GLOBALIZAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO: EDUCAÇÃO E EMPREGABILIDADE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organizações & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10485 |
Resumo: | As mudanças em curso no sistema produtivo, baseadas em um conjunto de inovações técnica e organizacional têm provocado profundas alterações no mundo do trabalho, particularmente no que diz respeito às novas exigências de qualificação. O novo padrão e produção baseado na microeletrônica tem imposto um conjunto de conhecimentos e habilidades ao trabalhador, que deve ser capaz de trabalhar em ambi¬entes de constantes mutações, lidar com conceitos mais abstratos, operar máquinas mais sofisticadas e executar processos complexos de monitoramento do processo produtivo. O artigo propõe discutir até que ponto a educação, em sentido amplo, e a formação profissional, em sentido mais estrito, no contexto de reconfiguração do mercado de tra¬balho, pode de fato constituir a solução da "empregabilidade" do trabalhador, levando-se em conta a realidade brasileira. O artigo conclui que a qualificação como condição de empregabilidade não pode ser aceita sem uma análise crítica, sob pena de mascarar dificuldades estruturais do mercado de trabalho, de retirar a responsabilidade do governo na adoção de políticas públicas, de isentar as empresas de sua responsabilidade social e de atribuir ao indivíduo toda e qual¬quer responsabilidade por sua inserção no mercado de trabalho. |
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GLOBALIZAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO: EDUCAÇÃO E EMPREGABILIDADEAs mudanças em curso no sistema produtivo, baseadas em um conjunto de inovações técnica e organizacional têm provocado profundas alterações no mundo do trabalho, particularmente no que diz respeito às novas exigências de qualificação. O novo padrão e produção baseado na microeletrônica tem imposto um conjunto de conhecimentos e habilidades ao trabalhador, que deve ser capaz de trabalhar em ambi¬entes de constantes mutações, lidar com conceitos mais abstratos, operar máquinas mais sofisticadas e executar processos complexos de monitoramento do processo produtivo. O artigo propõe discutir até que ponto a educação, em sentido amplo, e a formação profissional, em sentido mais estrito, no contexto de reconfiguração do mercado de tra¬balho, pode de fato constituir a solução da "empregabilidade" do trabalhador, levando-se em conta a realidade brasileira. O artigo conclui que a qualificação como condição de empregabilidade não pode ser aceita sem uma análise crítica, sob pena de mascarar dificuldades estruturais do mercado de trabalho, de retirar a responsabilidade do governo na adoção de políticas públicas, de isentar as empresas de sua responsabilidade social e de atribuir ao indivíduo toda e qual¬quer responsabilidade por sua inserção no mercado de trabalho.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10485Organizações & Sociedade; Vol. 7 No. 17 (2000)Organizações & Sociedade; v. 7 n. 17 (2000)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10485/7494Araújo, Maria Arlete Duarte deBorges, Djalma Freireinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-07T11:47:39Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10485Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2017-06-07T11:47:39Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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