Fatores condicionantes do empreendedorismo: redes sociais ou classes sociais?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vale, Glaucia Maria Vasconcellos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/9003
Resumo: Considerado um dos pilares da moderna sociologia econômica, o conceito de embeddedness, como concebido por  Granovetter, vem sendo objeto de críticas. Barber questiona  a primazia dada pelo autor à economia de mercado e a importância, por ele imputada, às estruturas sociais, baseadas em relações interpessoais. Segundo Barber, coexistiriam, atualmente, além do mercado, mais dois outros  tipos de interações econômicas (reciprocidade, redistribuição), já mencionados por Polanyi. Todos encontram-se  embedded em diferentes tipos de estruturas - a exemplo dos sistemas de estratificação social.  Este trabalho avalia a capacidade explicativa dessas duas concepções, na análise da maneira como empreendedores constroem seus empreendimentos e mercados. Utiliza, para isso, uma pesquisa amostral, realizada com 100 empreendedores. Conclui-se que existe associação entre a variável  relações interpessoais e as demais. Observa-se, no entanto,  que não se podem subestimar  contribuições de Barber. Os resultados gerais permitem vislumbrar   facetas, até então inexploradas, do  complexo processo de construção dos mercados.  Underpinning modern economic sociology  theory, the concept of embeddedness, as conceived by Granovetter, has been holding against a barrage of criticism. Barber, for one, questions the primacy conferred by that author on the market economy as well his assigned importance to social structures based upon interpersonal  relations. According to Barber, two relevant kinds of economic interactions, besides the maket, as formerly described by Polanyi, coexist; namely: reciprocity and redistribution. All such interactions are to be found embedded in different types of  social structures, in analogy with systems of social stratification. This paper evaluates the explanatory power  of these two alternative conceptions, insofar as they focus on the way entrepreneurs pursue their businesses. For such an endeavor, it relies  upon a field survey, covering 100 entrepreneurs. It is unveiled an important association between interpersonal relations and the remaining variables. Barber's contributions, however, are not to be dismissed altogether. Moreover, general results shed light into aspects hereunto  unexplored vis-à-vis the complex processes of market construction.  
id UFBA-4_62154846aab998805c576aaac9817966
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/9003
network_acronym_str UFBA-4
network_name_str Organizações & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Fatores condicionantes do empreendedorismo: redes sociais ou classes sociais?redes sociaisclasse socialmercadoredistribuiçãoreciprocidadeConsiderado um dos pilares da moderna sociologia econômica, o conceito de embeddedness, como concebido por  Granovetter, vem sendo objeto de críticas. Barber questiona  a primazia dada pelo autor à economia de mercado e a importância, por ele imputada, às estruturas sociais, baseadas em relações interpessoais. Segundo Barber, coexistiriam, atualmente, além do mercado, mais dois outros  tipos de interações econômicas (reciprocidade, redistribuição), já mencionados por Polanyi. Todos encontram-se  embedded em diferentes tipos de estruturas - a exemplo dos sistemas de estratificação social.  Este trabalho avalia a capacidade explicativa dessas duas concepções, na análise da maneira como empreendedores constroem seus empreendimentos e mercados. Utiliza, para isso, uma pesquisa amostral, realizada com 100 empreendedores. Conclui-se que existe associação entre a variável  relações interpessoais e as demais. Observa-se, no entanto,  que não se podem subestimar  contribuições de Barber. Os resultados gerais permitem vislumbrar   facetas, até então inexploradas, do  complexo processo de construção dos mercados.  Underpinning modern economic sociology  theory, the concept of embeddedness, as conceived by Granovetter, has been holding against a barrage of criticism. Barber, for one, questions the primacy conferred by that author on the market economy as well his assigned importance to social structures based upon interpersonal  relations. According to Barber, two relevant kinds of economic interactions, besides the maket, as formerly described by Polanyi, coexist; namely: reciprocity and redistribution. All such interactions are to be found embedded in different types of  social structures, in analogy with systems of social stratification. This paper evaluates the explanatory power  of these two alternative conceptions, insofar as they focus on the way entrepreneurs pursue their businesses. For such an endeavor, it relies  upon a field survey, covering 100 entrepreneurs. It is unveiled an important association between interpersonal relations and the remaining variables. Barber's contributions, however, are not to be dismissed altogether. Moreover, general results shed light into aspects hereunto  unexplored vis-à-vis the complex processes of market construction.  Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2015-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/9003Organizações & Sociedade; Vol. 22 No. 75 (2015)Organizações & Sociedade; v. 22 n. 75 (2015)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/9003/9944Vale, Glaucia Maria Vasconcellosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-17T17:30:35Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/9003Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2020-01-17T17:30:35Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores condicionantes do empreendedorismo: redes sociais ou classes sociais?
title Fatores condicionantes do empreendedorismo: redes sociais ou classes sociais?
spellingShingle Fatores condicionantes do empreendedorismo: redes sociais ou classes sociais?
Vale, Glaucia Maria Vasconcellos
redes sociais
classe social
mercado
redistribuição
reciprocidade
title_short Fatores condicionantes do empreendedorismo: redes sociais ou classes sociais?
title_full Fatores condicionantes do empreendedorismo: redes sociais ou classes sociais?
title_fullStr Fatores condicionantes do empreendedorismo: redes sociais ou classes sociais?
title_full_unstemmed Fatores condicionantes do empreendedorismo: redes sociais ou classes sociais?
title_sort Fatores condicionantes do empreendedorismo: redes sociais ou classes sociais?
author Vale, Glaucia Maria Vasconcellos
author_facet Vale, Glaucia Maria Vasconcellos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vale, Glaucia Maria Vasconcellos
dc.subject.por.fl_str_mv redes sociais
classe social
mercado
redistribuição
reciprocidade
topic redes sociais
classe social
mercado
redistribuição
reciprocidade
description Considerado um dos pilares da moderna sociologia econômica, o conceito de embeddedness, como concebido por  Granovetter, vem sendo objeto de críticas. Barber questiona  a primazia dada pelo autor à economia de mercado e a importância, por ele imputada, às estruturas sociais, baseadas em relações interpessoais. Segundo Barber, coexistiriam, atualmente, além do mercado, mais dois outros  tipos de interações econômicas (reciprocidade, redistribuição), já mencionados por Polanyi. Todos encontram-se  embedded em diferentes tipos de estruturas - a exemplo dos sistemas de estratificação social.  Este trabalho avalia a capacidade explicativa dessas duas concepções, na análise da maneira como empreendedores constroem seus empreendimentos e mercados. Utiliza, para isso, uma pesquisa amostral, realizada com 100 empreendedores. Conclui-se que existe associação entre a variável  relações interpessoais e as demais. Observa-se, no entanto,  que não se podem subestimar  contribuições de Barber. Os resultados gerais permitem vislumbrar   facetas, até então inexploradas, do  complexo processo de construção dos mercados.  Underpinning modern economic sociology  theory, the concept of embeddedness, as conceived by Granovetter, has been holding against a barrage of criticism. Barber, for one, questions the primacy conferred by that author on the market economy as well his assigned importance to social structures based upon interpersonal  relations. According to Barber, two relevant kinds of economic interactions, besides the maket, as formerly described by Polanyi, coexist; namely: reciprocity and redistribution. All such interactions are to be found embedded in different types of  social structures, in analogy with systems of social stratification. This paper evaluates the explanatory power  of these two alternative conceptions, insofar as they focus on the way entrepreneurs pursue their businesses. For such an endeavor, it relies  upon a field survey, covering 100 entrepreneurs. It is unveiled an important association between interpersonal relations and the remaining variables. Barber's contributions, however, are not to be dismissed altogether. Moreover, general results shed light into aspects hereunto  unexplored vis-à-vis the complex processes of market construction.  
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/9003
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/9003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/9003/9944
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
dc.source.none.fl_str_mv Organizações & Sociedade; Vol. 22 No. 75 (2015)
Organizações & Sociedade; v. 22 n. 75 (2015)
1984-9230
1413-585X
reponame:Organizações & Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Organizações & Sociedade (Online)
collection Organizações & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br
_version_ 1799698967134470144