Competitividade Organizacional: uma tentativa de reconstrução analítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado-da-Silva, Clóvis L.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Fonseca, Valéria Silva da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10298
Resumo: Neste final de século, o processo de globalização dos mercados e seu efeito sobre os padrões de conduta econômica, política, social e organizacional, vêm assumindo importância crescente, compondo um cenário no qual a competitividade emerge como uma questão imperativa. Em decorrência, intensificam-se na literatura especializada as discussões em torno da necessidade de elaboração de um conceito de competitividade mais claro e abrangente, que transcenda a tendência existente no campo da microeconomia de associá-Ia somente à indicadores de desempenho ou de eficiência técnica. Para tanto, economistas menos ortodoxos têm sugerido vinculações a fatores como estratégia e padrões de concorrência setoriais, e estudiosos organizacionais têm enfatizado mecanismos de seleção e de exclusão competitiva, pressupondo a relevância de se considerar a influência das circunstâncias ambientais. No entanto, na essência tais abordagens ainda se concentram na avaliação da eficiência de aspectos organizacionais. Acredita-se que o problema reside no fato de ambas confinarem o seu tratamento do ambiente aos limites do mercado ou de uma população de organizações, menosprezando a força das pressões que os rodeiam. Esse é o foco de análise da teoria institucional. Portanto, pretende-se apresentar no pre¬sente artigo alguns pressupostos da teoria microeconômica e da teoria institucional, e demonstrar o seu potencial de interseção e de consequente aplicação ao exame mais apurado do fenômeno da competitividade.
id UFBA-4_74e1c7f71d9b36ff7da6ce429e46af8c
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10298
network_acronym_str UFBA-4
network_name_str Organizações & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Competitividade Organizacional: uma tentativa de reconstrução analíticaNeste final de século, o processo de globalização dos mercados e seu efeito sobre os padrões de conduta econômica, política, social e organizacional, vêm assumindo importância crescente, compondo um cenário no qual a competitividade emerge como uma questão imperativa. Em decorrência, intensificam-se na literatura especializada as discussões em torno da necessidade de elaboração de um conceito de competitividade mais claro e abrangente, que transcenda a tendência existente no campo da microeconomia de associá-Ia somente à indicadores de desempenho ou de eficiência técnica. Para tanto, economistas menos ortodoxos têm sugerido vinculações a fatores como estratégia e padrões de concorrência setoriais, e estudiosos organizacionais têm enfatizado mecanismos de seleção e de exclusão competitiva, pressupondo a relevância de se considerar a influência das circunstâncias ambientais. No entanto, na essência tais abordagens ainda se concentram na avaliação da eficiência de aspectos organizacionais. Acredita-se que o problema reside no fato de ambas confinarem o seu tratamento do ambiente aos limites do mercado ou de uma população de organizações, menosprezando a força das pressões que os rodeiam. Esse é o foco de análise da teoria institucional. Portanto, pretende-se apresentar no pre¬sente artigo alguns pressupostos da teoria microeconômica e da teoria institucional, e demonstrar o seu potencial de interseção e de consequente aplicação ao exame mais apurado do fenômeno da competitividade.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10298Organizações & Sociedade; Vol. 4 No. 7 (1996)Organizações & Sociedade; v. 4 n. 7 (1996)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10298/7337Machado-da-Silva, Clóvis L.Fonseca, Valéria Silva dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-15T16:10:36Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10298Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2014-05-15T16:10:36Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Competitividade Organizacional: uma tentativa de reconstrução analítica
title Competitividade Organizacional: uma tentativa de reconstrução analítica
spellingShingle Competitividade Organizacional: uma tentativa de reconstrução analítica
Machado-da-Silva, Clóvis L.
title_short Competitividade Organizacional: uma tentativa de reconstrução analítica
title_full Competitividade Organizacional: uma tentativa de reconstrução analítica
title_fullStr Competitividade Organizacional: uma tentativa de reconstrução analítica
title_full_unstemmed Competitividade Organizacional: uma tentativa de reconstrução analítica
title_sort Competitividade Organizacional: uma tentativa de reconstrução analítica
author Machado-da-Silva, Clóvis L.
author_facet Machado-da-Silva, Clóvis L.
Fonseca, Valéria Silva da
author_role author
author2 Fonseca, Valéria Silva da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado-da-Silva, Clóvis L.
Fonseca, Valéria Silva da
description Neste final de século, o processo de globalização dos mercados e seu efeito sobre os padrões de conduta econômica, política, social e organizacional, vêm assumindo importância crescente, compondo um cenário no qual a competitividade emerge como uma questão imperativa. Em decorrência, intensificam-se na literatura especializada as discussões em torno da necessidade de elaboração de um conceito de competitividade mais claro e abrangente, que transcenda a tendência existente no campo da microeconomia de associá-Ia somente à indicadores de desempenho ou de eficiência técnica. Para tanto, economistas menos ortodoxos têm sugerido vinculações a fatores como estratégia e padrões de concorrência setoriais, e estudiosos organizacionais têm enfatizado mecanismos de seleção e de exclusão competitiva, pressupondo a relevância de se considerar a influência das circunstâncias ambientais. No entanto, na essência tais abordagens ainda se concentram na avaliação da eficiência de aspectos organizacionais. Acredita-se que o problema reside no fato de ambas confinarem o seu tratamento do ambiente aos limites do mercado ou de uma população de organizações, menosprezando a força das pressões que os rodeiam. Esse é o foco de análise da teoria institucional. Portanto, pretende-se apresentar no pre¬sente artigo alguns pressupostos da teoria microeconômica e da teoria institucional, e demonstrar o seu potencial de interseção e de consequente aplicação ao exame mais apurado do fenômeno da competitividade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10298
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10298/7337
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
dc.source.none.fl_str_mv Organizações & Sociedade; Vol. 4 No. 7 (1996)
Organizações & Sociedade; v. 4 n. 7 (1996)
1984-9230
1413-585X
reponame:Organizações & Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Organizações & Sociedade (Online)
collection Organizações & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br
_version_ 1799698967483645952