A transformação das identidades uma empresa de telecomunicações antes e depois de sua privatização: um estudo de metáforas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organizações & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10593 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é estudar as metáforas como formas de pensar e ver as identidades da organização. Na abordagem empírica dessa problemática, procedeu-se a um estudo de caso em uma empresa do setor de telecomunicações em Minas Gerais - a Telemig. Focalizou-se a história dessa organização durante toda a década de noventa e sua transformação de empresa pública para filial de uma holding privada. Na construção das narrativas sobre essa transformação, pode-se observar nos grupos estudados algumas metáforas que buscavam descrever o como as pessoas viam a empresa e como elas se identificavam com ela. Assim, para a alta administração a empresa é identificada como a número um ou referência; para o sindicato como a caverna e a grande pecadora; para os gerentes como grande família e vaca leiteira; e para os técnicos como a mãe e a madrasta. |
id |
UFBA-4_8d27102f7045396d01824104ea9516fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10593 |
network_acronym_str |
UFBA-4 |
network_name_str |
Organizações & Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A transformação das identidades uma empresa de telecomunicações antes e depois de sua privatização: um estudo de metáforasO objetivo deste trabalho é estudar as metáforas como formas de pensar e ver as identidades da organização. Na abordagem empírica dessa problemática, procedeu-se a um estudo de caso em uma empresa do setor de telecomunicações em Minas Gerais - a Telemig. Focalizou-se a história dessa organização durante toda a década de noventa e sua transformação de empresa pública para filial de uma holding privada. Na construção das narrativas sobre essa transformação, pode-se observar nos grupos estudados algumas metáforas que buscavam descrever o como as pessoas viam a empresa e como elas se identificavam com ela. Assim, para a alta administração a empresa é identificada como a número um ou referência; para o sindicato como a caverna e a grande pecadora; para os gerentes como grande família e vaca leiteira; e para os técnicos como a mãe e a madrasta.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10593Organizações & Sociedade; Vol. 9 No. 23 (2002)Organizações & Sociedade; v. 9 n. 23 (2002)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10593/7585Carrieri, Alexandre de Páduainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-29T19:10:57Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10593Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2014-05-29T19:10:57Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A transformação das identidades uma empresa de telecomunicações antes e depois de sua privatização: um estudo de metáforas |
title |
A transformação das identidades uma empresa de telecomunicações antes e depois de sua privatização: um estudo de metáforas |
spellingShingle |
A transformação das identidades uma empresa de telecomunicações antes e depois de sua privatização: um estudo de metáforas Carrieri, Alexandre de Pádua |
title_short |
A transformação das identidades uma empresa de telecomunicações antes e depois de sua privatização: um estudo de metáforas |
title_full |
A transformação das identidades uma empresa de telecomunicações antes e depois de sua privatização: um estudo de metáforas |
title_fullStr |
A transformação das identidades uma empresa de telecomunicações antes e depois de sua privatização: um estudo de metáforas |
title_full_unstemmed |
A transformação das identidades uma empresa de telecomunicações antes e depois de sua privatização: um estudo de metáforas |
title_sort |
A transformação das identidades uma empresa de telecomunicações antes e depois de sua privatização: um estudo de metáforas |
author |
Carrieri, Alexandre de Pádua |
author_facet |
Carrieri, Alexandre de Pádua |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carrieri, Alexandre de Pádua |
description |
O objetivo deste trabalho é estudar as metáforas como formas de pensar e ver as identidades da organização. Na abordagem empírica dessa problemática, procedeu-se a um estudo de caso em uma empresa do setor de telecomunicações em Minas Gerais - a Telemig. Focalizou-se a história dessa organização durante toda a década de noventa e sua transformação de empresa pública para filial de uma holding privada. Na construção das narrativas sobre essa transformação, pode-se observar nos grupos estudados algumas metáforas que buscavam descrever o como as pessoas viam a empresa e como elas se identificavam com ela. Assim, para a alta administração a empresa é identificada como a número um ou referência; para o sindicato como a caverna e a grande pecadora; para os gerentes como grande família e vaca leiteira; e para os técnicos como a mãe e a madrasta. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10593 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10593 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10593/7585 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organizações & Sociedade; Vol. 9 No. 23 (2002) Organizações & Sociedade; v. 9 n. 23 (2002) 1984-9230 1413-585X reponame:Organizações & Sociedade (Online) instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Organizações & Sociedade (Online) |
collection |
Organizações & Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br |
_version_ |
1799698967993253888 |