entrevistas e tomadas notas de campo. Os dados foram analisados com base no referencial teórico, assim como nos questionamentos norteadores dos cinco conceitos-chave da etnometodologia garfinkiliana. Como resultados, observou-se que o turismo não ocorre de maneira avulsa e isolada em distintos lugares, mas de forma entrelaçada, carrega uma série de relações, símbolos, valores e regras sociais que são perpassados pelas gerações, fazendo com que um dado espaço possa ser caracterizado e considerado turístico. O turismo passa a ser um elemento central na organização do espaço turístico, ou seja, é uma prática que alicerça os processos organizativos realizados por grupos sociais na Orla Marítima estudada. Conclui-se que, como campo de práticas, a Orla Marítima se trata de um espaço complexo devido a sua importância social, econômica e ambiental, em que múltiplos interesses e usos, pautados pelo turismo, estão presentes cotidianamente e evidenciam a importância deste espaço para diversos fins.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2018-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/15938Organizações & Sociedade; Vol. 25 No. 85 (2018)Organizações & Sociedade; v. 25 n. 85 (2018)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/15938/15815Cavalcante, Erica Dayane ChavesBispo, Marcelo de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-17T17:13:53Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/15938Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2020-01-17T17:13:53Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv A análise etnometodológica do turismo como prática numa orla marítima no Nordeste brasileiro
title A análise etnometodológica do turismo como prática numa orla marítima no Nordeste brasileiro
spellingShingle A análise etnometodológica do turismo como prática numa orla marítima no Nordeste brasileiro
Cavalcante, Erica Dayane Chaves
Turismo como Prática
Práticas Sociais
Processos Organizativos
Orla Marítima
Etnometodologia.
title_short A análise etnometodológica do turismo como prática numa orla marítima no Nordeste brasileiro
title_full A análise etnometodológica do turismo como prática numa orla marítima no Nordeste brasileiro
title_fullStr A análise etnometodológica do turismo como prática numa orla marítima no Nordeste brasileiro
title_full_unstemmed A análise etnometodológica do turismo como prática numa orla marítima no Nordeste brasileiro
title_sort A análise etnometodológica do turismo como prática numa orla marítima no Nordeste brasileiro
author Cavalcante, Erica Dayane Chaves
author_facet Cavalcante, Erica Dayane Chaves
Bispo, Marcelo de Souza
author_role author
author2 Bispo, Marcelo de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante, Erica Dayane Chaves
Bispo, Marcelo de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo como Prática
Práticas Sociais
Processos Organizativos
Orla Marítima
Etnometodologia.
topic Turismo como Prática
Práticas Sociais
Processos Organizativos
Orla Marítima
Etnometodologia.
description Este artigo objetivou analisar etnometodologicamente os processos organizativos do turismo como prática na Orla Marítima de João Pessoa/PB (Brasil). A Etnometodologia foi o método utilizado para a pesquisa empírica, com a realização de visitas à Orla Marítima, a partir das quais ocorreram observações, conversas informais, entrevistas e tomadas notas de campo. Os dados foram analisados com base no referencial teórico, assim como nos questionamentos norteadores dos cinco conceitos-chave da etnometodologia garfinkiliana. Como resultados, observou-se que o turismo não ocorre de maneira avulsa e isolada em distintos lugares, mas de forma entrelaçada, carrega uma série de relações, símbolos, valores e regras sociais que são perpassados pelas gerações, fazendo com que um dado espaço possa ser caracterizado e considerado turístico. O turismo passa a ser um elemento central na organização do espaço turístico, ou seja, é uma prática que alicerça os processos organizativos realizados por grupos sociais na Orla Marítima estudada. Conclui-se que, como campo de práticas, a Orla Marítima se trata de um espaço complexo devido a sua importância social, econômica e ambiental, em que múltiplos interesses e usos, pautados pelo turismo, estão presentes cotidianamente e evidenciam a importância deste espaço para diversos fins.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/15938
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/15938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/15938/15815
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
dc.source.none.fl_str_mv Organizações & Sociedade; Vol. 25 No. 85 (2018)
Organizações & Sociedade; v. 25 n. 85 (2018)
1984-9230
1413-585X
reponame:Organizações & Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Organizações & Sociedade (Online)
collection Organizações & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br
_version_ 1799698970398687232