Política de Educação Continuada Corporativa: Capacitação Gerencial em Empresa Pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salm, José Francisco
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Heidemann, Francisco G., Menegasso, Maria Ester
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10862
Resumo: São relatados neste artigo os resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo de identificar e analisar as políticas e estratégias de educação continuada adotadas por uma empresa pública do Estado de Santa Catarina para capacitar os gerentes de suas agências regionais, no período de 1997 a 2001. Para realizar a pesquisa, além de referências teóricas seletivas, foram analisados os orçamentos e resoluções de diretoria, o conteúdo das entrevistas com os dirigentes, como também as informações prestadas via questionário pelos empregados que à época exerceram cargos de gerência. As conclusões do estudo permitem aos pesquisadores afirmar que a empresa pesquisada pode orientar suas políticas de educação continuada, à luz de três focos principais, a saber: (1) à luz dos resultados que ela pretende alcançar, conforme definidos nos diversos campos de resultados de seu planejamento estratégico; (2) à luz das estratégias de transição do modelo de gestão tecnoburocrático para o modelo participativo por resultados, recorrendo a estratégias de conservadorismo dinâmico; e (3) à luz dos conhecimentos que o gerente deve possuir para poder desempenhar bem suas funções, em cada evento associado à transição do modelo.
id UFBA-4_4ba08de571ce3ec96e3b7af879498d3c
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10862
network_acronym_str UFBA-4
network_name_str Organizações & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Política de Educação Continuada Corporativa: Capacitação Gerencial em Empresa PúblicaSão relatados neste artigo os resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo de identificar e analisar as políticas e estratégias de educação continuada adotadas por uma empresa pública do Estado de Santa Catarina para capacitar os gerentes de suas agências regionais, no período de 1997 a 2001. Para realizar a pesquisa, além de referências teóricas seletivas, foram analisados os orçamentos e resoluções de diretoria, o conteúdo das entrevistas com os dirigentes, como também as informações prestadas via questionário pelos empregados que à época exerceram cargos de gerência. As conclusões do estudo permitem aos pesquisadores afirmar que a empresa pesquisada pode orientar suas políticas de educação continuada, à luz de três focos principais, a saber: (1) à luz dos resultados que ela pretende alcançar, conforme definidos nos diversos campos de resultados de seu planejamento estratégico; (2) à luz das estratégias de transição do modelo de gestão tecnoburocrático para o modelo participativo por resultados, recorrendo a estratégias de conservadorismo dinâmico; e (3) à luz dos conhecimentos que o gerente deve possuir para poder desempenhar bem suas funções, em cada evento associado à transição do modelo.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10862Organizações & Sociedade; Vol. 13 No. 39 (2006)Organizações & Sociedade; v. 13 n. 39 (2006)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10862/7808Salm, José FranciscoHeidemann, Francisco G.Menegasso, Maria Esterinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-05T23:58:12Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10862Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2014-06-05T23:58:12Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Política de Educação Continuada Corporativa: Capacitação Gerencial em Empresa Pública
title Política de Educação Continuada Corporativa: Capacitação Gerencial em Empresa Pública
spellingShingle Política de Educação Continuada Corporativa: Capacitação Gerencial em Empresa Pública
Salm, José Francisco
title_short Política de Educação Continuada Corporativa: Capacitação Gerencial em Empresa Pública
title_full Política de Educação Continuada Corporativa: Capacitação Gerencial em Empresa Pública
title_fullStr Política de Educação Continuada Corporativa: Capacitação Gerencial em Empresa Pública
title_full_unstemmed Política de Educação Continuada Corporativa: Capacitação Gerencial em Empresa Pública
title_sort Política de Educação Continuada Corporativa: Capacitação Gerencial em Empresa Pública
author Salm, José Francisco
author_facet Salm, José Francisco
Heidemann, Francisco G.
Menegasso, Maria Ester
author_role author
author2 Heidemann, Francisco G.
Menegasso, Maria Ester
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salm, José Francisco
Heidemann, Francisco G.
Menegasso, Maria Ester
description São relatados neste artigo os resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo de identificar e analisar as políticas e estratégias de educação continuada adotadas por uma empresa pública do Estado de Santa Catarina para capacitar os gerentes de suas agências regionais, no período de 1997 a 2001. Para realizar a pesquisa, além de referências teóricas seletivas, foram analisados os orçamentos e resoluções de diretoria, o conteúdo das entrevistas com os dirigentes, como também as informações prestadas via questionário pelos empregados que à época exerceram cargos de gerência. As conclusões do estudo permitem aos pesquisadores afirmar que a empresa pesquisada pode orientar suas políticas de educação continuada, à luz de três focos principais, a saber: (1) à luz dos resultados que ela pretende alcançar, conforme definidos nos diversos campos de resultados de seu planejamento estratégico; (2) à luz das estratégias de transição do modelo de gestão tecnoburocrático para o modelo participativo por resultados, recorrendo a estratégias de conservadorismo dinâmico; e (3) à luz dos conhecimentos que o gerente deve possuir para poder desempenhar bem suas funções, em cada evento associado à transição do modelo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10862
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10862
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10862/7808
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
dc.source.none.fl_str_mv Organizações & Sociedade; Vol. 13 No. 39 (2006)
Organizações & Sociedade; v. 13 n. 39 (2006)
1984-9230
1413-585X
reponame:Organizações & Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Organizações & Sociedade (Online)
collection Organizações & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br
_version_ 1799698968729354240