Disciplinas e Bibliografia no Ensino de Marketing nos Programas de Doutorado em Administração no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organizações & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/12230 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo apresentar um panorama sobre as disciplinas de marketing dos programas brasileiros de doutorado em Administração, no nível agregado nacional, e sobre a bibliografia recomendada nos planos de ensino dessas disciplinas. Uma abordagem descritivo-quantitativa foi aplicada a dados extraídos de documentos publicados pela Capes, num leque de 53 disciplinas de marketing ministradas em 13 programas, no total de 1.425 referências bibliográficas. Pelos resultados, a quantidade de disciplinas de marketing varia consideravelmente entre os programas (de 1 a 11 disciplinas). Nas referências bibliográficas por disciplina, a média encontrada foi de 26,9 citações, abrangendo 277 diferentes fontes, com destaque para material em língua estrangeira (67,5%), dentre livros, periódicos científicos, anais de congressos, dissertações, teses e revistas profissionais. A proporção de livros didáticos nos planos de ensino é 55% e o Journal of Marketing ocupa a primeira colocação entre as publicações mais citadas. O congresso mais referenciado é o EnANPAD e a revista profissional, a Harvard Business Review. Por fim, se discutem implicações desses resultados para o ensino de marketing em doutorados no país. |
id |
UFBA-4_766ed43075c1eecd38064f3e9bcfb302 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12230 |
network_acronym_str |
UFBA-4 |
network_name_str |
Organizações & Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Disciplinas e Bibliografia no Ensino de Marketing nos Programas de Doutorado em Administração no BrasilProgramas de Doutorado. Ensino de Marketing. Bibliografia. CapesEste artigo tem por objetivo apresentar um panorama sobre as disciplinas de marketing dos programas brasileiros de doutorado em Administração, no nível agregado nacional, e sobre a bibliografia recomendada nos planos de ensino dessas disciplinas. Uma abordagem descritivo-quantitativa foi aplicada a dados extraídos de documentos publicados pela Capes, num leque de 53 disciplinas de marketing ministradas em 13 programas, no total de 1.425 referências bibliográficas. Pelos resultados, a quantidade de disciplinas de marketing varia consideravelmente entre os programas (de 1 a 11 disciplinas). Nas referências bibliográficas por disciplina, a média encontrada foi de 26,9 citações, abrangendo 277 diferentes fontes, com destaque para material em língua estrangeira (67,5%), dentre livros, periódicos científicos, anais de congressos, dissertações, teses e revistas profissionais. A proporção de livros didáticos nos planos de ensino é 55% e o Journal of Marketing ocupa a primeira colocação entre as publicações mais citadas. O congresso mais referenciado é o EnANPAD e a revista profissional, a Harvard Business Review. Por fim, se discutem implicações desses resultados para o ensino de marketing em doutorados no país.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/12230Organizações & Sociedade; Vol. 21 No. 71 (2014)Organizações & Sociedade; v. 21 n. 71 (2014)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/12230/8749Veludo-de-Oliveira, Tânia ModestoQuintão, Ronan TorresUrdan, André Torresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-17T17:31:35Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12230Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2020-01-17T17:31:35Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Disciplinas e Bibliografia no Ensino de Marketing nos Programas de Doutorado em Administração no Brasil |
title |
Disciplinas e Bibliografia no Ensino de Marketing nos Programas de Doutorado em Administração no Brasil |
spellingShingle |
Disciplinas e Bibliografia no Ensino de Marketing nos Programas de Doutorado em Administração no Brasil Veludo-de-Oliveira, Tânia Modesto Programas de Doutorado. Ensino de Marketing. Bibliografia. Capes |
title_short |
Disciplinas e Bibliografia no Ensino de Marketing nos Programas de Doutorado em Administração no Brasil |
title_full |
Disciplinas e Bibliografia no Ensino de Marketing nos Programas de Doutorado em Administração no Brasil |
title_fullStr |
Disciplinas e Bibliografia no Ensino de Marketing nos Programas de Doutorado em Administração no Brasil |
title_full_unstemmed |
Disciplinas e Bibliografia no Ensino de Marketing nos Programas de Doutorado em Administração no Brasil |
title_sort |
Disciplinas e Bibliografia no Ensino de Marketing nos Programas de Doutorado em Administração no Brasil |
author |
Veludo-de-Oliveira, Tânia Modesto |
author_facet |
Veludo-de-Oliveira, Tânia Modesto Quintão, Ronan Torres Urdan, André Torres |
author_role |
author |
author2 |
Quintão, Ronan Torres Urdan, André Torres |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veludo-de-Oliveira, Tânia Modesto Quintão, Ronan Torres Urdan, André Torres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programas de Doutorado. Ensino de Marketing. Bibliografia. Capes |
topic |
Programas de Doutorado. Ensino de Marketing. Bibliografia. Capes |
description |
Este artigo tem por objetivo apresentar um panorama sobre as disciplinas de marketing dos programas brasileiros de doutorado em Administração, no nível agregado nacional, e sobre a bibliografia recomendada nos planos de ensino dessas disciplinas. Uma abordagem descritivo-quantitativa foi aplicada a dados extraídos de documentos publicados pela Capes, num leque de 53 disciplinas de marketing ministradas em 13 programas, no total de 1.425 referências bibliográficas. Pelos resultados, a quantidade de disciplinas de marketing varia consideravelmente entre os programas (de 1 a 11 disciplinas). Nas referências bibliográficas por disciplina, a média encontrada foi de 26,9 citações, abrangendo 277 diferentes fontes, com destaque para material em língua estrangeira (67,5%), dentre livros, periódicos científicos, anais de congressos, dissertações, teses e revistas profissionais. A proporção de livros didáticos nos planos de ensino é 55% e o Journal of Marketing ocupa a primeira colocação entre as publicações mais citadas. O congresso mais referenciado é o EnANPAD e a revista profissional, a Harvard Business Review. Por fim, se discutem implicações desses resultados para o ensino de marketing em doutorados no país. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/12230 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/12230 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/12230/8749 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organizações & Sociedade; Vol. 21 No. 71 (2014) Organizações & Sociedade; v. 21 n. 71 (2014) 1984-9230 1413-585X reponame:Organizações & Sociedade (Online) instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Organizações & Sociedade (Online) |
collection |
Organizações & Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br |
_version_ |
1799698969969819648 |