COLETIVIDADE E INICIATIVAS EMPREENDEDORAS LOCAIS NO DESENVOLVIMENTO DE UM MERCADO TRADICIONAL MUNICIPAL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organizações & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11242 |
Resumo: | Neste artigo, analisamos o mercado da tecelagem tradicional do município de Resende Costa (MG), resultado da articulação entre ações coletivas e empreendedoras locais. Por meio da sociologia econômica e da economia espacial, podemos identifi car inter- -relações entre ações privadas e coletivas. Para análise desse mercado, foram aplicados 664 questionários domiciliares e 69 comerciais em uma amostra intencional de entrevistados que se autodenominaram diretamente envolvidos com o mercado da tecelagem tradicional. A partir destes, inicialmente, observou-se, nas últimas duas décadas, que tal mercado passou por uma série de transformações organizadas burocraticamente e controladas socialmente pelos proprietários dos estabelecimentos comerciais. Este artigo pretende contribuir com uma análise da sociologia da organização econômica entre laços fortes e iniciativa empreendedora em um território. O resultado desta análise indica que o mercado foi infl uenciado, inicialmente, por ações estruturantes do Estado, por uma produção dispersa nos domicílios, pela divisão do trabalho e pela organização burocrática comercial que controla seus serviços produtivos para atender, por um lado, as pressões de consumo e, por outro lado, a solidariedade entre indivíduos de um território. |
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COLETIVIDADE E INICIATIVAS EMPREENDEDORAS LOCAIS NO DESENVOLVIMENTO DE UM MERCADO TRADICIONAL MUNICIPALNeste artigo, analisamos o mercado da tecelagem tradicional do município de Resende Costa (MG), resultado da articulação entre ações coletivas e empreendedoras locais. Por meio da sociologia econômica e da economia espacial, podemos identifi car inter- -relações entre ações privadas e coletivas. Para análise desse mercado, foram aplicados 664 questionários domiciliares e 69 comerciais em uma amostra intencional de entrevistados que se autodenominaram diretamente envolvidos com o mercado da tecelagem tradicional. A partir destes, inicialmente, observou-se, nas últimas duas décadas, que tal mercado passou por uma série de transformações organizadas burocraticamente e controladas socialmente pelos proprietários dos estabelecimentos comerciais. Este artigo pretende contribuir com uma análise da sociologia da organização econômica entre laços fortes e iniciativa empreendedora em um território. O resultado desta análise indica que o mercado foi infl uenciado, inicialmente, por ações estruturantes do Estado, por uma produção dispersa nos domicílios, pela divisão do trabalho e pela organização burocrática comercial que controla seus serviços produtivos para atender, por um lado, as pressões de consumo e, por outro lado, a solidariedade entre indivíduos de um território. Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11242Organizações & Sociedade; Vol. 20 No. 65 (2013)Organizações & Sociedade; v. 20 n. 65 (2013)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11242/8152Silva, Gustavo MeloNeves, Jorge Alexandre Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-14T16:08:54Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/11242Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2014-06-14T16:08:54Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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Neste artigo, analisamos o mercado da tecelagem tradicional do município de Resende Costa (MG), resultado da articulação entre ações coletivas e empreendedoras locais. Por meio da sociologia econômica e da economia espacial, podemos identifi car inter- -relações entre ações privadas e coletivas. Para análise desse mercado, foram aplicados 664 questionários domiciliares e 69 comerciais em uma amostra intencional de entrevistados que se autodenominaram diretamente envolvidos com o mercado da tecelagem tradicional. A partir destes, inicialmente, observou-se, nas últimas duas décadas, que tal mercado passou por uma série de transformações organizadas burocraticamente e controladas socialmente pelos proprietários dos estabelecimentos comerciais. Este artigo pretende contribuir com uma análise da sociologia da organização econômica entre laços fortes e iniciativa empreendedora em um território. O resultado desta análise indica que o mercado foi infl uenciado, inicialmente, por ações estruturantes do Estado, por uma produção dispersa nos domicílios, pela divisão do trabalho e pela organização burocrática comercial que controla seus serviços produtivos para atender, por um lado, as pressões de consumo e, por outro lado, a solidariedade entre indivíduos de um território. |
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