O Sistema Franchising em Organizações Familiares: um estudo de casos baianos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Góis, Zélia Maria de C. Abreu
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Dahab, Sônia Salponik
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10378
Resumo: O sistema franchising tem despertado grande interesse no empresariado de um modo geral, por permitir às empresas que se ex¬pandam mediante uma relação de parceria (franqueador/franqueado) que inclui, não só o produto e o serviço identificados por uma marca consolidada, mas, igualmente, um conceito de negócio, uma estratégia de marketing e um plano flexível de adequação às especificidades lo¬cais, manuais de operações e padrões, controle de qualidade, e ainda um processo contínuo de assistência e de orientação. Este trabalho tem como eixo principal a análise de empresas fa¬miliares que resolveram adotar um modelo de desenvolvimento dife¬renciado - franchising. Para tanto foram entrevistadas duas empresas (franqueador/franqueados), ambas atuando no setor de serviços, mas em segmentos distintos do comércio varejista. Uma utilizando o siste¬ma há mais tempo, a outra só recentemente. Os resultados do estudo indicam, em uma empresa, um sistema distante do concebido originalmente, o business-format-franchising, ca¬racterística de outras empresas nacionais bem-sucedidas. Na outra empresa, detecta-se a preocupação em adaptar-se ao business-format e uma busca pela expansão através dos resultados positivos dessa adequação. 
id UFBA-4_a89237fd4a9dd02dae5ede999dd1cd27
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10378
network_acronym_str UFBA-4
network_name_str Organizações & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling O Sistema Franchising em Organizações Familiares: um estudo de casos baianosO sistema franchising tem despertado grande interesse no empresariado de um modo geral, por permitir às empresas que se ex¬pandam mediante uma relação de parceria (franqueador/franqueado) que inclui, não só o produto e o serviço identificados por uma marca consolidada, mas, igualmente, um conceito de negócio, uma estratégia de marketing e um plano flexível de adequação às especificidades lo¬cais, manuais de operações e padrões, controle de qualidade, e ainda um processo contínuo de assistência e de orientação. Este trabalho tem como eixo principal a análise de empresas fa¬miliares que resolveram adotar um modelo de desenvolvimento dife¬renciado - franchising. Para tanto foram entrevistadas duas empresas (franqueador/franqueados), ambas atuando no setor de serviços, mas em segmentos distintos do comércio varejista. Uma utilizando o siste¬ma há mais tempo, a outra só recentemente. Os resultados do estudo indicam, em uma empresa, um sistema distante do concebido originalmente, o business-format-franchising, ca¬racterística de outras empresas nacionais bem-sucedidas. Na outra empresa, detecta-se a preocupação em adaptar-se ao business-format e uma busca pela expansão através dos resultados positivos dessa adequação. Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10378Organizações & Sociedade; Vol. 5 No. 11 (1998)Organizações & Sociedade; v. 5 n. 11 (1998)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10378/7397Góis, Zélia Maria de C. AbreuDahab, Sônia Salponikinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-20T15:10:44Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10378Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2014-05-20T15:10:44Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv O Sistema Franchising em Organizações Familiares: um estudo de casos baianos
title O Sistema Franchising em Organizações Familiares: um estudo de casos baianos
spellingShingle O Sistema Franchising em Organizações Familiares: um estudo de casos baianos
Góis, Zélia Maria de C. Abreu
title_short O Sistema Franchising em Organizações Familiares: um estudo de casos baianos
title_full O Sistema Franchising em Organizações Familiares: um estudo de casos baianos
title_fullStr O Sistema Franchising em Organizações Familiares: um estudo de casos baianos
title_full_unstemmed O Sistema Franchising em Organizações Familiares: um estudo de casos baianos
title_sort O Sistema Franchising em Organizações Familiares: um estudo de casos baianos
author Góis, Zélia Maria de C. Abreu
author_facet Góis, Zélia Maria de C. Abreu
Dahab, Sônia Salponik
author_role author
author2 Dahab, Sônia Salponik
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Góis, Zélia Maria de C. Abreu
Dahab, Sônia Salponik
description O sistema franchising tem despertado grande interesse no empresariado de um modo geral, por permitir às empresas que se ex¬pandam mediante uma relação de parceria (franqueador/franqueado) que inclui, não só o produto e o serviço identificados por uma marca consolidada, mas, igualmente, um conceito de negócio, uma estratégia de marketing e um plano flexível de adequação às especificidades lo¬cais, manuais de operações e padrões, controle de qualidade, e ainda um processo contínuo de assistência e de orientação. Este trabalho tem como eixo principal a análise de empresas fa¬miliares que resolveram adotar um modelo de desenvolvimento dife¬renciado - franchising. Para tanto foram entrevistadas duas empresas (franqueador/franqueados), ambas atuando no setor de serviços, mas em segmentos distintos do comércio varejista. Uma utilizando o siste¬ma há mais tempo, a outra só recentemente. Os resultados do estudo indicam, em uma empresa, um sistema distante do concebido originalmente, o business-format-franchising, ca¬racterística de outras empresas nacionais bem-sucedidas. Na outra empresa, detecta-se a preocupação em adaptar-se ao business-format e uma busca pela expansão através dos resultados positivos dessa adequação. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10378
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10378
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10378/7397
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
dc.source.none.fl_str_mv Organizações & Sociedade; Vol. 5 No. 11 (1998)
Organizações & Sociedade; v. 5 n. 11 (1998)
1984-9230
1413-585X
reponame:Organizações & Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Organizações & Sociedade (Online)
collection Organizações & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br
_version_ 1799698967587454976