Sexualidade e Organizações: estudo sobre lésbicas no ambiente de trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Irigaray, Hélio Arthur Reis
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Freitas, Maria Ester de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11172
Resumo: A discriminação dos homossexuais masculinos no ambiente de trabalho já foi objeto de diversos estudos; no entanto, persiste a lacuna no que tange aos seus pares femininos. Neste sentido, esta pesquisa, iluminada pela premissa da Pós-Modernidade Crítica de que existem múltiplas identidades simultâneas e sobrepostas, foi elaborada com o objetivo de averiguar como as lésbicas se percebem no mundo corporativo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo entre julho de 2005 e julho de 2008, em empresas públicas e privadas, de diversos setores, localizadas nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e São Paulo. Foram entrevistadas 18 mulheres homossexuais, de idades, etnias, aspectos físicos e classes sociais diferentes. Seus relatos, bem como os registros de campo, foram transcritos e submetidos à análise do discurso. O campo revelou que: a) as lésbicas, assim como os gays, se percebem submetidas a práticas discriminatórias no ambiente de trabalho, as quais, não raramente, se escondem sob a máscara do humor e da informalidade; b) a orientação sexual não pode ser tratada como uma categoria sólida, uma vez que outras dimensões físicas e psicográfi cas, como estética, etnia, classe social acentuam ou atenuam a discriminação; e, finalmente, c) as lésbicas se discriminam entre si em função de outros atributos.
id UFBA-4_a8e852b24bf57efcc59ecd3693b68a32
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/11172
network_acronym_str UFBA-4
network_name_str Organizações & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Sexualidade e Organizações: estudo sobre lésbicas no ambiente de trabalhoAmbiente de trabalho. Orientação sexual e ambiente de trabalho. Diversidade. Discurso organizacional.A discriminação dos homossexuais masculinos no ambiente de trabalho já foi objeto de diversos estudos; no entanto, persiste a lacuna no que tange aos seus pares femininos. Neste sentido, esta pesquisa, iluminada pela premissa da Pós-Modernidade Crítica de que existem múltiplas identidades simultâneas e sobrepostas, foi elaborada com o objetivo de averiguar como as lésbicas se percebem no mundo corporativo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo entre julho de 2005 e julho de 2008, em empresas públicas e privadas, de diversos setores, localizadas nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e São Paulo. Foram entrevistadas 18 mulheres homossexuais, de idades, etnias, aspectos físicos e classes sociais diferentes. Seus relatos, bem como os registros de campo, foram transcritos e submetidos à análise do discurso. O campo revelou que: a) as lésbicas, assim como os gays, se percebem submetidas a práticas discriminatórias no ambiente de trabalho, as quais, não raramente, se escondem sob a máscara do humor e da informalidade; b) a orientação sexual não pode ser tratada como uma categoria sólida, uma vez que outras dimensões físicas e psicográfi cas, como estética, etnia, classe social acentuam ou atenuam a discriminação; e, finalmente, c) as lésbicas se discriminam entre si em função de outros atributos.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11172Organizações & Sociedade; Vol. 18 No. 59 (2011)Organizações & Sociedade; v. 18 n. 59 (2011)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11172/8084Irigaray, Hélio Arthur ReisFreitas, Maria Ester deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-13T12:05:19Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/11172Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2014-06-13T12:05:19Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Sexualidade e Organizações: estudo sobre lésbicas no ambiente de trabalho
title Sexualidade e Organizações: estudo sobre lésbicas no ambiente de trabalho
spellingShingle Sexualidade e Organizações: estudo sobre lésbicas no ambiente de trabalho
Irigaray, Hélio Arthur Reis
Ambiente de trabalho. Orientação sexual e ambiente de trabalho. Diversidade. Discurso organizacional.
title_short Sexualidade e Organizações: estudo sobre lésbicas no ambiente de trabalho
title_full Sexualidade e Organizações: estudo sobre lésbicas no ambiente de trabalho
title_fullStr Sexualidade e Organizações: estudo sobre lésbicas no ambiente de trabalho
title_full_unstemmed Sexualidade e Organizações: estudo sobre lésbicas no ambiente de trabalho
title_sort Sexualidade e Organizações: estudo sobre lésbicas no ambiente de trabalho
author Irigaray, Hélio Arthur Reis
author_facet Irigaray, Hélio Arthur Reis
Freitas, Maria Ester de
author_role author
author2 Freitas, Maria Ester de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Irigaray, Hélio Arthur Reis
Freitas, Maria Ester de
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente de trabalho. Orientação sexual e ambiente de trabalho. Diversidade. Discurso organizacional.
topic Ambiente de trabalho. Orientação sexual e ambiente de trabalho. Diversidade. Discurso organizacional.
description A discriminação dos homossexuais masculinos no ambiente de trabalho já foi objeto de diversos estudos; no entanto, persiste a lacuna no que tange aos seus pares femininos. Neste sentido, esta pesquisa, iluminada pela premissa da Pós-Modernidade Crítica de que existem múltiplas identidades simultâneas e sobrepostas, foi elaborada com o objetivo de averiguar como as lésbicas se percebem no mundo corporativo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo entre julho de 2005 e julho de 2008, em empresas públicas e privadas, de diversos setores, localizadas nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e São Paulo. Foram entrevistadas 18 mulheres homossexuais, de idades, etnias, aspectos físicos e classes sociais diferentes. Seus relatos, bem como os registros de campo, foram transcritos e submetidos à análise do discurso. O campo revelou que: a) as lésbicas, assim como os gays, se percebem submetidas a práticas discriminatórias no ambiente de trabalho, as quais, não raramente, se escondem sob a máscara do humor e da informalidade; b) a orientação sexual não pode ser tratada como uma categoria sólida, uma vez que outras dimensões físicas e psicográfi cas, como estética, etnia, classe social acentuam ou atenuam a discriminação; e, finalmente, c) as lésbicas se discriminam entre si em função de outros atributos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11172
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11172/8084
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
dc.source.none.fl_str_mv Organizações & Sociedade; Vol. 18 No. 59 (2011)
Organizações & Sociedade; v. 18 n. 59 (2011)
1984-9230
1413-585X
reponame:Organizações & Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Organizações & Sociedade (Online)
collection Organizações & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br
_version_ 1799698969547243520