Estética Organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wood Jr, Thomaz
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Csillag, Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10571
Resumo: Estamos acostumados a imagem de empresas como arranjos racionais e utilitários. Entre acadêmicos, e principalmente entre executivos, quem mencionar a palavra estética associada a questões empresariais correrá o risco de ser mal compreendido ou de não ser levado a sério. Entretanto, contra a corrente positivista-funcionalista dominante em estudos organizacionais, alguns pesquisadores vêm se apropriando de conceitos relacionados à estética e aplicando-os à compreensão de fenômenos organizacionais. Nesse ensaio introdutório, afiliamo-nos a esta corrente alternativa e propromos a percepção estético-visual como recurso para a apreensão e compreensão de fenômenso organizacionais. Apresentamos algumas abordagens para o tema, a partir do trabalho de pesquisadores americanos e europeus, e discutimos brevemente exemplos de aplicação. Acreditamos que a perspectiva estética possa abrir novos caminhos para a percepção e interpretação de fenômenos complexos em nosso campo de estudo e pesquisa.
id UFBA-4_86fde2a09b00e1b99e1cb9c76f957a89
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10571
network_acronym_str UFBA-4
network_name_str Organizações & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Estética OrganizacionalEstamos acostumados a imagem de empresas como arranjos racionais e utilitários. Entre acadêmicos, e principalmente entre executivos, quem mencionar a palavra estética associada a questões empresariais correrá o risco de ser mal compreendido ou de não ser levado a sério. Entretanto, contra a corrente positivista-funcionalista dominante em estudos organizacionais, alguns pesquisadores vêm se apropriando de conceitos relacionados à estética e aplicando-os à compreensão de fenômenos organizacionais. Nesse ensaio introdutório, afiliamo-nos a esta corrente alternativa e propromos a percepção estético-visual como recurso para a apreensão e compreensão de fenômenso organizacionais. Apresentamos algumas abordagens para o tema, a partir do trabalho de pesquisadores americanos e europeus, e discutimos brevemente exemplos de aplicação. Acreditamos que a perspectiva estética possa abrir novos caminhos para a percepção e interpretação de fenômenos complexos em nosso campo de estudo e pesquisa.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10571Organizações & Sociedade; Vol. 8 No. 21 (2001)Organizações & Sociedade; v. 8 n. 21 (2001)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10571/7564Wood Jr, ThomazCsillag, Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-29T16:29:23Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10571Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2014-05-29T16:29:23Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Estética Organizacional
title Estética Organizacional
spellingShingle Estética Organizacional
Wood Jr, Thomaz
title_short Estética Organizacional
title_full Estética Organizacional
title_fullStr Estética Organizacional
title_full_unstemmed Estética Organizacional
title_sort Estética Organizacional
author Wood Jr, Thomaz
author_facet Wood Jr, Thomaz
Csillag, Paula
author_role author
author2 Csillag, Paula
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wood Jr, Thomaz
Csillag, Paula
description Estamos acostumados a imagem de empresas como arranjos racionais e utilitários. Entre acadêmicos, e principalmente entre executivos, quem mencionar a palavra estética associada a questões empresariais correrá o risco de ser mal compreendido ou de não ser levado a sério. Entretanto, contra a corrente positivista-funcionalista dominante em estudos organizacionais, alguns pesquisadores vêm se apropriando de conceitos relacionados à estética e aplicando-os à compreensão de fenômenos organizacionais. Nesse ensaio introdutório, afiliamo-nos a esta corrente alternativa e propromos a percepção estético-visual como recurso para a apreensão e compreensão de fenômenso organizacionais. Apresentamos algumas abordagens para o tema, a partir do trabalho de pesquisadores americanos e europeus, e discutimos brevemente exemplos de aplicação. Acreditamos que a perspectiva estética possa abrir novos caminhos para a percepção e interpretação de fenômenos complexos em nosso campo de estudo e pesquisa.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10571
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10571/7564
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
dc.source.none.fl_str_mv Organizações & Sociedade; Vol. 8 No. 21 (2001)
Organizações & Sociedade; v. 8 n. 21 (2001)
1984-9230
1413-585X
reponame:Organizações & Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Organizações & Sociedade (Online)
collection Organizações & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br
_version_ 1799698967965990912