Educação Sistematizada: a morte lenta da cultura Parakanã

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Rosimar Miranda
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Santos, Isabel Cristina dos, Oliveira, Edson Aparecida de Araújo Querido
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11037
Resumo: O trabalho avaliou as interferências étnico-culturais ocasionadas pelo processo de Educação Sistematizada implantado nas aldeias Parakanã. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade e pelos órgãos envolvidos na educação indígena e gestão da Aldeia, aos quais foi garantido o acesso aos seus resultados finais. Trata´se de uma pesquisa qualitativa, baseada em documentos, entrevistas semi-estruturadas com os índios idosos e questionários aplicados aos professores e índios jovens. Foram tomados registros fotográficos cotidianos das duas aldeias pesquisadas. Os dados obtidos indicam a morte lenta da cultura e dos saberes empíricos típicos da etnia, uma vez que o conteúdo programático aplicado no processo de Educação Sistematizada, planejado e executado por professores não-indios, não os contempla. Constatou-se a existências, de contradições entre a percepção dos professores e dos índios acerca das tradições e atitudes típicas. Há flagrantes barreiras na comunicação entre eles, pois os professores não dominam o dialeto, e uma clara dicotomia entre os índios jovens e idosos sobre a importância da manutenção dos usos e costumes da etnia, atualmente praticados pelos indios idosos. Observou-se o abandono dos adereços indígenas e a adoção ao padrão de comportamento do homem civilizado, evidenciando o aculturamento daquele povo.
id UFBA-4_8632784df228f8efde938b220c8e7754
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/11037
network_acronym_str UFBA-4
network_name_str Organizações & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Educação Sistematizada: a morte lenta da cultura ParakanãEducação sistematizada. Interferências étnico-culturais. Nação Parakanã. Saberes empíricos.O trabalho avaliou as interferências étnico-culturais ocasionadas pelo processo de Educação Sistematizada implantado nas aldeias Parakanã. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade e pelos órgãos envolvidos na educação indígena e gestão da Aldeia, aos quais foi garantido o acesso aos seus resultados finais. Trata´se de uma pesquisa qualitativa, baseada em documentos, entrevistas semi-estruturadas com os índios idosos e questionários aplicados aos professores e índios jovens. Foram tomados registros fotográficos cotidianos das duas aldeias pesquisadas. Os dados obtidos indicam a morte lenta da cultura e dos saberes empíricos típicos da etnia, uma vez que o conteúdo programático aplicado no processo de Educação Sistematizada, planejado e executado por professores não-indios, não os contempla. Constatou-se a existências, de contradições entre a percepção dos professores e dos índios acerca das tradições e atitudes típicas. Há flagrantes barreiras na comunicação entre eles, pois os professores não dominam o dialeto, e uma clara dicotomia entre os índios jovens e idosos sobre a importância da manutenção dos usos e costumes da etnia, atualmente praticados pelos indios idosos. Observou-se o abandono dos adereços indígenas e a adoção ao padrão de comportamento do homem civilizado, evidenciando o aculturamento daquele povo.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11037Organizações & Sociedade; Vol. 16 No. 50 (2009)Organizações & Sociedade; v. 16 n. 50 (2009)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11037/7957Teixeira, Rosimar MirandaSantos, Isabel Cristina dosOliveira, Edson Aparecida de Araújo Queridoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-10T23:44:54Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/11037Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2014-06-10T23:44:54Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Sistematizada: a morte lenta da cultura Parakanã
title Educação Sistematizada: a morte lenta da cultura Parakanã
spellingShingle Educação Sistematizada: a morte lenta da cultura Parakanã
Teixeira, Rosimar Miranda
Educação sistematizada. Interferências étnico-culturais. Nação Parakanã. Saberes empíricos.
title_short Educação Sistematizada: a morte lenta da cultura Parakanã
title_full Educação Sistematizada: a morte lenta da cultura Parakanã
title_fullStr Educação Sistematizada: a morte lenta da cultura Parakanã
title_full_unstemmed Educação Sistematizada: a morte lenta da cultura Parakanã
title_sort Educação Sistematizada: a morte lenta da cultura Parakanã
author Teixeira, Rosimar Miranda
author_facet Teixeira, Rosimar Miranda
Santos, Isabel Cristina dos
Oliveira, Edson Aparecida de Araújo Querido
author_role author
author2 Santos, Isabel Cristina dos
Oliveira, Edson Aparecida de Araújo Querido
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Rosimar Miranda
Santos, Isabel Cristina dos
Oliveira, Edson Aparecida de Araújo Querido
dc.subject.por.fl_str_mv Educação sistematizada. Interferências étnico-culturais. Nação Parakanã. Saberes empíricos.
topic Educação sistematizada. Interferências étnico-culturais. Nação Parakanã. Saberes empíricos.
description O trabalho avaliou as interferências étnico-culturais ocasionadas pelo processo de Educação Sistematizada implantado nas aldeias Parakanã. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade e pelos órgãos envolvidos na educação indígena e gestão da Aldeia, aos quais foi garantido o acesso aos seus resultados finais. Trata´se de uma pesquisa qualitativa, baseada em documentos, entrevistas semi-estruturadas com os índios idosos e questionários aplicados aos professores e índios jovens. Foram tomados registros fotográficos cotidianos das duas aldeias pesquisadas. Os dados obtidos indicam a morte lenta da cultura e dos saberes empíricos típicos da etnia, uma vez que o conteúdo programático aplicado no processo de Educação Sistematizada, planejado e executado por professores não-indios, não os contempla. Constatou-se a existências, de contradições entre a percepção dos professores e dos índios acerca das tradições e atitudes típicas. Há flagrantes barreiras na comunicação entre eles, pois os professores não dominam o dialeto, e uma clara dicotomia entre os índios jovens e idosos sobre a importância da manutenção dos usos e costumes da etnia, atualmente praticados pelos indios idosos. Observou-se o abandono dos adereços indígenas e a adoção ao padrão de comportamento do homem civilizado, evidenciando o aculturamento daquele povo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11037
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11037/7957
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
dc.source.none.fl_str_mv Organizações & Sociedade; Vol. 16 No. 50 (2009)
Organizações & Sociedade; v. 16 n. 50 (2009)
1984-9230
1413-585X
reponame:Organizações & Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Organizações & Sociedade (Online)
collection Organizações & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br
_version_ 1799698969168707584