EDUCAÇÃO E TRABALHO NO CANTEIRO DE OBRAS: DILEMAS E DESAFIOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barone, Rosa Elisa M.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10487
Resumo: Este estudo, que tem como eixo o binômio trabalho e educação no contexto da indústria da construção civil, toma como referência a emergência dos programas de escolarização básica para o trabalhador do setor enquanto proposição de parte do empresariado. Procuramos mostrar ao longo do trabalho em que medida a proposição do canteiro-escola reflete as questões gerais que estão presentes nos debates contemporâneos que resgatam a educação básica, de caráter geral, como variável fundamental para os processos de reestruturação produtiva, demandante de uma força de trabalho com novos atributos educacionais. Inserido no rol da pesquisa qualitativa e empírica, este trabalho realizou um "survey" de empresas e contou com diferentes estudos de caso.
id UFBA-4_68a9b8960a90f0295c82a0193242767d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10487
network_acronym_str UFBA-4
network_name_str Organizações & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO E TRABALHO NO CANTEIRO DE OBRAS: DILEMAS E DESAFIOSEste estudo, que tem como eixo o binômio trabalho e educação no contexto da indústria da construção civil, toma como referência a emergência dos programas de escolarização básica para o trabalhador do setor enquanto proposição de parte do empresariado. Procuramos mostrar ao longo do trabalho em que medida a proposição do canteiro-escola reflete as questões gerais que estão presentes nos debates contemporâneos que resgatam a educação básica, de caráter geral, como variável fundamental para os processos de reestruturação produtiva, demandante de uma força de trabalho com novos atributos educacionais. Inserido no rol da pesquisa qualitativa e empírica, este trabalho realizou um "survey" de empresas e contou com diferentes estudos de caso.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10487Organizações & Sociedade; Vol. 7 No. 17 (2000)Organizações & Sociedade; v. 7 n. 17 (2000)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10487/7496Barone, Rosa Elisa M.info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-07T11:47:39Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10487Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2017-06-07T11:47:39Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO E TRABALHO NO CANTEIRO DE OBRAS: DILEMAS E DESAFIOS
title EDUCAÇÃO E TRABALHO NO CANTEIRO DE OBRAS: DILEMAS E DESAFIOS
spellingShingle EDUCAÇÃO E TRABALHO NO CANTEIRO DE OBRAS: DILEMAS E DESAFIOS
Barone, Rosa Elisa M.
title_short EDUCAÇÃO E TRABALHO NO CANTEIRO DE OBRAS: DILEMAS E DESAFIOS
title_full EDUCAÇÃO E TRABALHO NO CANTEIRO DE OBRAS: DILEMAS E DESAFIOS
title_fullStr EDUCAÇÃO E TRABALHO NO CANTEIRO DE OBRAS: DILEMAS E DESAFIOS
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO E TRABALHO NO CANTEIRO DE OBRAS: DILEMAS E DESAFIOS
title_sort EDUCAÇÃO E TRABALHO NO CANTEIRO DE OBRAS: DILEMAS E DESAFIOS
author Barone, Rosa Elisa M.
author_facet Barone, Rosa Elisa M.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barone, Rosa Elisa M.
description Este estudo, que tem como eixo o binômio trabalho e educação no contexto da indústria da construção civil, toma como referência a emergência dos programas de escolarização básica para o trabalhador do setor enquanto proposição de parte do empresariado. Procuramos mostrar ao longo do trabalho em que medida a proposição do canteiro-escola reflete as questões gerais que estão presentes nos debates contemporâneos que resgatam a educação básica, de caráter geral, como variável fundamental para os processos de reestruturação produtiva, demandante de uma força de trabalho com novos atributos educacionais. Inserido no rol da pesquisa qualitativa e empírica, este trabalho realizou um "survey" de empresas e contou com diferentes estudos de caso.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10487
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10487
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10487/7496
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
dc.source.none.fl_str_mv Organizações & Sociedade; Vol. 7 No. 17 (2000)
Organizações & Sociedade; v. 7 n. 17 (2000)
1984-9230
1413-585X
reponame:Organizações & Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Organizações & Sociedade (Online)
collection Organizações & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br
_version_ 1799698967647223808