Discourses and Educational Initiatives for Developing Sustainability Competences of the World Business Council for Sustainable Development
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Organizações & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/27669 |
Resumo: | A adoção da lógica de competências para pensar o desenvolvimento sustentável (DS) no ambiente empresarial vem crescendo tanto na literatura da área, como também em programas de iniciativa empresarial. Um ator que desponta com o propósito de assumir a liderança nesse processo é o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD). Este artigo buscar responder ao seguinte problema de pesquisa: Os discursos e iniciativas de desenvolvimento de competências para a sustentabilidade do WBCSD são espaços de várias traduções sobre a sustentabilidade corporativa ou lugar de reafirmação de discursos logocêntricos e definitivos sobre a temática? Para tanto, analisou-se os documentos institucionais (Visão 2050 e Ação 2020) e procedeu-se a uma série de visitas in loco nos Conselhos Empresariais do WBCSD (brasileiro e português). Além disso, conduziu-se um conjunto de entrevistas em profundidade com os gestores e participantes das iniciativas de desenvolvimento de competências para a sustentabilidade (DCpS). Os dados foram analisados de acordo com as categorias do processo de desconstrução de Derrida. A análise das iniciativas educacionais dos Conselhos Empresariais do WBCSD (brasileiro e português) demonstrou que se acolhe os diversos discursos sobre sustentabilidade corporativa no percurso formativo, no entanto, reafirma-se um pensamento logocêntrico e definitivo sobre a temática quando se entende que o modo de se realizar as diretrizes do Visão 2050 limita-se a aplicação de ferramentas gerenciais. |
id |
UFBA-4_2bab859b494d536f8cdb44b4e9ed194e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/27669 |
network_acronym_str |
UFBA-4 |
network_name_str |
Organizações & Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Discourses and Educational Initiatives for Developing Sustainability Competences of the World Business Council for Sustainable DevelopmentDiscursos e Iniciativas Educacionais de Desenvolvimento de Competências para a Sustentabilidade do World Business Council for Sustainable Developmentthink tank; educational actions; developing sustainability competences; WBCSD; Derrida.think tankações educacionaisdesenvolvimento de competências para a sustentabilidadeWBCSDDerrida.A adoção da lógica de competências para pensar o desenvolvimento sustentável (DS) no ambiente empresarial vem crescendo tanto na literatura da área, como também em programas de iniciativa empresarial. Um ator que desponta com o propósito de assumir a liderança nesse processo é o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD). Este artigo buscar responder ao seguinte problema de pesquisa: Os discursos e iniciativas de desenvolvimento de competências para a sustentabilidade do WBCSD são espaços de várias traduções sobre a sustentabilidade corporativa ou lugar de reafirmação de discursos logocêntricos e definitivos sobre a temática? Para tanto, analisou-se os documentos institucionais (Visão 2050 e Ação 2020) e procedeu-se a uma série de visitas in loco nos Conselhos Empresariais do WBCSD (brasileiro e português). Além disso, conduziu-se um conjunto de entrevistas em profundidade com os gestores e participantes das iniciativas de desenvolvimento de competências para a sustentabilidade (DCpS). Os dados foram analisados de acordo com as categorias do processo de desconstrução de Derrida. A análise das iniciativas educacionais dos Conselhos Empresariais do WBCSD (brasileiro e português) demonstrou que se acolhe os diversos discursos sobre sustentabilidade corporativa no percurso formativo, no entanto, reafirma-se um pensamento logocêntrico e definitivo sobre a temática quando se entende que o modo de se realizar as diretrizes do Visão 2050 limita-se a aplicação de ferramentas gerenciais.A adoção da lógica de competências para pensar o desenvolvimento sustentável (DS) no ambiente empresarial vem crescendo tanto na literatura da área, como também em programas de iniciativa empresarial. Um ator que desponta com o propósito de assumir a liderança nesse processo é o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD). Este artigo buscar responder ao seguinte problema de pesquisa: Os discursos e iniciativas de desenvolvimento de competências para a sustentabilidade do WBCSD são espaços de várias traduções sobre a sustentabilidade corporativa ou lugar de reafirmação de discursos logocêntricos e definitivos sobre a temática? Para tanto, analisou-se os documentos institucionais (Visão 2050 e Ação 2020) e procedeu-se a uma série de visitas in loco nos Conselhos Empresariais do WBCSD (brasileiro e português). Além disso, conduziu-se um conjunto de entrevistas em profundidade com os gestores e participantes das iniciativas de desenvolvimento de competências para a sustentabilidade (DCpS). Os dados foram analisados de acordo com as categorias do processo de desconstrução de Derrida. A análise das iniciativas educacionais dos Conselhos Empresariais do WBCSD (brasileiro e português) demonstrou que se acolhe os diversos discursos sobre sustentabilidade corporativa no percurso formativo, no entanto, reafirma-se um pensamento logocêntrico e definitivo sobre a temática quando se entende que o modo de se realizar as diretrizes do Visão 2050 limita-se a aplicação de ferramentas gerenciais.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2021-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/27669Organizações & Sociedade; Vol. 28 No. 99 (2021)Organizações & Sociedade; v. 28 n. 99 (2021)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAengporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/27669/25447https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/27669/25448Copyright (c) 2021 Organizações & Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessMalacarne, RobsonBrunstein, Janette2021-12-01T13:21:14Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/27669Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2021-12-01T13:21:14Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discourses and Educational Initiatives for Developing Sustainability Competences of the World Business Council for Sustainable Development Discursos e Iniciativas Educacionais de Desenvolvimento de Competências para a Sustentabilidade do World Business Council for Sustainable Development |
title |
Discourses and Educational Initiatives for Developing Sustainability Competences of the World Business Council for Sustainable Development |
spellingShingle |
Discourses and Educational Initiatives for Developing Sustainability Competences of the World Business Council for Sustainable Development Malacarne, Robson think tank; educational actions; developing sustainability competences; WBCSD; Derrida. think tank ações educacionais desenvolvimento de competências para a sustentabilidade WBCSD Derrida. |
title_short |
Discourses and Educational Initiatives for Developing Sustainability Competences of the World Business Council for Sustainable Development |
title_full |
Discourses and Educational Initiatives for Developing Sustainability Competences of the World Business Council for Sustainable Development |
title_fullStr |
Discourses and Educational Initiatives for Developing Sustainability Competences of the World Business Council for Sustainable Development |
title_full_unstemmed |
Discourses and Educational Initiatives for Developing Sustainability Competences of the World Business Council for Sustainable Development |
title_sort |
Discourses and Educational Initiatives for Developing Sustainability Competences of the World Business Council for Sustainable Development |
author |
Malacarne, Robson |
author_facet |
Malacarne, Robson Brunstein, Janette |
author_role |
author |
author2 |
Brunstein, Janette |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Malacarne, Robson Brunstein, Janette |
dc.subject.por.fl_str_mv |
think tank; educational actions; developing sustainability competences; WBCSD; Derrida. think tank ações educacionais desenvolvimento de competências para a sustentabilidade WBCSD Derrida. |
topic |
think tank; educational actions; developing sustainability competences; WBCSD; Derrida. think tank ações educacionais desenvolvimento de competências para a sustentabilidade WBCSD Derrida. |
description |
A adoção da lógica de competências para pensar o desenvolvimento sustentável (DS) no ambiente empresarial vem crescendo tanto na literatura da área, como também em programas de iniciativa empresarial. Um ator que desponta com o propósito de assumir a liderança nesse processo é o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD). Este artigo buscar responder ao seguinte problema de pesquisa: Os discursos e iniciativas de desenvolvimento de competências para a sustentabilidade do WBCSD são espaços de várias traduções sobre a sustentabilidade corporativa ou lugar de reafirmação de discursos logocêntricos e definitivos sobre a temática? Para tanto, analisou-se os documentos institucionais (Visão 2050 e Ação 2020) e procedeu-se a uma série de visitas in loco nos Conselhos Empresariais do WBCSD (brasileiro e português). Além disso, conduziu-se um conjunto de entrevistas em profundidade com os gestores e participantes das iniciativas de desenvolvimento de competências para a sustentabilidade (DCpS). Os dados foram analisados de acordo com as categorias do processo de desconstrução de Derrida. A análise das iniciativas educacionais dos Conselhos Empresariais do WBCSD (brasileiro e português) demonstrou que se acolhe os diversos discursos sobre sustentabilidade corporativa no percurso formativo, no entanto, reafirma-se um pensamento logocêntrico e definitivo sobre a temática quando se entende que o modo de se realizar as diretrizes do Visão 2050 limita-se a aplicação de ferramentas gerenciais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/27669 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/27669 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/27669/25447 https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/27669/25448 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Organizações & Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Organizações & Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organizações & Sociedade; Vol. 28 No. 99 (2021) Organizações & Sociedade; v. 28 n. 99 (2021) 1984-9230 1413-585X reponame:Organizações & Sociedade (Online) instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Organizações & Sociedade (Online) |
collection |
Organizações & Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br |
_version_ |
1799698970973306880 |