Mobilizando Relacionamentos e Acessando Recursos na Criação e Evolução de Novos Negócios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organizações & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10884 |
Resumo: | Neste artigo analisamos a mobilização da rede de relacionamentos do empreendedor para acessar recursos simples e complexos na criação e evolução de novos negócios. Entendendo empreendedorismo como um processo evolucionário, desenvolvemos um estudo comparativo de casos em duas empresas de alta tecnologia que participaram de incubadoras. Realizaram-se entrevistas com os fundadores das empresas e com os atores que representaram seus principais relacionamentos durante a existência das firmas. Por meio da periodização da trajetória das empresas em pré-incubação, incubação e graduação, e da categorização dos recursos obtidos em cada fase a partir dos relacionamentos dos empreendedores, apontamos, como resultados de pesquisa, a mobilização de tais relacionamentos para acessar recursos simples e complexos na fase de criação de novos negócios. Na fase de evolução, constatamos, entretanto, que a mobilização desses relacionamentos é contingente ao grau de complexidade dos recursos. |
id |
UFBA-4_837d34584c45243d98da90c20a8587d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10884 |
network_acronym_str |
UFBA-4 |
network_name_str |
Organizações & Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mobilizando Relacionamentos e Acessando Recursos na Criação e Evolução de Novos NegóciosNeste artigo analisamos a mobilização da rede de relacionamentos do empreendedor para acessar recursos simples e complexos na criação e evolução de novos negócios. Entendendo empreendedorismo como um processo evolucionário, desenvolvemos um estudo comparativo de casos em duas empresas de alta tecnologia que participaram de incubadoras. Realizaram-se entrevistas com os fundadores das empresas e com os atores que representaram seus principais relacionamentos durante a existência das firmas. Por meio da periodização da trajetória das empresas em pré-incubação, incubação e graduação, e da categorização dos recursos obtidos em cada fase a partir dos relacionamentos dos empreendedores, apontamos, como resultados de pesquisa, a mobilização de tais relacionamentos para acessar recursos simples e complexos na fase de criação de novos negócios. Na fase de evolução, constatamos, entretanto, que a mobilização desses relacionamentos é contingente ao grau de complexidade dos recursos. Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10884Organizações & Sociedade; Vol. 14 No. 41 (2007)Organizações & Sociedade; v. 14 n. 41 (2007)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10884/7830Vasconcelos, Geraldo Magela Rodrigues deRezende, Sérgio Fernando LoureiroGuimarães, Liliane de OliveiraFachin, Roberto Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-06T09:28:46Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10884Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2014-06-06T09:28:46Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mobilizando Relacionamentos e Acessando Recursos na Criação e Evolução de Novos Negócios |
title |
Mobilizando Relacionamentos e Acessando Recursos na Criação e Evolução de Novos Negócios |
spellingShingle |
Mobilizando Relacionamentos e Acessando Recursos na Criação e Evolução de Novos Negócios Vasconcelos, Geraldo Magela Rodrigues de |
title_short |
Mobilizando Relacionamentos e Acessando Recursos na Criação e Evolução de Novos Negócios |
title_full |
Mobilizando Relacionamentos e Acessando Recursos na Criação e Evolução de Novos Negócios |
title_fullStr |
Mobilizando Relacionamentos e Acessando Recursos na Criação e Evolução de Novos Negócios |
title_full_unstemmed |
Mobilizando Relacionamentos e Acessando Recursos na Criação e Evolução de Novos Negócios |
title_sort |
Mobilizando Relacionamentos e Acessando Recursos na Criação e Evolução de Novos Negócios |
author |
Vasconcelos, Geraldo Magela Rodrigues de |
author_facet |
Vasconcelos, Geraldo Magela Rodrigues de Rezende, Sérgio Fernando Loureiro Guimarães, Liliane de Oliveira Fachin, Roberto Costa |
author_role |
author |
author2 |
Rezende, Sérgio Fernando Loureiro Guimarães, Liliane de Oliveira Fachin, Roberto Costa |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Geraldo Magela Rodrigues de Rezende, Sérgio Fernando Loureiro Guimarães, Liliane de Oliveira Fachin, Roberto Costa |
description |
Neste artigo analisamos a mobilização da rede de relacionamentos do empreendedor para acessar recursos simples e complexos na criação e evolução de novos negócios. Entendendo empreendedorismo como um processo evolucionário, desenvolvemos um estudo comparativo de casos em duas empresas de alta tecnologia que participaram de incubadoras. Realizaram-se entrevistas com os fundadores das empresas e com os atores que representaram seus principais relacionamentos durante a existência das firmas. Por meio da periodização da trajetória das empresas em pré-incubação, incubação e graduação, e da categorização dos recursos obtidos em cada fase a partir dos relacionamentos dos empreendedores, apontamos, como resultados de pesquisa, a mobilização de tais relacionamentos para acessar recursos simples e complexos na fase de criação de novos negócios. Na fase de evolução, constatamos, entretanto, que a mobilização desses relacionamentos é contingente ao grau de complexidade dos recursos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10884 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10884 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10884/7830 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organizações & Sociedade; Vol. 14 No. 41 (2007) Organizações & Sociedade; v. 14 n. 41 (2007) 1984-9230 1413-585X reponame:Organizações & Sociedade (Online) instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Organizações & Sociedade (Online) |
collection |
Organizações & Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br |
_version_ |
1799698968757665792 |