Quando processos de organizar se chocam: hibridismos no espaço social de favelas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brulon, Vanessa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Peci, Alketa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/14920
Resumo: Neste artigo nos propomos a responder à seguinte questão: como o encontro entre os processos de organizar de representantes do Estado e os processor de organizar dos moradores de favelas se refletem no espaço social? Para tal, foi realizada uma pesquisa de campo, de inspiração etnográfica, em duas favelas cariocas com duração de 1 ano e 4 meses, que contou com observação participante e 91 entrevistas com moradores de favelas e representantes do Estado. As notas de campo e as entrevistas gravadas e transcritas totalizaram mais de 3.200 páginas de dados, que foram analisadas com base em teoria fundamentada. Observou-se que, enquanto processos de organizar de representantes do Estado seguem padrões de lentidão e descontinuidade, os processos de organizar de moradores de favela seguem padrões de agilidade e funcionalidade. Quando os processos de organizar com padrões distintos chocam-se no espaço social de favelas, podemos observar a expressão de hibridismos no espaço, entendidos como produto das contradições, inerentes ao espaço (SANTOS, 2009), entre processos de organizar com padrões distintos, que se materializam em formatos capazes de refletir as lógicas que ali se chocam. Apresentam-se, por exemplo, na forma de ocupações de obras iniciadas pelo Estado e finalizadas pelos moradores, em serviços informais que passam a seguir algumas regras formais, e até mesmo em estruturas organizacionais híbridas. 
id UFBA-4_63b9b9fd5117c7a4da34631511e685eb
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/14920
network_acronym_str UFBA-4
network_name_str Organizações & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Quando processos de organizar se chocam: hibridismos no espaço social de favelasProcessos de OrganizarEspaço SocialFavelasNeste artigo nos propomos a responder à seguinte questão: como o encontro entre os processos de organizar de representantes do Estado e os processor de organizar dos moradores de favelas se refletem no espaço social? Para tal, foi realizada uma pesquisa de campo, de inspiração etnográfica, em duas favelas cariocas com duração de 1 ano e 4 meses, que contou com observação participante e 91 entrevistas com moradores de favelas e representantes do Estado. As notas de campo e as entrevistas gravadas e transcritas totalizaram mais de 3.200 páginas de dados, que foram analisadas com base em teoria fundamentada. Observou-se que, enquanto processos de organizar de representantes do Estado seguem padrões de lentidão e descontinuidade, os processos de organizar de moradores de favela seguem padrões de agilidade e funcionalidade. Quando os processos de organizar com padrões distintos chocam-se no espaço social de favelas, podemos observar a expressão de hibridismos no espaço, entendidos como produto das contradições, inerentes ao espaço (SANTOS, 2009), entre processos de organizar com padrões distintos, que se materializam em formatos capazes de refletir as lógicas que ali se chocam. Apresentam-se, por exemplo, na forma de ocupações de obras iniciadas pelo Estado e finalizadas pelos moradores, em serviços informais que passam a seguir algumas regras formais, e até mesmo em estruturas organizacionais híbridas. Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2017-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/14920Organizações & Sociedade; Vol. 25 No. 84 (2018)Organizações & Sociedade; v. 25 n. 84 (2018)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/14920/15409Copyright (c) 2017 Organizações & Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrulon, VanessaPeci, Alketa2020-01-17T17:14:41Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/14920Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2020-01-17T17:14:41Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Quando processos de organizar se chocam: hibridismos no espaço social de favelas
title Quando processos de organizar se chocam: hibridismos no espaço social de favelas
spellingShingle Quando processos de organizar se chocam: hibridismos no espaço social de favelas
Brulon, Vanessa
Processos de Organizar
Espaço Social
Favelas
title_short Quando processos de organizar se chocam: hibridismos no espaço social de favelas
title_full Quando processos de organizar se chocam: hibridismos no espaço social de favelas
title_fullStr Quando processos de organizar se chocam: hibridismos no espaço social de favelas
title_full_unstemmed Quando processos de organizar se chocam: hibridismos no espaço social de favelas
title_sort Quando processos de organizar se chocam: hibridismos no espaço social de favelas
author Brulon, Vanessa
author_facet Brulon, Vanessa
Peci, Alketa
author_role author
author2 Peci, Alketa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brulon, Vanessa
Peci, Alketa
dc.subject.por.fl_str_mv Processos de Organizar
Espaço Social
Favelas
topic Processos de Organizar
Espaço Social
Favelas
description Neste artigo nos propomos a responder à seguinte questão: como o encontro entre os processos de organizar de representantes do Estado e os processor de organizar dos moradores de favelas se refletem no espaço social? Para tal, foi realizada uma pesquisa de campo, de inspiração etnográfica, em duas favelas cariocas com duração de 1 ano e 4 meses, que contou com observação participante e 91 entrevistas com moradores de favelas e representantes do Estado. As notas de campo e as entrevistas gravadas e transcritas totalizaram mais de 3.200 páginas de dados, que foram analisadas com base em teoria fundamentada. Observou-se que, enquanto processos de organizar de representantes do Estado seguem padrões de lentidão e descontinuidade, os processos de organizar de moradores de favela seguem padrões de agilidade e funcionalidade. Quando os processos de organizar com padrões distintos chocam-se no espaço social de favelas, podemos observar a expressão de hibridismos no espaço, entendidos como produto das contradições, inerentes ao espaço (SANTOS, 2009), entre processos de organizar com padrões distintos, que se materializam em formatos capazes de refletir as lógicas que ali se chocam. Apresentam-se, por exemplo, na forma de ocupações de obras iniciadas pelo Estado e finalizadas pelos moradores, em serviços informais que passam a seguir algumas regras formais, e até mesmo em estruturas organizacionais híbridas. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/14920
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/14920
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/14920/15409
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Organizações & Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Organizações & Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
dc.source.none.fl_str_mv Organizações & Sociedade; Vol. 25 No. 84 (2018)
Organizações & Sociedade; v. 25 n. 84 (2018)
1984-9230
1413-585X
reponame:Organizações & Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Organizações & Sociedade (Online)
collection Organizações & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br
_version_ 1799698970376667136