Potencial disruptivo? A história de uma biotecnologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Lorena Souza
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ipiranga, Ana Sílvia Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/16320
Resumo: Nesta pesquisa, busca-se identificar e descrever historicamente o potencial disruptivo de uma biotecnologia vinculada a um laboratório de P & D da Rede Nordeste de Biotecnologia.  Diferentes métodos foram utilizados, a partir de uma perspectiva sociológica e com abordagem da análise de relatos e enredos históricos. Considerando as dimensões que fundamentam tecnologias disruptivas, argumenta-se que a biotecnologia justifica a sua potencialidade de disrupção ao articular construtos relacionados à dimensão do Capacitador Tecnológico. Observou-se que alguns códigos e fragmentos dos relatos históricos transitam entre os construtos da dimensão - Inovação do Modelo de Gestão, sobretudo após a criação da spin-off. Contudo, considera-se que os construtos que compõem essa dimensão são limitados, assim como a ausência de relatos relacionados à dimensão Sistema de Valor Comercial, obstando a realização de uma ruptura em todo o seu potencial. Busca-se contribuir: 1. Construção teórica em inovação, a partir de uma perspectiva sociológica; 2. Poucos trabalhos foram feitos com a utilização da abordagem histórica sobre estratégias disruptivas de inovação. Não se teve como fim limitar uma análise sobre o potencial disruptivo de uma biotecnologia, mas antes fomentar estudos e discussões acadêmicas ao abordar estas questões mediante uma postura histórica.
id UFBA-4_32f3b3adc20d1e0888b77643ed9f9e7c
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/16320
network_acronym_str UFBA-4
network_name_str Organizações & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Potencial disruptivo? A história de uma biotecnologiaPotencialidade de disrupçãoBiotecnologiaLaboratórios de P & DHistóriaNesta pesquisa, busca-se identificar e descrever historicamente o potencial disruptivo de uma biotecnologia vinculada a um laboratório de P & D da Rede Nordeste de Biotecnologia.  Diferentes métodos foram utilizados, a partir de uma perspectiva sociológica e com abordagem da análise de relatos e enredos históricos. Considerando as dimensões que fundamentam tecnologias disruptivas, argumenta-se que a biotecnologia justifica a sua potencialidade de disrupção ao articular construtos relacionados à dimensão do Capacitador Tecnológico. Observou-se que alguns códigos e fragmentos dos relatos históricos transitam entre os construtos da dimensão - Inovação do Modelo de Gestão, sobretudo após a criação da spin-off. Contudo, considera-se que os construtos que compõem essa dimensão são limitados, assim como a ausência de relatos relacionados à dimensão Sistema de Valor Comercial, obstando a realização de uma ruptura em todo o seu potencial. Busca-se contribuir: 1. Construção teórica em inovação, a partir de uma perspectiva sociológica; 2. Poucos trabalhos foram feitos com a utilização da abordagem histórica sobre estratégias disruptivas de inovação. Não se teve como fim limitar uma análise sobre o potencial disruptivo de uma biotecnologia, mas antes fomentar estudos e discussões acadêmicas ao abordar estas questões mediante uma postura histórica.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2018-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/16320Organizações & Sociedade; Vol. 25 No. 85 (2018)Organizações & Sociedade; v. 25 n. 85 (2018)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/16320/15783Matos, Lorena SouzaIpiranga, Ana Sílvia Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-17T17:13:53Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/16320Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2020-01-17T17:13:53Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Potencial disruptivo? A história de uma biotecnologia
title Potencial disruptivo? A história de uma biotecnologia
spellingShingle Potencial disruptivo? A história de uma biotecnologia
Matos, Lorena Souza
Potencialidade de disrupção
Biotecnologia
Laboratórios de P & D
História
title_short Potencial disruptivo? A história de uma biotecnologia
title_full Potencial disruptivo? A história de uma biotecnologia
title_fullStr Potencial disruptivo? A história de uma biotecnologia
title_full_unstemmed Potencial disruptivo? A história de uma biotecnologia
title_sort Potencial disruptivo? A história de uma biotecnologia
author Matos, Lorena Souza
author_facet Matos, Lorena Souza
Ipiranga, Ana Sílvia Rocha
author_role author
author2 Ipiranga, Ana Sílvia Rocha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Lorena Souza
Ipiranga, Ana Sílvia Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Potencialidade de disrupção
Biotecnologia
Laboratórios de P & D
História
topic Potencialidade de disrupção
Biotecnologia
Laboratórios de P & D
História
description Nesta pesquisa, busca-se identificar e descrever historicamente o potencial disruptivo de uma biotecnologia vinculada a um laboratório de P & D da Rede Nordeste de Biotecnologia.  Diferentes métodos foram utilizados, a partir de uma perspectiva sociológica e com abordagem da análise de relatos e enredos históricos. Considerando as dimensões que fundamentam tecnologias disruptivas, argumenta-se que a biotecnologia justifica a sua potencialidade de disrupção ao articular construtos relacionados à dimensão do Capacitador Tecnológico. Observou-se que alguns códigos e fragmentos dos relatos históricos transitam entre os construtos da dimensão - Inovação do Modelo de Gestão, sobretudo após a criação da spin-off. Contudo, considera-se que os construtos que compõem essa dimensão são limitados, assim como a ausência de relatos relacionados à dimensão Sistema de Valor Comercial, obstando a realização de uma ruptura em todo o seu potencial. Busca-se contribuir: 1. Construção teórica em inovação, a partir de uma perspectiva sociológica; 2. Poucos trabalhos foram feitos com a utilização da abordagem histórica sobre estratégias disruptivas de inovação. Não se teve como fim limitar uma análise sobre o potencial disruptivo de uma biotecnologia, mas antes fomentar estudos e discussões acadêmicas ao abordar estas questões mediante uma postura histórica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/16320
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/16320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/16320/15783
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
dc.source.none.fl_str_mv Organizações & Sociedade; Vol. 25 No. 85 (2018)
Organizações & Sociedade; v. 25 n. 85 (2018)
1984-9230
1413-585X
reponame:Organizações & Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Organizações & Sociedade (Online)
collection Organizações & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br
_version_ 1799698970407075840