A transformação das identidades uma empresa de telecomunicações antes e depois de sua privatização: um estudo de metáforas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carrieri, Alexandre de Pádua
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10593
Resumo: O objetivo deste trabalho é estudar as metáforas como formas de pensar e ver as identidades da organização. Na abordagem empírica dessa problemática, procedeu-se a um estudo de caso em uma empresa do setor de telecomunicações em Minas Gerais - a Telemig. Focalizou-se a história dessa organização durante toda a década de noventa e sua transformação de empresa pública para filial de uma holding privada. Na construção das narrativas sobre essa transformação, pode-se observar nos grupos estudados algumas metáforas que buscavam descrever o como as pessoas viam a empresa e como elas se identificavam com ela. Assim, para a alta administração a empresa é identificada como a número um ou referência; para o sindicato como a caverna e a grande pecadora; para os gerentes como grande família e vaca leiteira; e para os técnicos como a mãe e a madrasta.
id UFBA-4_8d27102f7045396d01824104ea9516fd
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10593
network_acronym_str UFBA-4
network_name_str Organizações & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling A transformação das identidades uma empresa de telecomunicações antes e depois de sua privatização: um estudo de metáforasO objetivo deste trabalho é estudar as metáforas como formas de pensar e ver as identidades da organização. Na abordagem empírica dessa problemática, procedeu-se a um estudo de caso em uma empresa do setor de telecomunicações em Minas Gerais - a Telemig. Focalizou-se a história dessa organização durante toda a década de noventa e sua transformação de empresa pública para filial de uma holding privada. Na construção das narrativas sobre essa transformação, pode-se observar nos grupos estudados algumas metáforas que buscavam descrever o como as pessoas viam a empresa e como elas se identificavam com ela. Assim, para a alta administração a empresa é identificada como a número um ou referência; para o sindicato como a caverna e a grande pecadora; para os gerentes como grande família e vaca leiteira; e para os técnicos como a mãe e a madrasta.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10593Organizações & Sociedade; Vol. 9 No. 23 (2002)Organizações & Sociedade; v. 9 n. 23 (2002)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10593/7585Carrieri, Alexandre de Páduainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-29T19:10:57Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10593Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2014-05-29T19:10:57Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv A transformação das identidades uma empresa de telecomunicações antes e depois de sua privatização: um estudo de metáforas
title A transformação das identidades uma empresa de telecomunicações antes e depois de sua privatização: um estudo de metáforas
spellingShingle A transformação das identidades uma empresa de telecomunicações antes e depois de sua privatização: um estudo de metáforas
Carrieri, Alexandre de Pádua
title_short A transformação das identidades uma empresa de telecomunicações antes e depois de sua privatização: um estudo de metáforas
title_full A transformação das identidades uma empresa de telecomunicações antes e depois de sua privatização: um estudo de metáforas
title_fullStr A transformação das identidades uma empresa de telecomunicações antes e depois de sua privatização: um estudo de metáforas
title_full_unstemmed A transformação das identidades uma empresa de telecomunicações antes e depois de sua privatização: um estudo de metáforas
title_sort A transformação das identidades uma empresa de telecomunicações antes e depois de sua privatização: um estudo de metáforas
author Carrieri, Alexandre de Pádua
author_facet Carrieri, Alexandre de Pádua
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carrieri, Alexandre de Pádua
description O objetivo deste trabalho é estudar as metáforas como formas de pensar e ver as identidades da organização. Na abordagem empírica dessa problemática, procedeu-se a um estudo de caso em uma empresa do setor de telecomunicações em Minas Gerais - a Telemig. Focalizou-se a história dessa organização durante toda a década de noventa e sua transformação de empresa pública para filial de uma holding privada. Na construção das narrativas sobre essa transformação, pode-se observar nos grupos estudados algumas metáforas que buscavam descrever o como as pessoas viam a empresa e como elas se identificavam com ela. Assim, para a alta administração a empresa é identificada como a número um ou referência; para o sindicato como a caverna e a grande pecadora; para os gerentes como grande família e vaca leiteira; e para os técnicos como a mãe e a madrasta.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10593
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10593/7585
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
dc.source.none.fl_str_mv Organizações & Sociedade; Vol. 9 No. 23 (2002)
Organizações & Sociedade; v. 9 n. 23 (2002)
1984-9230
1413-585X
reponame:Organizações & Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Organizações & Sociedade (Online)
collection Organizações & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br
_version_ 1799698967993253888