Política de Educação Continuada Corporativa: Capacitação Gerencial em Empresa Pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organizações & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10862 |
Resumo: | São relatados neste artigo os resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo de identificar e analisar as políticas e estratégias de educação continuada adotadas por uma empresa pública do Estado de Santa Catarina para capacitar os gerentes de suas agências regionais, no período de 1997 a 2001. Para realizar a pesquisa, além de referências teóricas seletivas, foram analisados os orçamentos e resoluções de diretoria, o conteúdo das entrevistas com os dirigentes, como também as informações prestadas via questionário pelos empregados que à época exerceram cargos de gerência. As conclusões do estudo permitem aos pesquisadores afirmar que a empresa pesquisada pode orientar suas políticas de educação continuada, à luz de três focos principais, a saber: (1) à luz dos resultados que ela pretende alcançar, conforme definidos nos diversos campos de resultados de seu planejamento estratégico; (2) à luz das estratégias de transição do modelo de gestão tecnoburocrático para o modelo participativo por resultados, recorrendo a estratégias de conservadorismo dinâmico; e (3) à luz dos conhecimentos que o gerente deve possuir para poder desempenhar bem suas funções, em cada evento associado à transição do modelo. |
id |
UFBA-4_4ba08de571ce3ec96e3b7af879498d3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10862 |
network_acronym_str |
UFBA-4 |
network_name_str |
Organizações & Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Política de Educação Continuada Corporativa: Capacitação Gerencial em Empresa PúblicaSão relatados neste artigo os resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo de identificar e analisar as políticas e estratégias de educação continuada adotadas por uma empresa pública do Estado de Santa Catarina para capacitar os gerentes de suas agências regionais, no período de 1997 a 2001. Para realizar a pesquisa, além de referências teóricas seletivas, foram analisados os orçamentos e resoluções de diretoria, o conteúdo das entrevistas com os dirigentes, como também as informações prestadas via questionário pelos empregados que à época exerceram cargos de gerência. As conclusões do estudo permitem aos pesquisadores afirmar que a empresa pesquisada pode orientar suas políticas de educação continuada, à luz de três focos principais, a saber: (1) à luz dos resultados que ela pretende alcançar, conforme definidos nos diversos campos de resultados de seu planejamento estratégico; (2) à luz das estratégias de transição do modelo de gestão tecnoburocrático para o modelo participativo por resultados, recorrendo a estratégias de conservadorismo dinâmico; e (3) à luz dos conhecimentos que o gerente deve possuir para poder desempenhar bem suas funções, em cada evento associado à transição do modelo.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10862Organizações & Sociedade; Vol. 13 No. 39 (2006)Organizações & Sociedade; v. 13 n. 39 (2006)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10862/7808Salm, José FranciscoHeidemann, Francisco G.Menegasso, Maria Esterinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-05T23:58:12Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10862Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2014-06-05T23:58:12Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Política de Educação Continuada Corporativa: Capacitação Gerencial em Empresa Pública |
title |
Política de Educação Continuada Corporativa: Capacitação Gerencial em Empresa Pública |
spellingShingle |
Política de Educação Continuada Corporativa: Capacitação Gerencial em Empresa Pública Salm, José Francisco |
title_short |
Política de Educação Continuada Corporativa: Capacitação Gerencial em Empresa Pública |
title_full |
Política de Educação Continuada Corporativa: Capacitação Gerencial em Empresa Pública |
title_fullStr |
Política de Educação Continuada Corporativa: Capacitação Gerencial em Empresa Pública |
title_full_unstemmed |
Política de Educação Continuada Corporativa: Capacitação Gerencial em Empresa Pública |
title_sort |
Política de Educação Continuada Corporativa: Capacitação Gerencial em Empresa Pública |
author |
Salm, José Francisco |
author_facet |
Salm, José Francisco Heidemann, Francisco G. Menegasso, Maria Ester |
author_role |
author |
author2 |
Heidemann, Francisco G. Menegasso, Maria Ester |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salm, José Francisco Heidemann, Francisco G. Menegasso, Maria Ester |
description |
São relatados neste artigo os resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo de identificar e analisar as políticas e estratégias de educação continuada adotadas por uma empresa pública do Estado de Santa Catarina para capacitar os gerentes de suas agências regionais, no período de 1997 a 2001. Para realizar a pesquisa, além de referências teóricas seletivas, foram analisados os orçamentos e resoluções de diretoria, o conteúdo das entrevistas com os dirigentes, como também as informações prestadas via questionário pelos empregados que à época exerceram cargos de gerência. As conclusões do estudo permitem aos pesquisadores afirmar que a empresa pesquisada pode orientar suas políticas de educação continuada, à luz de três focos principais, a saber: (1) à luz dos resultados que ela pretende alcançar, conforme definidos nos diversos campos de resultados de seu planejamento estratégico; (2) à luz das estratégias de transição do modelo de gestão tecnoburocrático para o modelo participativo por resultados, recorrendo a estratégias de conservadorismo dinâmico; e (3) à luz dos conhecimentos que o gerente deve possuir para poder desempenhar bem suas funções, em cada evento associado à transição do modelo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10862 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10862 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10862/7808 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organizações & Sociedade; Vol. 13 No. 39 (2006) Organizações & Sociedade; v. 13 n. 39 (2006) 1984-9230 1413-585X reponame:Organizações & Sociedade (Online) instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Organizações & Sociedade (Online) |
collection |
Organizações & Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br |
_version_ |
1799698968729354240 |