Disciplinas e Bibliografia no Ensino de Marketing nos Programas de Doutorado em Administração no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veludo-de-Oliveira, Tânia Modesto
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Quintão, Ronan Torres, Urdan, André Torres
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/12230
Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar um panorama sobre as disciplinas de marketing dos programas brasileiros de doutorado em Administração, no nível agregado nacional, e sobre a bibliografia recomendada nos planos de ensino dessas disciplinas. Uma abordagem descritivo-quantitativa foi aplicada a dados extraídos de documentos publicados pela Capes, num leque de 53 disciplinas de marketing ministradas em 13 programas, no total de 1.425 referências bibliográficas. Pelos resultados, a quantidade de disciplinas de marketing varia consideravelmente entre os programas (de 1 a 11 disciplinas). Nas referências bibliográficas por disciplina, a média encontrada foi de 26,9 citações, abrangendo 277 diferentes fontes, com destaque para material em língua estrangeira (67,5%), dentre livros, periódicos científicos, anais de congressos, dissertações, teses e revistas profissionais. A proporção de livros didáticos nos planos de ensino é 55% e o Journal of Marketing ocupa a primeira colocação entre as publicações mais citadas. O congresso mais referenciado é o EnANPAD e a revista profissional, a Harvard Business Review. Por fim, se discutem implicações desses resultados para o ensino de marketing em doutorados no país.
id UFBA-4_766ed43075c1eecd38064f3e9bcfb302
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12230
network_acronym_str UFBA-4
network_name_str Organizações & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Disciplinas e Bibliografia no Ensino de Marketing nos Programas de Doutorado em Administração no BrasilProgramas de Doutorado. Ensino de Marketing. Bibliografia. CapesEste artigo tem por objetivo apresentar um panorama sobre as disciplinas de marketing dos programas brasileiros de doutorado em Administração, no nível agregado nacional, e sobre a bibliografia recomendada nos planos de ensino dessas disciplinas. Uma abordagem descritivo-quantitativa foi aplicada a dados extraídos de documentos publicados pela Capes, num leque de 53 disciplinas de marketing ministradas em 13 programas, no total de 1.425 referências bibliográficas. Pelos resultados, a quantidade de disciplinas de marketing varia consideravelmente entre os programas (de 1 a 11 disciplinas). Nas referências bibliográficas por disciplina, a média encontrada foi de 26,9 citações, abrangendo 277 diferentes fontes, com destaque para material em língua estrangeira (67,5%), dentre livros, periódicos científicos, anais de congressos, dissertações, teses e revistas profissionais. A proporção de livros didáticos nos planos de ensino é 55% e o Journal of Marketing ocupa a primeira colocação entre as publicações mais citadas. O congresso mais referenciado é o EnANPAD e a revista profissional, a Harvard Business Review. Por fim, se discutem implicações desses resultados para o ensino de marketing em doutorados no país.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/12230Organizações & Sociedade; Vol. 21 No. 71 (2014)Organizações & Sociedade; v. 21 n. 71 (2014)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/12230/8749Veludo-de-Oliveira, Tânia ModestoQuintão, Ronan TorresUrdan, André Torresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-17T17:31:35Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12230Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2020-01-17T17:31:35Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Disciplinas e Bibliografia no Ensino de Marketing nos Programas de Doutorado em Administração no Brasil
title Disciplinas e Bibliografia no Ensino de Marketing nos Programas de Doutorado em Administração no Brasil
spellingShingle Disciplinas e Bibliografia no Ensino de Marketing nos Programas de Doutorado em Administração no Brasil
Veludo-de-Oliveira, Tânia Modesto
Programas de Doutorado. Ensino de Marketing. Bibliografia. Capes
title_short Disciplinas e Bibliografia no Ensino de Marketing nos Programas de Doutorado em Administração no Brasil
title_full Disciplinas e Bibliografia no Ensino de Marketing nos Programas de Doutorado em Administração no Brasil
title_fullStr Disciplinas e Bibliografia no Ensino de Marketing nos Programas de Doutorado em Administração no Brasil
title_full_unstemmed Disciplinas e Bibliografia no Ensino de Marketing nos Programas de Doutorado em Administração no Brasil
title_sort Disciplinas e Bibliografia no Ensino de Marketing nos Programas de Doutorado em Administração no Brasil
author Veludo-de-Oliveira, Tânia Modesto
author_facet Veludo-de-Oliveira, Tânia Modesto
Quintão, Ronan Torres
Urdan, André Torres
author_role author
author2 Quintão, Ronan Torres
Urdan, André Torres
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veludo-de-Oliveira, Tânia Modesto
Quintão, Ronan Torres
Urdan, André Torres
dc.subject.por.fl_str_mv Programas de Doutorado. Ensino de Marketing. Bibliografia. Capes
topic Programas de Doutorado. Ensino de Marketing. Bibliografia. Capes
description Este artigo tem por objetivo apresentar um panorama sobre as disciplinas de marketing dos programas brasileiros de doutorado em Administração, no nível agregado nacional, e sobre a bibliografia recomendada nos planos de ensino dessas disciplinas. Uma abordagem descritivo-quantitativa foi aplicada a dados extraídos de documentos publicados pela Capes, num leque de 53 disciplinas de marketing ministradas em 13 programas, no total de 1.425 referências bibliográficas. Pelos resultados, a quantidade de disciplinas de marketing varia consideravelmente entre os programas (de 1 a 11 disciplinas). Nas referências bibliográficas por disciplina, a média encontrada foi de 26,9 citações, abrangendo 277 diferentes fontes, com destaque para material em língua estrangeira (67,5%), dentre livros, periódicos científicos, anais de congressos, dissertações, teses e revistas profissionais. A proporção de livros didáticos nos planos de ensino é 55% e o Journal of Marketing ocupa a primeira colocação entre as publicações mais citadas. O congresso mais referenciado é o EnANPAD e a revista profissional, a Harvard Business Review. Por fim, se discutem implicações desses resultados para o ensino de marketing em doutorados no país.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/12230
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/12230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/12230/8749
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
dc.source.none.fl_str_mv Organizações & Sociedade; Vol. 21 No. 71 (2014)
Organizações & Sociedade; v. 21 n. 71 (2014)
1984-9230
1413-585X
reponame:Organizações & Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Organizações & Sociedade (Online)
collection Organizações & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br
_version_ 1799698969969819648