Gênero e Políticas Públicas na Esfera Local de Governo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farah, Marta Ferreira Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10394
Resumo: Este trabalho pretende analisar a incorporação da perspectiva de gênero por políticas públicas desenvolvidas por governos municipais no Brasil, considerando tanto políticas voltadas especificamente à mulher, como políticas e programas de outras áreas que integram a perspectiva de gêne¬ro. São analisadas iniciativas recentes de governos locais, inscritas no pri¬meiro Ciclo do Gestão Pública e Cidadania, programa de premiação e disse¬minação de iniciativas inovadoras de governos subnacionais, desenvolvido pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo e pela Fundação Ford (Ciclo de 1996). A análise mostra que as iniciativas dirigidas especificamente à mu¬lher incluem, ao lado de programas tradicionais, como os de saúde mater¬no-infantil, novos programas, implantados como resposta a demandas de movimentos de mulheres, relativas a temas críticos como violência contra as mulheres, prostituição infantil, planejamento familiar, geração de traba¬lho e renda, entre outros. No caso das demais políticas, que não têm como foco a mulher, cons¬tata-se que a perspectiva de gênero começa a ser incorporada por progra¬mas das mais diversas áreas, como: saúde, geração de emprego e renda, habitação e desenvolvimento urbano, crianças e adolescentes, entre ou¬tras. Em vários destes campos temáticos, a presença das mulheres se fez sentir desde os anos 70, à medida .que estas foram atores privilegiados nos movimentos sociais constituídos em torno de questões diretamente ligadas à qualidade de vida da população de baixa renda, sobretudo nos centros urbanos. Mas a incorporação da perspectiva de gênero aqui considerada vai além da resposta "indiscriminada" a esta demanda por serviços, consis¬tindo no reconhecimento da especificidade da problemática feminina em cada uma destas áreas, a qual requer uma "resposta", no plano das políti¬cas públicas, também específica.
id UFBA-4_79c01a8230740aa24a5c86c107f03832
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10394
network_acronym_str UFBA-4
network_name_str Organizações & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Gênero e Políticas Públicas na Esfera Local de GovernoGênero. Política pública. Política de gênero. Governo local. Política social.Este trabalho pretende analisar a incorporação da perspectiva de gênero por políticas públicas desenvolvidas por governos municipais no Brasil, considerando tanto políticas voltadas especificamente à mulher, como políticas e programas de outras áreas que integram a perspectiva de gêne¬ro. São analisadas iniciativas recentes de governos locais, inscritas no pri¬meiro Ciclo do Gestão Pública e Cidadania, programa de premiação e disse¬minação de iniciativas inovadoras de governos subnacionais, desenvolvido pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo e pela Fundação Ford (Ciclo de 1996). A análise mostra que as iniciativas dirigidas especificamente à mu¬lher incluem, ao lado de programas tradicionais, como os de saúde mater¬no-infantil, novos programas, implantados como resposta a demandas de movimentos de mulheres, relativas a temas críticos como violência contra as mulheres, prostituição infantil, planejamento familiar, geração de traba¬lho e renda, entre outros. No caso das demais políticas, que não têm como foco a mulher, cons¬tata-se que a perspectiva de gênero começa a ser incorporada por progra¬mas das mais diversas áreas, como: saúde, geração de emprego e renda, habitação e desenvolvimento urbano, crianças e adolescentes, entre ou¬tras. Em vários destes campos temáticos, a presença das mulheres se fez sentir desde os anos 70, à medida .que estas foram atores privilegiados nos movimentos sociais constituídos em torno de questões diretamente ligadas à qualidade de vida da população de baixa renda, sobretudo nos centros urbanos. Mas a incorporação da perspectiva de gênero aqui considerada vai além da resposta "indiscriminada" a esta demanda por serviços, consis¬tindo no reconhecimento da especificidade da problemática feminina em cada uma destas áreas, a qual requer uma "resposta", no plano das políti¬cas públicas, também específica.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10394Organizações & Sociedade; Vol. 6 No. 14 (1999)Organizações & Sociedade; v. 6 n. 14 (1999)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10394/7413Farah, Marta Ferreira Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-20T16:07:40Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10394Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2014-05-20T16:07:40Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Gênero e Políticas Públicas na Esfera Local de Governo
title Gênero e Políticas Públicas na Esfera Local de Governo
spellingShingle Gênero e Políticas Públicas na Esfera Local de Governo
Farah, Marta Ferreira Santos
Gênero. Política pública. Política de gênero. Governo local. Política social.
title_short Gênero e Políticas Públicas na Esfera Local de Governo
title_full Gênero e Políticas Públicas na Esfera Local de Governo
title_fullStr Gênero e Políticas Públicas na Esfera Local de Governo
title_full_unstemmed Gênero e Políticas Públicas na Esfera Local de Governo
title_sort Gênero e Políticas Públicas na Esfera Local de Governo
author Farah, Marta Ferreira Santos
author_facet Farah, Marta Ferreira Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farah, Marta Ferreira Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero. Política pública. Política de gênero. Governo local. Política social.
topic Gênero. Política pública. Política de gênero. Governo local. Política social.
description Este trabalho pretende analisar a incorporação da perspectiva de gênero por políticas públicas desenvolvidas por governos municipais no Brasil, considerando tanto políticas voltadas especificamente à mulher, como políticas e programas de outras áreas que integram a perspectiva de gêne¬ro. São analisadas iniciativas recentes de governos locais, inscritas no pri¬meiro Ciclo do Gestão Pública e Cidadania, programa de premiação e disse¬minação de iniciativas inovadoras de governos subnacionais, desenvolvido pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo e pela Fundação Ford (Ciclo de 1996). A análise mostra que as iniciativas dirigidas especificamente à mu¬lher incluem, ao lado de programas tradicionais, como os de saúde mater¬no-infantil, novos programas, implantados como resposta a demandas de movimentos de mulheres, relativas a temas críticos como violência contra as mulheres, prostituição infantil, planejamento familiar, geração de traba¬lho e renda, entre outros. No caso das demais políticas, que não têm como foco a mulher, cons¬tata-se que a perspectiva de gênero começa a ser incorporada por progra¬mas das mais diversas áreas, como: saúde, geração de emprego e renda, habitação e desenvolvimento urbano, crianças e adolescentes, entre ou¬tras. Em vários destes campos temáticos, a presença das mulheres se fez sentir desde os anos 70, à medida .que estas foram atores privilegiados nos movimentos sociais constituídos em torno de questões diretamente ligadas à qualidade de vida da população de baixa renda, sobretudo nos centros urbanos. Mas a incorporação da perspectiva de gênero aqui considerada vai além da resposta "indiscriminada" a esta demanda por serviços, consis¬tindo no reconhecimento da especificidade da problemática feminina em cada uma destas áreas, a qual requer uma "resposta", no plano das políti¬cas públicas, também específica.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10394
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10394/7413
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
dc.source.none.fl_str_mv Organizações & Sociedade; Vol. 6 No. 14 (1999)
Organizações & Sociedade; v. 6 n. 14 (1999)
1984-9230
1413-585X
reponame:Organizações & Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Organizações & Sociedade (Online)
collection Organizações & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br
_version_ 1799698967607377920